05/07/18 - 06:33:18

VAI CONTRA TUDO QUE PROTETORES DEFENDEM, DIZ VEREADORA

Vai contra tudo aquilo que nós protetores de animais defendemos, diz Kitty sobre reabertura do zoológico de Aracaju

Após tomar conhecimento da decisão da Justiça Federal de reabrir o zoológico do Parque da Cidade, em Aracaju, a vereadora Kitty Lima (Rede) repudiou veementemente a postura do Judiciário. O pedido de interdição havia sido feito pelos Ministérios Público Federal (MPF) e Estadual (MPE) devido as irregularidades constatadas no local.

De acordo com a liminar, o Governo do Estado terá que promover melhorias no zoológico e providenciar recursos para a construção do Centro de Triagem de Animais Silvestres. Para Kitty Lima, representante da causa animal no Legislativo Municipal, a reabertura do zoológico é um retrocesso.

“Eu já vinha alertando para a situação desse zoológico há muito tempo. Os animais são colocados em espaços inadequados e eles não possuem o tratamento que merecem, isso é maus tratos. O zoológico de Aracaju mais parece um campo de concentração, com animais passando fome e sofrendo diante toda a desassistência do Poder Público. Essa decisão vai contra tudo aquilo que nós protetores animais defendemos, uma vida saudável e digna a qualquer forma de vida”, lamentou Kitty.

A parlamentar lembrou ainda que tem tentado, sem sucesso, agenda com o governador Belivaldo Chagas para tratar sobre as condições do zoológico e a situação dos animais que lá estão abrigados.

“O governo nunca fez nada pelos animais que estão jogados à própria sorte no zoológico, e com essa decisão, apesar de obrigar que sejam feitas as adequações necessárias, tenho certeza que a gestão empurrará a situação com a barriga alegando que existem outras prioridades. Infelizmente não tenho conseguido um horário para conversar com o governador sobre essas questões, o que é lamentável. É uma sensação de impotência a gente brigar tanto para conquistar algo e de repente tudo mudar de uma hora para a outra. Mas sou uma mulher forte, com princípios e uma missão de vida que é lutar pelo bem estar dos animais, e por isso irei avaliar uma forma para virar o jogo a nosso favor novamente”, garantiu Kitty, que acredita na possibilidade de transformação do zoológico em um santuário para animais.

“É importante que se deixe a questão comercial envolvendo o zoológico de lado e o transforme em um santuário com uma melhor adequação dos espaços porque o foco tem que ser o bem estar animal. Isso já acontece em diversos lugares do mundo e por que não fazermos aqui também? Gostaria de pedir ao governador Belivaldo Chagas uma data e horário em sua agenda para que possamos conversar, o primeiro passo para solução de qualquer problema é o diálogo”, pontuou a vereadora.

Foto Gilton Rosas

Por Felipe Maceió