06/07/18 - 13:44:32

SERGIPE ABRAÇA TODAS AS DEFICIÊNCIAS, DIZ MINISTÉRIO DA SAÚDE

A Secretaria do Estado da Saúde acompanhou, nesta sexta-feira, 6, a visita de representante do Ministério da Saúde à obra do Centro Especializado em Reabilitação tipo IV (CER IV), que já está na reta final. O CER IV está localizado no Centro Administrativo Augusto Franco, no bairro Capucho, possui cerca de 7.000 m² e é destinado a pessoas com todos os tipos de deficiência.

De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Caio Guimarães Santana, a previsão de entrega é final de julho. “O trabalho já está quase 100% concluído, faltando apenas alguns detalhes como colocação de louças, metais e limpeza. Foi muito bom realizar esse trabalho que ajudará tantas pessoas”, afirmou Caio.

A obra é prioritária para o governo do Estado. “É uma construção sonhada durante muito tempo. Esse espaço vem para agregar tudo o que esperamos em atenção à melhoria na área da Saúde, pensando não só nas pessoas com deficiências, mas nas famílias também. É um espaço acolhedor, humanizado que se preocupará não apenas com a deficiência, mas com as questões funcionais de cada um, pessoas que também podem ser produtivas e com participação social. Por mais comprometida que ela esteja sempre há algo a doar ao outro. Pessoas com paralisia cerebral grave, por exemplo, que nem se movem, têm uma afetividade muito grande, são capazes de transmitir todo o seu amor num olhar, num gesto”, comentou a coordenadora da Atenção à Pessoa com Deficiência da Secretaria do Estado da Saúde (SES), Alynne Oliveira.

Toda a extensão construída foi percorrida e observada pela representante do Ministério da Saúde, que destacou o cuidado e o capricho das instalações que atenderão pessoas com deficiências física, auditiva, visual, intelectual e ostomizados. “Assim, o Estado de Sergipe abraça todas essas deficiências, primando pela atenção singular a cada um que por aqui passar. Esse já é o maior espaço de reabilitação no Nordeste. A própria representante do Ministério da Saúde que está aqui conosco hoje, toda vez que vem se surpreende com a magnitude. Todos estão empenhados para que este lugar seja o que visualmente a gente já enxerga”, comemorou Alynne.

Foto assessoria

Por Luciana Conde