Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Banese debate transformação digital durante Encontro Nacional de Bancos

7
Banco do Estado enfrenta o desafio de combinar missão social com a evolução digital

“O Banco do Estado de Sergipe (Banese) enfrenta hoje o desafio de combinar missão social com a evolução digital”. A afirmação é do gerente de Tecnologia da Informação (TI) do Banese, Daniel Souza Santos, e foi feita durante a 28ª edição do Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras – CIAB FEBRABAN –, realizada no mês passado em São Paulo.

De acordo com o gerente, em meio à irreversível digitalização dos processos das instituições bancárias em todo o mundo, o Banese, como banco público, “busca o equilíbrio entre as exigências da transformação digital e as necessidades de um público com perfil mais conservador”.

“O Banese tem investido muito nos serviços e produtos através dos canais digitais, como Internet Banking e Mobile Banking. No entanto, o Banese, por ser um banco público, tem um lado social e ainda precisa atender aos clientes de forma presencial”, disse o gerente em entrevista concedida à CDTV, do portal Convergência Digital, durante a 28ª edição do CIAB FEBRABAN.

Durante a entrevista, Daniel disse ainda que o Banese vai continuar realizando toda a parte de transação da instituição de forma digitalizada, mas manterá os seus pontos presenciais. “É uma parte social do banco, que é bastante importante. Por isso, temos que conseguir lidar com esses dois tipos de clientes com perfis diferentes: os que já estão acostumados com o mundo digital e aqueles que ainda preferem o atendimento tradicional, presencial, oferecido pelas agências”, acrescentou.

Transformação ágil 

Durante o CIAB FEBRABAN, o gerente de TI do Banese realizou uma apresentação do caso de sucesso do banco com a implantação do Projeto de Transformação Ágil que vem sendo desenvolvido pela empresa desde agosto do ano passado. Segundo Daniel, com o apoio da alta gestão do banco, orçamento disponível e uma equipe que acredita no processo, o projeto tem proporcionado uma melhor organização e execução das demandas de tecnologia no dia a dia de trabalho da instituição.

Também participaram do CIAB FEBRABAN 2018, pelo Banese, o diretor de Finanças e Tecnologia do banco, Renato Augusto Cruz Dantas, e os gerentes Thiago Bahia Messias, Emanuela Rocha Mota de Jesus, Tanise Richter Nascimento e Anderson Andrade Santana. Promovido pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), o Congresso este ano contou a participação de 3,5 mil congressistas e 23 mil visitantes que circularam pela Exposição nos três dias de evento. O Fórum de TI reuniu presidentes, CIOs, diretores e gerentes de Tecnologia da Informação das mais importantes instituições financeiras da América Latina.

Leia também