05/07/18 - 13:56:44

DESEMBARGADORA VILMA LEITE TOMA POSSE NA PRÓXIMA SEGUNDA

Na próxima segunda-feira, 09/07, será realizada a Sessão Solene de retificação de posse de Vilma Leite Machado Amorim, no cargo de Desembargadora do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região. A solenidade acontecerá às 16h, no auditório do Complexo da Justiça do Trabalho.

Vilma Leite foi nomeada em 24 de maio, pelo Presidente da República, Michel Temer, para exercer o cargo de Juiz do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região. A vaga de desembargador a ser ocupada é destinada ao membro do Ministério Público do Trabalho, em decorrência da aposentadoria do desembargador Carlos de Menezes Faro Filho.

Eleição

A nomeação do Presidente da República foi a última etapa da eleição do Quinto Constitucional do TRT20 que teve início em janeiro de 2018 quando o desembargador presidente do TRT20, Thenisson Santana Dória comunicou ao MPT/SE a abertura do processo de escolha para a vaga existente de desembargador da Justiça do Trabalho em Sergipe.

O processo para escolha do novo desembargador se deu através de três etapas. A formação da lista sêxtupla, por meio de eleição direta entre os membros do MPT. Na sequência, a lista sêxtupla foi encaminhada para o TRT20 que, em decisão colegiada, selecionou três nomes para serem encaminhados à Presidência da República, responsável pela escolha e nomeação final.

Sobre a desembargadora

Vilma Leite Machado Amorim, natural de Itabaiana (SE), é graduada em direito pela Universidade Federal de Sergipe, mestre em direito pela mesma Universidade, especialista em direito do trabalho e direito público, pela Universidade Tiradentes (UNIT). Foi aprovada em diversos concursos públicos, dentre eles o de procurador do trabalho, em 1996. Ela foi a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em Sergipe que permaneceu mais tempo no cargo, por dois mandatos, de 1999 a 2003.

Atuou como coordenadora das Coordenadorias Nacionais de Promoção de Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Discriminação no Trabalho e de Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente. Enquanto procuradora do Trabalho, atuou principalmente nos temas relacionados à discriminação no ambiente de trabalho, assédio moral, inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho e proteção à intimidade do trabalhador. Participou de Comissões Auxiliares de Correição Ordinária e Extraordinária no âmbito do MPT. Esteve como conferencista, palestrante e debatedora em eventos, nos quais as metas prioritárias do MPT eram o tema principal.

Fonte e foto TRT