Aracaju, 29 de março de 2024

Ônibus Lilás leva enfrentamento a Riachuelo e Divina Pastora nesta quarta e quinta

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
5

Nesta quarta e quinta-feira, 11 e 12 de julho, a Unidade Móvel de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher – Ônibus Lilás da Secretaria de Estado da Inclusão Social (Seidh) estará nos municípios de Riachuelo e Divina Pastora, respectivamente, participando do programa que oferece serviços de diversos órgãos para a comunidade. Através da coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres, o ônibus atua com atividades de conscientização sobre situações de violência e incentivo ao empoderamento feminino.

De acordo com Edivaneide Paes, coordenadora Estadual de Políticas para as Mulheres da Seidh, o trabalho se concentra nas ações de prevenção realizadas a partir de palestras e rodas de conversas sobre os direitos da mulheres, a importância da Lei Maria da Penha (n° 11.340/2006), esclarecimentos sobre os tipos de violência doméstica definidas pela Lei, além do fortalecimento da Rede de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência. “Desde o momento das palestras, a equipe técnica apresenta a importância da Rede de Serviços de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, envolvendo a Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres (CMPM), CRAS, Delegacia Especializadas e hospitais existentes em cada município visitado, para os quais a mulher pode e deve buscar ajuda sempre que precisar”, destacou.

As Unidades Móveis são o carro chefe das ações. Para ofertar gratuitamente atendimento psicológico e jurídico individual às mulheres vítimas de violência, o veículo percorre o estado, capital e interior – incluindo os povoados mais distantes. De janeiro a junho de 2018, nove municípios foram contemplados com as ações do Ônibus Lilás: Itabaiana, Aracaju, Macambira, Tobias Barreto, Propriá, Riachão do Dantas, Nossa Senhora da Glória, Malhador e Laranjeiras. Agora, recebem as unidades Riachuelo e Divina Pastora. Este ano, mais de 500 mulheres foram assistidas pelos serviços e puderam participar das palestras sobre a Lei Maria da Penha. Dessas, 45 receberam atendimento individual, sendo 29 em orientação psicológica e 16 em orientação jurídica.

“Infelizmente, o número reduzido de atendimentos individuais se justifica pelo sentimento de vergonha e/ou medo que algumas mulheres ainda sentem. Muitas acreditam que toda mulher que busca esse tipo de atendimento pode ser vista pela comunidade como vítima de violência doméstica. Mudar esse pensamento ainda é um grande desafio e nossa equipe técnica da Rede de Serviços de Atendimento à Mulher sempre reforça que é preciso buscar ajuda”, enfatizou Edivaneide Paes Lima. De acordo com ela, as principais demandas advém da falta de conhecimento que a própria mulher tem sobre seus direitos.

“Toda mulher e todo ser humano tem direito à saúde, à manutenção da sua dignidade física. A mulher tem que ser tratada com carinho e respeito. Em caso de qualquer tipo de violência (física, psicológica, moral, sexual), a mulher ou um familiar devem, sim, denunciar o agressor através do 180”, ressalta. Ainda segundo ela, a durante todo o ano é feito o trabalho de sensibilização dos gestores e técnicos sobre a importância da implantação de organismos de Políticas para as Mulheres nos municípios, como Coordenadorias da Mulher, Centros de Referência de Atendimento a Mulher em Situação de Violência (CREAMs), Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher, e da realização de Ações Locais Articuladas (ALAs).

“Todo trabalho é voltado para favorecer a autonomia da mulher e garantir a assistência a todas que precisem de acolhimento. É essencial fortalecer a rede. Inclusive, estamos em vias de inaugurar uma Casa Abrigo Estadual para mulheres em risco iminente de morte, que acolherá mulheres em situação de violência até que suas situações ganhem solução e sua integridade esteja garantida”, concluiu Edivaneide Paes.

Fonte e foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também