Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

FAPIEC: PESQUISADORA LANÇARÁ LIVRO SOBRE EDUCAÇÃO

 

A pesquisadora e professora de inglês da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Maria Augusta Rocha Porto, lançará o livro “Tempo cognitivo e tempo social nas aulas de inglês para a envelhescência e terceira idade”.O livro é oresultado de uma pesquisa cujo objetivo foi mostrar a importânciado individuo aprender uma nova língua após os 40 anos.

Segundo a professora,a envelhescência abrange a faixa etária de 45 aos 59 anos.Já a terceira idade, é a etapa da vida que começa aos 60 anos. Ainda segundo a escritora,o termo envelhescente é empregado para aquelas pessoas que estão abertas a novos aprendizados, por exemplo, aprender uma língua estrangeira.

“No passado os idosos não tinham a prática de querer adquirir novos aprendizados, eles ficavam em casa, não queriam mais participar da vidasocial, e com isso, poderiam desenvolver varias doenças como depressão, demência e até Alzheimer”, pontuou Maria Augusta .

O estudo foi desenvolvido em três etapas: primeiro medir o tempo de leitura, em português e em inglês, de modo silencioso e em voz alta, e o controle do movimento ocular. Na segunda etapa, verificar o tempo de planejamento e de execução das aulas. Na terceira etapa, conferir as reações emocionais dos participantes envelhescentes e da terceira idade (verificar os efeitos do tempo social).

“Diante da expectativa de vida que já mudou para 70 anos de idade, você pode alcançar muitos mais anos de vida, se você tiver uma qualidade de vida melhor.E para isso,é necessário mudar seus hábitos e adquirir novas práticas de vida, a partir dos 45 anos, ou seja, quando a gente se reporta à envelhescência”,explica a pesquisadora.

da assessoria

Leia também