Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

OAB/SE: Presidente diz que não pode haver divisão da classe

6

“Não deve existir em nossa aritmética institucional subtração e divisão da classe”, afirma presidente da OAB/SE

Nesta segunda-feira, 09, o fortalecimento da advocacia foi uma das bandeiras defendidas pelo presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, Inácio Krauss. Presente à posse solene da nova desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região, Vilma Amorim, o representante da OAB proferiu um discurso em resguardo da união.

Em defesa de que é preciso resistir bravamente à política reformista que visa alcançar o sucateamento e o desmonte da Justiça do Trabalho, Inácio Krauss asseverou que é imprescindível somar forças para a solidificação dos direitos e garantias fundamentais e sociais que foram conquistados a duras penas pelos cidadãos, em meio a sangue, suor e lágrimas.

“O momento é de fortalecimento e de união da classe em torno de um objetivo comum: resistir aos ataques e às ofensivas. Não devem existir em nossa aritmética institucional as operações de subtração e divisão da classe. A quadra é de construção coletiva e não de destruição individualizada e egocêntrica. É tempo de construir pontes e não muros”, disse.

Inácio afirmou que a divisão política radical do país não pode contaminar o exercício da jurisdição. “Assistimos um revanchismo odioso que transforma atividades essenciais do Estado em consequências de um partidarismo pernicioso. A OAB não busca ser heroína nacional, mas está imbuída por uma concepção coletiva de que é preciso somar e multiplicar para resistir”.

“A mensagem institucional que trago da Ordem é pacificadora. Não podemos atuar como um combustível inflamável em um incêndio. É preciso que instituições dialoguem civilizadamente na defesa dos interesses do Estado Democrático de Direito. A OAB é como os dois lados da moeda: de um, está a advocacia e, do outro, a sociedade. Essa é a nossa defesa”, ponderou.

Posse

A nova desembargadora do TRT20, Vilma Amorim, enalteceu o discurso proferido pelo presidente da OAB/SE e corroborou que o papel do advogado é fundamental à prestação jurisdicional. “Tenho certeza que caminharmos juntos”. Em uma mensagem baseada em gratidão, Vilma agradeceu a todos pelas palavras gentis sobre ela e sua atuação profissional.

Presidente do TRT20, Thenisson Santana Dória, enalteceu a trajetória da desembargadora empossada, afirmando ser pública e notória a excelência da magistrada.

“Hoje, gostaria de falar da figura humana Vilma Amorim. Uma mulher de fibra, tenaz, profunda, sincera, ética e verdadeira com quem convivo desde os anos noventa. Uma mulher cujo conteúdo e atuação marcantes a fizeram ser a procuradora mais votada na lista sêxtupla para compor a vaga no quinto constitucional do TRT 20. Uma mulher que chega para fortalecer a efetivação da democracia através da maior ocupação das mulheres nos espaços de poder”.

Fonte e foto assessoria

Leia também