Aracaju, 18 de abril de 2024

ESPECULAÇÕES AO BALANÇO DA REDE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O final da tarde de ontem encheu-se de especulações em torno de uma composição em formação, entre o PSB e a Rede. Olhando pelo retrovisor, nada de anormal. Em 2014 as duas siglas disputaram a Presidência da República juntas. Marina Silva (Rede) era vice de Eduardo Campos (PSB). O desastre aéreo que tirou Campos do páreo, colocou Silva na disputa ao Planalto, que não empolgou o eleitorado. Ainda hoje Marina é a liderança maior da legenda que criou.

Ainda de acordo com as informações ainda especulativas de ontem, o presidente licenciado da OAB, Henri Clay (PPL), não seria mais pré-candidato ao Senado na chapa do socialista Valadares Filho. O novo nome, nesta composição, seria o delegado Alessandro Vieira (Rede). Para fortalecer o tom da especulação teve quem espalhasse um deixa-pra-lá a Clay, mas anunciaram sua candidatura a primeiro suplente do senador Valadares (PSB).

Essa primeira suplência ainda necessita de muitas discussões dentro do PSB.

O deputado federal Valadares Filho, ainda em sessão plenária na Câmara Federal, não confirmou a evidência da composição. Negou conversas frequentes e a proximidade de um anúncio. Confirmou que esteve com Dr. Emerson há “oito ou dez dias” e que deve ocorrer novo encontro mais adiante. Segundo ele, não houve convites para Emerson ser o vice e nem se tratou sobre mudanças na candidatura ao Senado.

Mas o coronel Rocha (Rede), pré-candidato a deputado federal, comenta que as conversas estão adiantadas. Confirma Emerson para vice e a continuidade de Alessandro Vieira (Rede) no Senado. As versões colidem, mas dentro de uma visão política, a Rede tem maior proximidade com o PSB e até atende às exigências da cúpula do partido. Pela euforia de Rocha, tudo indica que a aliança está próxima.

ALIANÇA DA REDE COM PSB

Thiago Reis publicou ontem, com exclusividade, a aliança PSB/Rede, em que Dr. Emerson seria o candidato a vice-governador na chapa com Valadares Filho.

Henri Clay não disputaria mais o Senado.

MAIS UMA ESPECULAÇÃO

Também na internet, circulou a especulação de que Alessandro Vieira (Rede) manteria sua candidatura ao Senado, junto com o senador Valadares (PSB).

Quanto a Henri Clay seria o primeiro suplente para o Senado de Valadares.

VALADARES FILHO EXPLICA

Pré-candidato ao Governo, o deputado Valadares Filho desmente toda essa história e diz que teve apenas uma conversa com Dr. Emerson e não houve qualquer decisão.

Nega a proposta para ser vice e as especulações sobre o Senado.

CORONEL ROCHA CONFIRMA

Já o coronel Rocha, pré-candidato a deputado federal pela Rede, diz que as conversas com o PSB estão intensas para a formação de uma aliança.

– Dr. Emerson será o candidato a vice e o anúncio pode ocorrer na próxima semana.

FÁBIO E SILVIA VIAJAM

O ex-prefeito Fábio Henrique e a deputada Silvia Fontes (ambos PDT) viajaram ontem a Brasília, para trata sobre questões burocráticas do partido.

Não houve conversa com Carlos Lupi.

ESTÁ TUDO POR UM TRIZ

O pré-candidato a governador Eduardo Amorim (PSDB) também estava em Brasília e houve conversa com Fábio Henrique e Silvia Fontes.

Os entendimentos estão por um triz.

SOBRE SILVIA PARA VICE

Quanto à deputada Silvia Fontes para vice, não haverá problema. Ela mesma divulga isso e o martelo já está sendo batido. Tudo está se encaixando bem.

Segundo Silvia, ela só seria vice de Eduardo Amorim.

SILVIA NEGA DECLARAÇÃO

Ontem à noite, via assessoria, a deputada Silvia Fontes negou que conversou com a imprensa que será pré-candidata a vice-governadora do senador Eduardo Amorim.

– Falei com a imprensa sobre os projetos que foram pautados.

DEMONSTROU INDIGNAÇÃO

Silvia contou que demonstrou indignação pelos projetos que foram retirados de pauta na sessão de terça-feira, e aqueles que nem chegaram à Alese para serem votados.

Diz que fez ressalvas a projetos que no seu entender precisavam de melhorias.

Silvia reafirmou em seu e-mail: “sou pré-candidata à reeleição”.

NÃO SE COLIGA PELO GOLPE

Belivaldo Chagas, Rogério Carvalho e Jackson Barreto viajaram no mesmo carro para algumas cidades do interior. Entre uma cidade e outra, Rogério esclareceu:

– Em Sergipe o PT nunca vai se coligar com o PSB.

DISSE QUAIS AS RAZÕES

Segundo Rogério, que desmentiu nota publica em um site local, explicou as razões: “é que o PSB em Sergipe apoiou o golpe contra Dilma e votou contra ela”.

E concluiu: “não vamos nos juntar aos golpistas no nosso Estado”.

APROVA BOLSA ESTUDO

Ricardo Marque adverte que a Alese aprovou a Bolsa Estudo. Um auxílio a servidores da Justiça custeado pelo TJ. O projeto é interessante, mas a aplicação será correta?

– Lembram das subvenções? Vamos ficar de olho… Sugere.

EM DÚVIDA SOBRE REELEIÇÃO

O deputado estadual Zezinho Guimarães (MDB) está prestes a desistir da candidatura à reeleição. Sente que a sociedade demonstra preconceito em relação aos políticos.

Caso aconteça, Zezinho optou por ouvir conselhos da família.

COMEÇA PARA VALER

O advogado Carlos Augusto Monteiro é candidato a presidente da OAB. Tentará o seu retorno. Ontem, em entrevista a André Barros, mostrou que não está para brincadeira.

Disse que Henry Clay promoveu na Ordem um “caos administrativos”.

CAUSA REPERCUSSÃO

A fala de Carlos Augusto teve repercussão de advogadas que o apoiavam e admitiram que sua gestão fora uma das melhores dos últimos anos.

A partir de agora a candidatura de Augusto está lançada.

POSIÇÃO CONTRA CHAPINHA

Em reunião ocorrida no final da sessão plenária da Alese, terça-feira, deputados do PSD e MDB fecharam questão sobre o lançamento de chapinhas na base aliada.

Não vão permitir essa formação seja de que partido for.

PUBLICAÇÃO DE UMA NOTA

Os membros dos dois partidos estão analisando a possibilidade de lançar nota pública em que demonstram posição contra a formação dessas chapinhas.

– A base aliada só sai harmonicamente através de um chapão geral.

INADIMPLÊNCIA NO DETRAN

Quando a presidente do Detran, Luciana Déda, denuncia publicamente a alta crescente da inadimplência no licenciamento de veículos, culpa quem já passou pela diretoria.

Precisa-se investigar porque outros presidentes foram omissos.

CONVENÇÕES EM AGOSTO

A maioria dos partidos está agendando convenções para a primeira semana de agosto, de preferência no dia 05, data limite para sua realização.

Durante esses 30 dias as coligações serão definitivamente fechadas.

Notas

Compromisso de Fábio – Deputado Fábio Mitidieri diz que um de seus compromissos como político sempre foi manter viva a cultura nordestina: “Tenho o maior orgulho em dizer que faço parte da realização do Encontro Nordestino de Cultura do Governo de Sergipe ao destinar R$ 500 mil de emenda própria para o Arraiá Do Povo”.

0x0

Faz um Governo ruim – O presidente Michel Temer faz um governo “ruim” ou “péssimo” para 76% dos eleitores brasileiros, segundo pesquisa DataPoder360 realizada na última semana de junho de deste ano. Essa taxa de rejeição é um pouco acima dos 73% do que fora apurado em abril passado.

0x0

Bolsonaro critica geral – Em evento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o pré-candidato do PSL ao Planalto, Jair Bolsonaro, arrancou aplausos ontem pela manhã, ao atacar a política de cotas para negros, a legislação ambiental e indigenista, o Congresso, o governo, o Supremo, a esquerda e a imprensa.

0x0

Precisa refundar a República – Pré-candidato a presidente da República, Álvaro Dias (Podemos) em evento da CNI em Brasília, iniciou sua palestra dizendo que é preciso refundar a República. “O que ocorreu com o nosso país? Quem fracassou? Os brasileiros certamente não fracassaram. O fracasso é dos que governaram.”

0x0

Quadrilheiro na Presidência – Aos industriais em Brasília, pré-candidato a presidente Ciro Gomes (PDT) diz que “há um quadrilheiro na Presidência da República”. E acrescentou: “Perdoem-me perdoem as sinceridades das palavras, mas não vim aqui buscar simpatia. Vim buscar confiança.” Disse Ciro durante palestra.

0x0

Aumento de gás de cozinha – A Petrobras anunciou ontem aumento de 4,4% no preço médio do GLP (gás liquefeito de petróleo) para uso residencial, embalado em botijões de ate 13 kg, mais conhecido como gás de cozinha. O reajuste incide sobre o preço cobrado nas refinarias e valerá a partir de hoje. Preço do botijão será R$ 23,10.

Conversando

Fábio com Maia – O deputado federal Fábio Mitidieri esteve ontem na Presidência da Câmara dos Deputados, com o presidente Rodrigo Maia, para tratarmos da MP 837.

Plantões da PRF – Segundo Fábio, a MP versa sobre a aprovação de remuneração para plantões voluntários dos Policiais Rodoviários Federais.

Em discussão – Discussões internas entre pré-candidatos e partidos estão discutindo exclusivamente a formação de chapinhas e chapões.

Renovação Alese – A renovação parlamentar na Assembleia Legislativa não será tão grande. Deputados calculam que atingirá no máximo 30%.

Base aliada – Durante a reunião da base aliada entre candidatos majoritários e proporcionais serão definidas condições partidárias para a disputa.

Vídeo na internet – O pré-candidato a governador pelo PSDB, Eduardo Amorim, põe um vídeo na internet em pré-campanha. Vai aparecer mais publicamente.

Graças a projeto – Consórcios municipais já podem tomar empréstimos, o que antes era proibido, graças a projeto aprovado do senador Valadares (PSB).

Mais humana – Eliane Aquino comemora sanção da lei de cotas raciais para concursos públicos realizados na Prefeitura de Aracaju, “que torna a nossa cidade mais humana”.

Vai aos EUA – Amanhã o prefeito Edvaldo Nogueira viaja à Columbia (EUA) junto a vários outros prefeitos do País. Assume o presidente da Câmara, Nitinho Vitale.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também