Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

OS CAMINHOS SE ESTREITAM

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O ex-prefeito Fábio Henrique (PDT) é um dos melhores e responsáveis radialistas de Sergipe. Hoje apresentando programa na TV-Atalaia, com certeza se esmera na verdade da informação. Foi fisgado pela política e, depois de administrar a cidade de Nossa Senhora do Socorro, é natural que deseje pulo mais alto. Anuncia pré-candidatura a deputado federal e monta uma estrutura eleitoral para isto, mesmo que também precise reeleger sua mulher, deputada Silvia Fontes (PDT).

Desde que ocorreu a primeira reunião de lideranças da base aliada, que o PDT, embora não tenha se exposto, não gostou de duas posição sugeridas ao PT na chapa majoritária. Nas conversas do encontro de líderes, Eliane Aquino (PT) fora sugerida à vice-governadora, pela quase unanimidade dos partidos. Foi a partir daí, que começaram as manifestações da deputada Silvia Fontes em se propor para a majoritária como a vice, o que é legítimo e seria um alívio para Fábio disputar com maior tranquilidade a Câmara Federal.

Desse momento em diante, embora não fosse anunciado, se analisou um afastamento da base aliada e a oposição investiu pesado no ‘passe’ tanto de Fábio quanto de Silvia. Passou a ser assunto do momento e ainda hoje está no cardápio de todas as mesas que servem política. Ultimamente “alguma coisa aconteceu no coração de Fábio e Silvia”. Têm negado conversas e a deputada publicou nota anunciando que disputaria a reeleição.

A 30 dias do fim das convenções, as decisões partidárias não suportam tantas dúvidas e têm que avançar. Está chegando o momento do sufoco, para que se tome uma posição definida, a fim de não correr o risco de sobrar em um lado ou em outro. Na base aliada pifou posição na majoritária e resta a oferta da oposição. É pegar ou largar, sem delongas. Hoje as estratégias políticas e o jogo do “vamos ver como é que fica” são perceptíveis e todos sabem praticá-los.

Quanto a fazer espalhar uma composição de partidos tipo “cabeça de camarão”, há dúvidas sobre o futuro. As coligações não querem inserir partidos em dúvida.

QUESTÃO DO PROINVEST

O prefeito de Estância, Gilson Andrade (PTC), tentou levar para ele participação nas obras de asfalto em sua cidade, lembrando que havia votado no Proinvest.

Os recursos da obra são do polêmico empréstimo, ainda na época de Marcelo Déda.

JACKSON INTERFERIU NA HORA

O pré-candidato ao Senado, Jackson Barreto (MDB), usou o microfone para lembrar a Gilson Andrade todo o impasse que aconteceu para aprovar o Proinvest.

– Gilson não votou no remanejamento de recursos que hoje beneficiam Estância.

FELIZOLA PEDE LICENÇA

O advogado José Carlos Felizola se licencia, na próxima semana, da Secretaria de Ação Social para coordenar a campanha do sogro, Belivado Chagas, ao Governo.

Felizola retorna ao cargo logo após o pleito.

QUEM ASSUME A PASTA

Quem assume a Secretaria de Ação Social do Estado em lugar de Felizola é uma funcionária de carreira e que há anos trabalha naquela Pasta.

A escolha da Felizola para coordenar a campanha foi sugestão de toda base aliada.

FABIO SOBRE PESQUISAS

Fábio Mitidieri (PSD) diz que Belivaldo Chagas cresceu e está em empate técnico com seus dois principais adversários e a campanha nem começou ainda.

E lembra fala de Edvaldo: “eles falam, falam, falam, mas quem faz é Belivaldo”.

BELIVALDO EVITA ASSUNTO

Governador Belivaldo Chagas, pré-candidato à reeleição, evita falar em pesquisas porque acha que elas vão mudando ao sabor do trabalho que realiza.

Prefere fazer avaliações via consumo interno.

APESAR DOS DESMENTIDOS

Apesar do desmentido de Fábio e Silvia Fontes, um parlamentar do PSC telefona para dizer que as conversas para composição com Eduardo Amorim estão evoluindo.

Acrescentou que o anúncio está muito próximo.

PSB PROCURA A REDE

O pré-candidato ao Senado, Alessandro Vieira (Rede), confirma que o PSB procurou o seu partido apresentando proposta de coligação, com diversas alternativas possíveis.

– Elas estão sendo discutidas com restrito respeito aos princípios que norteiam a Rede.

ELAS SERÃO ANUNCIADAS

Segundo Alessandro Vieira, essa análise das propostas do PSB leva em consideração, sobretudo, os interesses dos sergipanos.

– Tão logo uma definição, ela será anunciada com total transparência.

PROJETOS DA PRÓPRIA REDE

Há um detalhe: a Rede Sustentabilidade tem projetos próprios, inclusive o de Governo e não vai abrir mão dos seus princípios para formação de composição.

Na Rede nada se realiza sem a apreciação dos filiados.

ENTREVISTA E PONTO DE VISTA

Senador Eduardo Amorim (PSDB) e o deputado federal André Moura (PSC) instigaram ontem, durante entrevista a radio Juventude, de Lagarto, os Valadares.

Criticaram as candidaturas do pai ao Senado e do filho ao Governo.

PREOCUPAÇÃO É O SENADO

Eduardo Amorim disse que já se entende que a preocupação do senador Valadares (PSB) é a sua reeleição e se puder fará um “Governo familiar”.

Se se confirmar a candidatura ao Senado será “vista uma queda do filho”.

DÁ PARA PERCEBER A ONDA

Mas dá para se perceber uma onda que faz Valadares Filho crescer junto ao eleitorado. Há quem analise que ele estacionou. Mas não é apenas um candidato a mais.

Quanto ao senador Valadares, os percentuais de avaliação não o deixam recuar.

VALMIR ESTÁ À DISPOSIÇÃO

Prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro (PSC), se colocou à disposição para estar à frente da campanha de Eduardo Amorim e André Moura para Senado e Governo.

Entende que André vem fazendo muito pelos municípios.

SEM PROBLEMA NO BLOCO

O pré-candidato a deputado federal Pastor Antônio (PSC), diz que no seu grupamento político não há discussão sobre a formação de “chapinhas ou chapões”.

– Apenas o PPS terá chapinha, já definida para fechar a composição.

NOVA COMPOSIÇÃO À VISTA

DEM começa a conversa com o Patriota para uma composição em Sergipe. Mendonça Prado já conversou com João Nascimento para fechar a aliança.

A vereadora Emília Corrêa se manterá candidata ao Senado pelo Patriota.

PROPAGANDA INTRAPARTIDÁRIA

Pré-candidatos a mandatos nas próximas eleições poderão, desde ontem, realizar propaganda intrapartidária com vistas à indicação de seus nomes para disputa.

A propaganda deve ser feita próxima ao local das convenções.

ANDRÉ REÚNE LIDERANÇAS

Cálculos de um deputado do PSC: André Moura, em evento no Delmar, reuniu dezenas de prefeitos, ex-prefeitos e centenas de vereador. “Uma loucura!”

E acrescentou: “Edvaldo Nogueira foi lá reconhecer o trabalho de André”.

Notas

Fábio desmente – Através de WhatSap, o ex-prefeito Fábio Henrique diz que “infelizmente o colunista continua publicando informações que não são verdadeiras. Sua fonte está desinformada. A deputada Sílvia Fontes não esteve em Brasília, ficou em Aracaju e, portanto, não tivemos reunião com Eduardo (Amorim) nem com ninguém.

0x0
Fábio vai silenciar – Fábio diz ainda que “como sempre faço, lhe passei a informação sincera e correta, mas suas fontes insistem em falar por mim e botarem palavras na boca de Sílvia. Mesmo ela negando, sua fonte insiste em dizer essa história de vice. Adotarei a postura do silêncio e só vou falar quando houver uma definição clara”.

0x0
Nem sob tortura – Fabio conclui pedindo “desculpas ao amigo que tanto admiro, mas essas informações desencontradas só servem para desgastar o nosso partido, o PDT”. NP – Fábio é uma liderança política e um grande profissional, mas, por questão ética, não posso revelar a fonte nem ‘sob tortura’, assim como ele também procede.

0x0

Explicação Pessoal – Com todo respeito a Fábio e a Silvia e sem querer criar querelas estéreis, jamais diria quem passou a informação. Fui condenado a 2 anos e nove meses, pela Lei de Segurança Nacional (LSN) porque me recusei a dedurar uma fonte e isso hoje me é curricular, porque ocorreu no período mais duro da ditadura.

0x0

Benefícios por Belo Monte – “Relatório elaborado pela Polícia Federal aponta indícios de que os senadores Edison Lobão (MDB-MA) e Jader Barbalho (MDB-PA) foram beneficiados com desvios na obra da usina hidrelétrica de Belo Monte, um dos maiores empreendimentos para geração de energia do mundo.

0x0

Sepúlveda pode deixar Lula – Sepúlveda Pertence vai se encontrar com Lula semana que vem para conversa decisiva sobre sua permanência ou não na sua defesa, informa Lauro Jardim no Globo. O ex-ministro do STF não gostou da carta assinada por Lula com críticas pesadas a Edson Fachin, porque sua linha de defesa não seria o embate.

Conversando

Reduz juros – O Banco do Nordeste (BNB) reduziu os juros para empréstimos rurais, com objetivo de incentivar a agricultura na região.

Trouxe recursos – Valadares Filho diz que como deputado federal trouxe mais de R$ 50 milhões em recursos para a grande Aracaju.

Rede com PSB – Muito disse-me-disse sobre uma composição da Rede com o PSB e cada uma conta histórias diferentes

Toda disposição – O senador Eduardo Amorim (PSDB) reapareceu ontem visitando municípios com lideranças regionais. Põe toda disposição.

Novos juízes – Subtenente Edgard pede que os novos juízes entrem numa viatura policial e vão combater o crime para saberem como é que os policiais se sentem.

Dá um breque – Ou o legislativo dá um breque no judiciário, através de uma reforma, ou as instâncias superiores vão administrar o País.

Os mais pobres – Esses corruptos que roubam dinheiro da saúde pública matam as pessoas mais pobres. Diz o subtenente Edgard Menezes.

Chiquinho sai – O radialista Chiquinho Ferreira comunicou via grupos do whatsapp, o seu desligamento da assessoria do senador Eduardo Amorim.

Quase oito anos – Chiquinho agradece a Eduardo Amorim depois de quase oito anos de convivência, “pelo aprendizado e por tudo o que vivemos”.

Leia também