Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

UMA ESTRATÉGIA MAL FEITA

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O hábeas corpus determinando a liberdade do ex-presidente Luis Inácio Lula d Silva (PT) mexeu politicamente com o País no domingo. Pode-se dizer que foi uma total “doideira”. O Partido dos Trabalhadores sempre teve um marketing inteligente. Suas ações também. Mas no domingo todos falharam em plano que não encontrava menor respaldo na mais desacreditada legislação.

O hábeas corpus assinado pelo desembargador Rogério Favreto, da TRF4, tumultuou o momento político, porque ultrapassou os limites do partidarismo político dentro de uma estrutura jurídica. Membro do PT por vários anos, nomeado para funções importantes nos Governos Lula e Dilma, a posição do juiz sequer acenou para a legitimidade dos fatos que ditavam os méritos.

Num arranque político partidário, foi concedida a liberdade de Lula sem qualquer fundamentação legal, inclusive porque é uma questão a ser definida que ultrapassa a competência do desembargador. O motivo, que Favreto só descobriu agora: “Lula é candidato a presidente da República e, como tal, deveria estar em liberdade para a pré-campanha, entrevistas e contatos com eleitor”.

A tese parece inacreditável, mas é verdade. E foi tão estapafúrdia que o próprio PT não fez tanta mobilização em torno da suspensão da liberdade do ex-presidente. Apenas algumas manifestações naturais de uma legenda que segue Lula com a convicção de que se trata de um “preso político” e que é vítima de uma elite dominante que o persegue porque ampara os pobres.

De qualquer forma, a estratégia petista falhou feio neste domingo e envolveu o judiciário de forma lamentável.

ENCONTRO COM FÁBIO HENRIQUE

Extra – Prefeito Fábio Henrique (PDT) e governador Belivaldo Chagas (PSD) tiveram longa conversa ontem à noite que deixaram os dois mais próximos e animados.

Na agenda: disputa de Fábio para deputado federal.

CONVERSA FOI ATÉ TARDE

Durante o encontro discutiram posições políticas e chances de êxito na disputa, em que Fábio Henrique chegou a admitir que as suas condições seriam maiores.

No final, Fábio ouviu de Belivaldo: “seu lugar é aqui”.

LULA É PRESO DIFERENCIADO

O ex-presidente da OAB, César Brito está contaminado e admite que a “prisão de Lula é diferenciada”. E existem prisões diferenciadas?

Defender que um preso vá às ruas fazer campanha eleitoral só na OAB de César.

LULA TEM QUE SAIR POR VIAS LEGAIS

Percebeu-se claramente que a concessão de liberdade para Lula foi através de uma jogada do “se colar, colou”. Não deu certo.

Se tiver de ser solto, que o faça pelas vias legais.

BELIVALDO SEM VIAGEM

O governador Belivaldo Chagas (PSD) não viaja esta semana a São Paulo. Teria na agenda a já enfadonha reunião de Governadores.

Vai permanecer em Brasília e dedicará parte do tempo em entrevistas.

UMA DAS MISSÕES EM BSB

Mas na próxima semana vai a Brasília e uma de sua missões é ter conversa com a vice-prefeita Eliane Aquino (PT) sobre sua candidatura [ou não!] à vice-governadora.

Eliane Aquino teria solicitado esse encontro com Belivaldo.

NÃO HÁ TANTA PRESSA

Fica claro que não há mais pressa na indicação do vice na chapa liderada por Belivaldo. Eliane foi convidada e não se define, esperando decisões partidárias.

O desejo maior de Eliane é disputar a Câmara Federal.

EDUARDO MUDA RITMO

O pré-candidato a governador pelo PSDB, Eduardo Amorim, tem começado a andar e a conversar com lideranças de todo Estado, embora o seu pessoal ainda “ache pouco”.

Já está reduzindo a imagem do Amorim recluso.

SETORES DA OPOSIÇÃO PARAM

Lideranças da oposição estão sugerindo a cúpula que não procurem mais o ex-prefeito Fábio Henrique (PDT), porque “um dia ele vai para o bloco e no outro não”.

– Essa dúvida eterna não dá para nós, disse um deles.

JÁ FOI BEM COMUNICADO

O próprio pré-candidato Eduardo Amorim já sabe da chateação do bloco com o PDT e acha que se deve partir para outros líderes menos indecisos.

Citam como exemplo José Franco, que tem melhor posição nas pesquisas.

REDE E PSB AINDA TENTAM

Ainda não está marcada, mas deve haver uma nova conversa entre o PSB e a Rede para que se tente uma aliança sólida para disputa das eleições de outubro.

Não houve desistência de composição, embora não se saiba o resultado.

ANÁLISES SOBRE COMPOSIÇÃO

Segundo admitem filiados à Rede Sustentatibilidade uma composição com o PSB seria uma boa saída para a legenda de Marina, neste momento de apatia política.

Mas as ações da Rede só são tomadas dentro de um consenso no partido.

JAIRO PODE FICAR ONDE ESTÁ

O deputado Jairo de Glória (PRB) deixa claro que só vai apoiar quem também apoiá-lo e avisa que não deseja cargos, mas condições para reeleger-se. Apenas isso.

Avisou também que vai ficar onde o PRB o deixou [no Governo].

CONVERSA PRODUTIVA

A oposição considerou produtiva a conversa com o deputado Jairo de Glória, ontem, embora tivesse saído sem uma resposta conclusiva em relação a seu apoio.

A expectativa é que outros encontros ocorrerão.

ROGÉRIO COM A MILITÂNCIA

O pré-candidato ao Senado pelo PT, Rogério Carvalho, aproveitou a manhã de sexta-feira para conversas com a militância em seu gabinete, na sede do partido.

O pessoal vem destacando o melhor entrosamento de Rogério, Jackson e Belivaldo.

RESOLVER ALGUNS IMPASSES

Como presidente do PT, Rogério Carvalho terá de vencer alguns impasses em razão da decisão do partido em formar chapinha para estadual.

O pessoal da base aliada deixa claro que não aceita.

AVALIAÇÃO DE DADOS ELEITORAIS

Uma tendência do Partido dos Trabalhadores está fazendo uma avaliação sobre chances de eleição em caso do partido ter três candidatos a deputado federal.

No caso seriam João Daniel, Marcio Macedo e Eliane Aquino.

HÁ UMA CERTA AFLIÇÃO

Entre os pré-candidato do PT a deputado federal há uma certa aflição, porque a legenda não fará mais de um representante em Brasília, como tem revelado as pesquisas.

Mesmo que para federal o PT vá de chapão.

REVERSÃO NA BUSCA

Candidatos a deputado federal de todos os partidos estão percebendo uma inversa na busca por lideranças do interior: “hoje eles é que estão sendo procurados”.

Vereadores andam apavorados oferecendo votos.

ALÉM DISSO A INFLAÇÃO

Mesmo com a oferta superando a procura, pelo menos nesse momento, há uma inflação que inibe compradores, já que querem utilizar recursos do Fundão.

Até à convenção, muita coisa vai acontecer.

Notas

Datena desiste do Senado – José Luiz Datena anunciou ontem na TV Bandeirantes que desistiu de sua candidatura ao Senado Federal em São Paulo pelo DEM. Alegou “não estar preparado”. Deve ser para valer – do contrário, pela lei eleitoral, o apresentador não poderia voltar ao seu programa, o que fez ontem.

0x0

Favreto e o fato novo – Ao ratificar a revogação das decisões de Rogério Favreto, o desembargador João Pedro Gebran Neto reafirmou que o tal fato novo alegado pelo plantonista — a pré-candidatura do presidiário Lula — não era fato novo. O tema, precisou pontuar o relator, já havia sido tratado pela Oitava Turma do tribunal.

0x0

Nomeado por Dirceu – Rogério Favreto, que aproveitou seu plantão domingo no TRF-4 para soltar Lula, contra decisão colegiada do tribunal, foi nomeado por José Dirceu para a Casa Civil em 2005. Seu cargo era “assessor especial do subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República”.

0x0

Gleisi pede explicações – Presidente do PT, Gleisi Hoffmann, diz que Governo precisa se explicar sobre a prisão de Lula.“Por que a PF não cumpriu decisão judicial e ficou fazendo conluio com Sérgio Moro e os desembargadores do TRF-4? A Corregedoria da Polícia Federal deve ser acionada pelo não cumprimento da ordem judicial”.

0x0

Cresce drasticamente – Desde outubro de 2017, a base de seguidores do pré-candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL) nas redes sociais cresceu drasticamente. No Instagram o aumento foi de 98,77% e, no Twitter, o acréscimo foi de 90,48%. No entanto, 33,8% de seus seguidores no Twitter são robôs.

0x0

Pede prisão de Favreto – Através das redes sociais, o jornalista e suplente de deputado federal Paulo Martins aponta o motivo que, em sua visão, deve levar o desembargador petista Rogério Favreto à cadeia. Para o jornalista, o petista deve ser enquadrado por prevaricação. Ele afirma que o desembargador Favreto tem que ser preso.

Conversando

Boatos excedem – Muitos boatos circulam entre grupos sociais e a mídia que não será surpresa alguma ação do TSE em Sergipe sobre fake news.

Nos bastidores – Conversas de bastidores aumentaram. Todos os candidatos prometem adesões valiosas a sua candidatura.

Estratégia burra – Sergipe ontem se mobilizou, pelas redes sociais, sobre a tentativa de hábeas corpus para por em liberdade Lula da Silva. A estratégia foi burra.

Vocação turística – O turismo em Sergipe nunca esteve em alta. Tanto que algumas bandeiras já estão se mandando do Estado. O Estado não tem vocação turística.

Atrair turistas – Aracaju não tem nada que atraia o turista e o Estado se apega a Xingo e algumas visitas sem graça. Nada que convoque o turista a permanecer na cidade.

Com jumento – Nas praias de Fortaleza, sol todo o ano, turistas vão andar de jumento e pau de arara, além de passeios de jangada em alto mar. Aqui só comer caranguejo…

Novo prefeito – Vereador Nitinho Vitale está prefeito em exercício de Aracaju. Edvaldo Nogueira foi aos EUA e Eliane Aquino viajou a Brasília.

Série de regras – Desde sábado, integrantes do governo e empresas públicas devem obedecer a uma série de regras eleitorais que vão desde repasses a nomeações.

Prender capangas – As polícias (inclusive PF) podem desencadear operação para prender capangas de pré-candidato em SE, diz o jornalista Cláudio Nunes.

Leia também