Aracaju, 29 de março de 2024

ADELSON ALERTA PARA A PREVENÇÃO DAS HEPATITES VIRAIS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

As hepatites são um grave problema de saúde pública no Brasil, disse o deputado Adelson Barreto (PR) na tribuna da Câmara Federal, alertando toda a população sobre os riscos da doença. De acordo com o parlamentar, estima-se que mais de 3 milhões de pessoas em todo o país estejam contaminadas com a doença.

Segundo Adelson, a hepatite é uma doença silenciosa que pode demorar anos para se manifestar, então é preciso que a população fique atenta para a importância da prevenção. “Foi com o intuito de orientar e prevenir a incidência das hepatites virais A, B, C e D no país que foi lançada a campanha Julho Amarelo”, disse.

O deputado falou ainda que destas, a hepatite C é a mais perigosa e não tem vacina. “É responsável por 74,53% das mortes registradas e a causa principal de transplantes de fígado, podendo causar cirrose e câncer”, alertou.

Na tribuna, o deputado apresentou dados da Organização Mundial de Saúde mostrando que em 85% dos casos os sintomas se desenvolvem lentamente, e a pessoa não consegue vinculá-los com os vários tipos de hepatites virais. “As hepatites A e B já possuem vacinas, e as famílias devem estar atentas à vacinação de crianças e idosos que não tenham tomado essas vacinas na infância”.

De acordo com o parlamentar, os principais sintomas da doença são febre, náuseas, vômitos, mal-estar, pele e olhos amarelados, falta de apetite, fezes claras e urina escurecida. “Na presença destes sintomas, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde para realizar o exame de sangue capaz de detectar a existência do vírus no organismo”, concluiu, parabenizando um dos maiores profissionais da área de saúde à frente desse movimento, o médico sergipano, Almir Santana.

Fonte e foto Assessoria Parlamentar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também