Aracaju, 17 de abril de 2024

PT apostou em “convulsão social”! O mal é pensar que todo mundo é besta!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Não é de agora que este colunista vem batendo na tecla que o Partido dos Trabalhadores tem insistido, repetidamente, na teoria cada vez mais inviável de que o ex-presidente Lula (PT) será pré-candidato nas eleições de 2018. O tempo está passando, estamos a menos de um mês para o término das convenções e, sem um “plano B”, a legenda parece “perder tempo” em apostar em uma espécie de “milagre”. Lula continua preso na sede da Polícia Federal em Curitiba (PR) e, mesmo que venha a ser solto, em breve, por enquanto ele segue inelegível dentro dos critérios estabelecidos pela Leia da Ficha Limpa.

Lula já foi condenado em decisão de segunda instância do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e é do conhecimento de todos que ele está “fora do jogo” em 2018. Mas o Partido dos Trabalhadores, talvez de uma forma desesperada, parece ignorar tudo isso e mantém a pré-candidatura de seu líder. Tenta de todas as formas, através dos mais inusitados recursos, garantir a liberdade de Lula para, em seguida, buscar seu registro junto à Justiça Eleitoral. Em síntese, tem horas que os petistas parecem querer ganhar “no grito”, passando por cima de toda a legislação vigente.

A mais recente “articulação” para soltar Lula se deu na noite da última sexta-feira (6), horas após a eliminação da Seleção Brasileira de Futebol da Copa do Mundo da Rússia. 32 minutos após o início do plantão do desembargador Rogério Favreto no TRF4 (o plantão funciona nos horários em que não há atendimento ao público, como finais de semana, feriados, incluindo a noite e a madrugada dos dias úteis), o pedido de liberdade foi apresentado. No domingo (8), o magistrado decidiu acatar o pedido e, a partir daí, iniciou-se um grande impasse no mundo jurídico.

Pouco tempo depois o juiz federal Sérgio Moro determinou o não cumprimento da ordem de soltura, decisão desconsiderada por Favreto. Consultado sobre o caso, o relator da Operação Lava Jato, desembargador João Pedro Gebran Neto seguiu no mesmo entendimento de Moro contra a liberação de Lula. Diante da insistência do plantonista, coube ao presidente do TRF4, desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores, seguir com os dois magistrados e anunciar que Favreto não tinha competência para decidir sobre o pedido de liberdade, mesmo porque o mesmo já havia sido analisado e negado por aquela Corte.

Em resumo, não se pode negar que essa se tratou de uma grande “jogada” do Partido dos Trabalhadores que talvez tenha se “aproveitado” da “boa vontade” do magistrado que poderia ter – e teve – uma decisão diferente do entendimento daquele Pleno. Mas no “País do jeitinho” e das “negociatas”, o pedido de liberdade no primeiro plantão de Fraveto do ano, na noite da eliminação do Brasil na Copa do Mundo, é algo que, convenhamos, bastante questionável. É evidente que tentaram criar uma espécie de “convulsão social”. O mal é pensar que todo mundo é besta…

Veja essa!

O mundo político sergipano ficou atento, nessa segunda-feira (9), com a informação divulgada pelo Portal NeNotícias dando conta que o PDT do ex-prefeito Fábio Henrique e da deputada estadual Sílvia Fontes está prestes a entregar os cargos que o partido acumula no governo.

E essa!

São fortes os rumores de que Fábio Henrique pode ser o candidato a vice-governador em uma chapa encabeçada pelo senador Eduardo Amorim (PSDB). O PDT também é cogitado em uma coligação com o PSB do deputado federal Valadares Filho. Fábio não tem escondido sua proximidade de Amorim.

Belivaldo reage I

O Portal Faxaju anunciou, com exclusividade, que diante das seguidas aparições dos pedetistas com Amorim, o governador Belivaldo Chagas (PSD), chamaria o “feito à ordem” e questionaria a posição do PDT.

Belivaldo reage II

Em entrevista ao radialista George Magalhães, na FAN FM, Belivaldo teria mandado um “recado” para Fábio e Sílvia Fontes: fez uma visita ao ex-prefeito Zé Franco (PSDB) em Socorro com quem “teve uma boa conversa”. “Mais ouvi do que falei e muito aprendi. Zé Franco é uma grande liderança de Socorro”, disse.

 Governo perde apoios

Por mais que os governistas tenham celebrado uma leve melhora nos recentes levantamentos há de se impor a verdade: nos últimos meses a base perdeu aliados importantes e já é minoria na Assembleia Legislativa. Até agora o governo não conquistou nenhuma adesão…

 Exclusiva!

Este colunista anunciou, recentemente, que na volta dos trabalhos na Alese após o recesso, o governo poderia perder o apoio de dois deputados. São fortes os rumores da ida de Sílvia Fontes para o PDT e, apesar de se manter na base, o deputado Jairo de Glória pode acompanhar os líderes de seu partido (PRB).

Falando nele

O governista Jairo de Glória recebeu em seu gabinete na Assembleia Legislativa as visitas dos pré-candidatos a senador da República, André Moura e Heleno Silva, além do pré-candidato a governador, Eduardo Amorim. Conversaram muito, mas não fecharam nada. Ainda…

Bomba!

Mas as “baixas” governistas não param por aí na Alese. Outro parlamentar, cujo nome ainda será preservado, está completamente insatisfeito e, para evitar maiores desgastes, tem evitado aparecer. A informação passada a este colunista é que um bom “aceno” da oposição pode decidir mais um “pulo” até agosto…

Chapinha não!

Um dos assuntos que mais incomodam os aliados do governador na Alese é a insistência do PT em formalizar as “chapinhas” para deputado federal e estadual. No momento certo uma fonte governista anuncia: “ou vai de chapão, ou não terá nem a vice e nem o Senado na majoritária”. Clima quente…

Caos no Nestor Piva I

A informação é de caos na Saúde de Aracaju e na UPA Nestor Piva a realidade não é diferente. Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem reclamam das péssimas condições de trabalho, da situação dos banheiros e há até uma polêmica absurda sobre o repouso dos trabalhadores.

Caos no Nestor Piva II

Pelo descaso da gestão, os servidores se somaram e compraram camas para o repouso. Ao tomar conhecimento, a coordenadora da Rede de Urgência ameaçou recolher os colchões dos trabalhadores. O assunto foi parar na mesa da secretária Waneska Barboza para ela resolver e os colchões foram mantidos.

Caos no Nestor Piva III

No entendimento da coordenadora os servidores estariam “mal acostumados” e deveriam “revezar melhor o repouso”. Comenta-se que dois grupos rivalizam na Saúde e no Hospital: um que segue o prefeito Edvaldo Nogueira e outro que segue o petista Rogério Carvalho. E viva a qualidade de vida…

Caos no Fernando Franco

A situação também é de caos na UPA Fernando Franco, na Zona Sul de Aracaju. A informação é que pessoas com problemas cardíacos estão vindo à óbito pela falta de estrutura do local e o Hospital Cirurgia parou de receber os pacientes do SUS. Faltam materiais, a superlotação é uma realidade e o drama dos pacientes é cada vez maior. E Edvaldo viajando…

CPI do Lixo I

Em sua 10° reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara de Vereadores, que investiga os contratos do lixo firmados entre a empresa Torre e a PMA, os parlamentares que compõem a bancada do prefeito Edvaldo Nogueira e são membros da CPI resolveram encerrar as investigações da comissão na CMA. A reunião aconteceu na manhã dessa segunda-feira (9), no plenário do legislativo municipal.

CPI do Lixo II

Durante a sessão da CPI, foram apresentados dois libelos, que é a exposição inicial onde é apresentado os pontos mais importantes da acusação e da defesa. O primeiro, do vereador Manuel Marcos, relator da CPI, apresentou um relatório pedindo o encerramento das investigações. Segundo o parlamentar, já existe um ‘exaustivo material probatório que já intrega os autos do procedimento’, e que seria dispensável o trabalho da CPI na CMA. O relatório do vereador foi aprovado por 4 votos a 1.

Venceu o lixo

Em contrapartida, o vereador Elber Batalha (PSB), único membro da oposição que compõe a CPI e que votou contra ao encerramento da CPI, afirmou categoricamente que o texto apresentado pelo relator não era um libelo e lamentou que as investigações na CMA tenham acabado.

Elber Batalha

“Existe uma enorme preocupação da bancada do prefeito em não investigar os contratos do lixo no ano de 2017, que envolvem Edvaldo Nogueira. Meu relatório é claro e existem contratações emergenciais no ano de 2016 e 2017. Quando a justiça aprova a manutenção das escutas e arquiva o pedido do presidente desta Casa para extinção da CPI, vem a bancada do prefeito e resolve extinguir a CPI. Agora, apenas um relatório será apresentado na próxima reunião que será a última”, lamentou.

Relatório Paralelo

O parlamentar informou que na próxima reunião da CPI do Lixo, marcado para o dia 24 de julho, às 9h, irá apresentar um relatório paralelo ao do relator. “Vamos apresentar um parecer alternativo detalhando todas as irregularidades que envolvem os contratos do lixo em Aracaju, porque entendemos que o relatório da bancada de Edvaldo Nogueira não vai apresentar os fatos como eles verdadeiramente são. Lamentavelmente, a Câmara de Aracaju, mais uma vez, cruza os braços e se omite de investigar um dos maiores escândalos da administração pública de Aracaju nos últimos anos”, finalizou Elber.

Coincidências

Não custa lembrar que o prefeito Edvaldo Nogueira, investigado sobre o contrato do lixo, encontra-se viajando em um curso fora do País e quem comanda o município de Aracaju no momento é o presidente da CMA, Josenito Vitale (PSD), o “Nitinho”, que por várias vezes buscou o TJ e até o STF para suspender as atividades da CPI do Lixo, cujas investigações acabam de serem encerradas. Estamos de olho…

André Moura I

Durante entrevista ao radialista George Magalhães, na FAN FM, o líder do Congresso Nacional, deputado André Moura, rebateu os ataques recentes que sofreu do ex-governador Jackson Barreto (MDB) sobre o Aeroporto de Aracaju.

André Moura II

“Como sempre o ex-governador Jackson Barreto quer encontrar uma desculpa para sua incompetência. Ele foi governador de Sergipe por cinco anos e só agora ele lembrou das estradas e rodovias estaduais? Por que não teve compromisso ou por que ele não se preocupou em tentar manter o que Marcelo Déda (in memoriam) fez? Deda recuperou boa parte da malha viária”, rebateu.

André Moura III

Em seguida, o deputado disse que JB não manteve nenhuma das rodovias recuperadas. “Cada carro de um sergipano que cair em um buraco vai lembrar logo de JB. Cada acidente gerado pelos buracos tem como grande culpado o ex-governador. Teve cinco anos para trabalhar pelos sergipanos e não aproveitou a oportunidade”.

Pior governador

“Você pode chegar a qualquer lugar deste Estado e faça uma enquete: quem foi o melhor governador de Sergipe? Não teremos a unanimidade! Vão dizer que foi Augusto Franco, João Alves Filho, Albano Franco e Marcelo Déda. Agora se perguntar quem foi o pior governador, aí você terá a unanimidade: Jackson Barreto”, finalizou André.

Riachão I

A Justiça Eleitoral cassou o diploma da prefeita de Riachão do Dantas, Gerana Costa e do vice, Luciano Goes. Por 5×2 eles foram condenados sob a acusação de abuso de poder econômico, nas modalidades dos meios de comunicação e fraude ao processo eleitoral referente ao pleito de 2016.

Riachão II

Os dois candidatos teriam divulgado uma suposta pesquisa falsa em jornal, a qual dava um percentual de votos acima da realidade. Com a decisão, eles também ficam inelegíveis por oito anos a contar de 2016.

Outro lado I

Em nota pública, a prefeita lamentou a decisão do relator. “Tenho absoluta consciência e convicção que nada foi feito que justificasse a decisão tomada. Caberá a mim, no entanto, em respeito à minha consciência e, sobretudo, para proteger milhares de votos que recebi, lutar em todas as instâncias da Justiça Eleitoral pela defesa do mandato que o povo da minha amada Riachão do Dantas, legitimamente, me conferiu”.

Outro lado II

“Cabe igualmente a mim, enquanto prefeita, tranquilizar meus queridos concidadãos, afirmando que permaneço à frente do mandato que o povo me outorgou, e que as políticas públicas e serviços em curso continuarão com normalidade e segurança, assim como tranquilizo os valorosos servidores municipais que alteração alguma haverá no seu regime de trabalho”, assegurou a prefeita.

Gerana Costa

“Venho aqui reafirmar meu compromisso com a população da nossa cidade de que irei permanecer realizando uma administração pública séria, empreendedora e honesta, que se preocupa, diariamente, com o bem-estar da nossa gente e com a correta aplicação dos recursos municipais. Tenho fé na justiça divina e aproveito para agradecer a todos pelas manifestações de carinho e apoio”, concluiu a prefeita de Riachão.

 Areia Branca I

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe também cassou o registro do diploma do prefeito se Areia Branca, Alan de Agripino. Alan Andrelino Nunes Santos, José Francisco das Chagas Filho e José Freire dos Santos também foram condenados a pagamento de multa.

Areia Branca II

As informações do TRE são de que a condenação se deu em razão de compra de votos nas eleições de 2016. O primo do prefeito, José Freire, foi flagrado dando dinheiro a eleitor em troca de voto para Alan Santos e José Francisco das Chagas. O MP Eleitoral havia ingressado com a ação em 2016. Para decisão ainda cabe recurso.

Venâncio Fonseca I

Atendendo ao convite do prefeito Eraldo de Cabeça Dantas e do vice-prefeito Chicão, o deputado Venâncio Fonseca (PSC) e seu irmão Luiz Fonseca prestigiaram o 34º Casamento Caipira do povoado Olhos d’água. A concentração da festa foi na casa do ex-vereador Duca.

 Venâncio Fonseca II

Também estavam presentes o senador Eduardo Amorim e o deputado André Moura, como também a vereadora Nonó, secretários e diversas lideranças municipais. “É sempre muito bom participar dos eventos voltados para as tradições do povo de Boquim, um município que vive um novo tempo do ponto de vista administrativo”, destacou Venâncio.

59 municípios contemplados

Foram entregues 30 kits de equipagens do Conselho Tutelar, os recursos foram viabilizados pelo deputado federal André Moura (PSC), que não pode comparecer ao evento devido a legislação eleitoral, mas enviou uma mensagem de congratulação e incentivo aos prefeitos que foram receber seus kits. No total, 59 municípios serão contemplados com os kits que são compostos por 5 computadores, 1 impressora, 1 bebedouro e 1 carro zero quilômetro.  Além de contribuir para o desenvolvimento de cada município, os kits irão reforçar o atendimento dos conselheiros e fortalecer o Estado de Sergipe.

Salgado

O prefeito de Salgado, Duílio Siqueira, agradeceu o trabalho do deputado André Moura. “O povo de Salgado só tem a agradecer ao deputado federal André Moura por todo o trabalho que ele tem realizado em prol do povo, são diversos investimentos que o município tem recebido e eu como prefeito sou grato ao seu trabalho”, disse ele.

Márcio Macedo

O vereador João Pinto e lideranças políticas da cidade de Simão Dias declararam total apoio a pré-candidatura de Marcio Macedo a deputado federal. Na ocasião, João ressaltou que Marcio Macedo reacende a esperança de justiça e melhorias para Simão Dias e todo o Estado de Sergipe. “Queremos Marcio na Câmara Federal. Sergipe será muito bem representado por Marcio, que é um homem íntegro e com grandes projetos”, disse.

Confiança

Marcio Macedo agradeceu a confiança dos líderes políticos e eleitores e assegurou que trará da Câmara Federal melhorias para o município. “Simão Dias terá um deputado federal que ajudará a cidade a crescer ainda mais”.

Reunião em SP

Marcio Macedo participou da reunião da Direção Nacional do PT, na sede do partido em São Paulo, para discutir a conjuntura política do país, os acontecimentos do último domingo (8), envolvendo a possível soltura de Lula, e as medidas jurídicas e políticas a serem tomadas pelo partido.

Golpe

“O domingo foi marcado por mais um capítulo do golpe, numa total usurpação de setores do poder judiciário e demais poderes da Federação, em um atentado contra a democracia e a Constituição brasileira. O PT tomará providências jurídicas e políticas e é preciso ser feito no Brasil inteiro uma jornada de atos a favor da liberdade de Lula e da sua pré-candidatura à presidência da República”, disse Márcio.

Atos

Na reunião, Marcio Macedo disse ainda que no dia 15 de agosto, data de registro das candidaturas, Lula deverá apresentar os pontos emergenciais para tirar o país da crise política, econômica e institucional. “No dia 15 deverão ter também atos no país e neste dia o presidente apresentará os seus projetos para tirar o Brasil dessa crise absurda e divulgará uma nova carta ao povo brasileiro”, conta.

LDO I

Aprovada com emendas de alguns parlamentares, no último dia 3, em terceira discussão e em Redação Final, nas Comissões Temáticas e no plenário da Assembleia Legislativa, a Lei Orçamentária para o exercício de 2019 está prevista em R$ 9,42 bilhões, exatamente R$ 26 milhões a mais do que a proposta de orçamento elaborada para o exercício de 2018 que foi de R$ 9,16 bilhões. Comparando o orçamento de 2017 a evolução é ainda maior, já que ano passado a proposta foi de R$ 8,01 bilhões.

 LDO II

Com o passar dos anos a Receita Primária tem se mantido em um cenário de evolução, partindo de R$ 7,80 bilhões em 2017, R$ 8,33 bilhões este ano e, para 2019, a previsão é de R$ 8,65 bilhões. Se houve crescimento das receitas, as Despesas Primárias também acompanham essa linha, passando de R$ 8,06 bilhões, R$ 8,64 bilhões e R$ 8,95 bilhões, respectivamente.

Déficit

O Estado fechou os três exercícios com Resultados Primários negativos: em 2017, comparando a Receita com a Despesa Primária, o déficit foi de R$ 256,3 milhões; em 2018 o déficit foi de R$ 305,7 milhões; já a previsão para 2019 também é negativa, R$ 298,1 milhões, mas inferior ao exercício anterior.

Dívida consolidada

O índice da inflação deste período variou entre 3% (2017), 3,7% (2018) e 4,2% prevista para o próximo ano. Quem também vem se mantendo em um quadro de evolução é a dívida consolidada líquida do Estado, passando de R$ 3,99 bilhões no ano passado, para R$ 4,33 bilhões este ano e R$ 4,44 bilhões estimados para 2019.

Wânia Macedo

Pré-candidata a deputada estadual em 2018, a jornalista Wânia Macedo participou da Sabatina “Independência para Todos”, no CDL Aracaju, ao lado de outros pré-candidatos como o delegado Alessandro Vieira (REDE), deputado estadual Antônio dos Santos (PSC) e do deputado federal Laércio Oliveira (PP).

 CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também