Aracaju, 28 de março de 2024

REDE PÕE AS UNHAS DE FORA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Não dá para acreditar que um partido é melhor que outro no momento que se mobiliza para disputar eleições. Há uma farsa de que só escolhe “virgens” para compor uma sigla política, por mais pudica que ela possa ser. É falso querer divulgar um partido político como se ele não praticasse nenhum pequeno deslize. A ‘cegueira moral’ faz parte de uma estrutura eleitoral, até mesmo para ganhar as eleições.

Uma sigla que não seja esperta em seus atos e que faça escolha angelical de seus membros tende ao fracasso. Principalmente quando está prestes a disputar as eleições e precisa cometer uma ou outra traquinagem, para conquistar objetivos eleitorais não tão lícitos. Essas piruetas fazem parte de um processo eleitoral que não pode ser tão cem por cento leal. Se o for, não se mantém de pé e nem chega a lugar algum.

A Rede Sustentabilidade em Sergipe se excedeu. A bem da verdade, o delegado Alessandro Vieira, seu pré-candidato ao Senado, colaborou para a “extrema santidade” de uma legenda criada e traçada pela mortal Marina Silva. O partido não aceitava filiações de pessoas com ‘pecados veniais’. Todos tinham que apresentar dons de santidade num ambiente de pecadores, e muita gente deixou de filiar-se ao partido, ou ‘ousar’ propor composições, porque teria que se submeter a um pente fino dos ‘puritanos’ de plantão.

Nada contra a seriedade de uma agremiação política na seleção dos seus filiados. Certo não aceitar fichas sujas, mas de alguma forma a Rede em Sergipe se excedeu no puritanismo político, uma ciência prenhe de pecadores. Faz uma composição com o PSB. Normalíssimo. Mas caiu em tentação. Iniciou afastando Alessandro Vieira e o deixou fora da disputa pelo Senado. Vieira já acusou o partido de cair na velha política de sempre, talvez perdendo a virgindade em Sergipe e se tornando natural como todas as demais donzelas que perderam a ‘calcinha’ no primeiro encontro.

Não foi bom exemplo para os pruridos anteriores, mas se caracteriza em avanço para qualquer legenda que pretenda disputar eleições em tom de igualdade moral, sem tamanha santidade.

ACHA QUE SERÁ O VICE

Repercutiu muito nas redes sociais, inclusive Twitter, a informação sobre a conversa do ex-prefeito Fábio Henrique (PDT) e o governador Belivaldo Chagas (PSD).

Todos demonstram que não acreditam no que diz Fábio.

FÁBIO VICE DA OPOSIÇAO

Tiago de Souza, por exemplo, posta no Twtter: “continuo achando que Fábio será vice da oposição. Mas tudo só se define em 05 de outubro, quando a ata for pro TRE”.

– Outra coisa que acho, mas muito ligeiramente, é que o PT lançará candidatura própria.

INFORMAÇÃO POLÍTICA

Fábio Mitidieri diz que fica feliz em ver que o brasileiro está interessado em informação política para saber mais sobre seus candidatos e debater temas importantes.

– O País está dividido e essa eleição será diferente das outras, admite.

PROS INTERESSA AO PT

O PROS está conversando com o vice-presidente do PT, Marcio Macedo, para formar uma aliança nacional e apoiar Lula da Silva a presidente da República.

Em Sergipe, o PROS está ligado com ao PSB e apoia Valadares Filho ao Governo.

CONVERSA TAMBÉM COM PSB

Marcio Macedo também teve conversa boa com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, para apoio à candidatura de Lula para presidente, que não foi concluída.

– Mas foi muito importante para aliança nacional, disse Marcio.

QUESTÃO DOS ESTADOS

Segundo Marcio Macedo não foi discutida a questão dos Estados, até porque em Sergipe o próprio MM é pré-candidato a deputados federal no bloco aliado ao Governo.

Marcio se vincula a Belivaldo Chagas no Estado.

BB EM PACATUBA VAI MAL

A agência do Banco do Brasil, na cidade de Pacatuba está com o caixa sem funcionar, por falta de funcionário para atender aos clientes. Há um gerente e um servidor.
Qualquer atendimento que precise de caixa, o cliente tem que viajar a Neópolis.
DISCUTIDO COM CARINHO

O deputado federal João Daniel (PT) diz que o partido ainda está discutindo a questão da formação de chapinha ou chapão e acha que deve ser debatido com carinho.

Mas isso vai depender de como se dará mais à frente.

PROJETO NACIONAL DE LULA

Para João Daniel, “dentro do projeto nacional Lula presidente é preciso reforçar o nosso projeto da reeleição de Belivaldo Chagas (PSD)”.

– E também que o PT tenha vaga na chapa majoritária, disse.

Assim como possa eleger bancada de deputados estadual e federal.

RÁDIOS COMUNITÁRIAS

Senado Federal aprovou ontem por unanimidade o projeto que aumenta a potência de transmissão das rádios comunitárias em todo o País.

A matéria segue agora para aprovação na Câmara dos Deputados.

VIOLÊNCIA EM RIACHÃO

A prefeita Gerana Gomes, de Riachão dos Dantas, perdeu o mandato. Seus adversários abusaram da violência ao jogarem uma bomba na casa de uma sua correligionária.

Quem votou em Gerana está sofrendo essa violência sem ter nada a ver com o fato.

REUNIÃO ATÉ SEXTA-FEIRA

Ainda têm muito conversa. Rede e PSB vão se encontrar ainda esta semana para fechar a aliança para a disputa ao Governo do Estado.

  1. Emerson deve ser mesmo o vice-governador de Valadares Filho (PSB).

QUESTÃO DA CHAPA MAJORITÁRIA

Também vão discutir a questão do Senado na chapa entre Rede e PSB. O advogado Henri Clay (PPA) será mantido na disputa pelo Senado na chapa majoritária.

Alessandro Vieira foi decapitado e disputa o Senado independente.

CONSEQUÊNCIA DA ALIANÇA

Alessandro Vieira fez um comunicado ontem: “a Rede decidiu aceitar coligação com o PSB dos Valadares, que exigiu que eu não fosse mais o candidato ao Senado”.

– Parece que esse espaço resolveu adotar a velha política de sempre, disse.

AVISA QUE NÃO DESISTE

Alessandro avisou que não vai desistir e nem se acovardar: “estou em uma estratégia nova de candidatura cívica independente que nos foi aberta pela própria Marina”.

– Não vamos desistir e vamos continuar nosso objetivo. Sergipe precisa da gente.

NOVAS CONVERSAS DE FÁBIO

Fábio Henrique (PDT) conversou ontem com o advogado Chico Dantas (PRB). Disse que depende de decisão da direção nacional para fazer composição em Sergipe.

A Nacional quer compor em alguns Estados que apoiem Ciro Gomes a presidente.

SERGIPE ESTÁ NA MIRA

Na conversa, Fábio Henrique deixou claro que está dependente da decisão da Direção Nacional para composição do PDT em Sergipe, dentro de interesse do apoio a Ciro.

E Carlos Lupi está sugerindo uma aliança com o PSB.

OPOSIÇÃO AMPLIA CONVERSAS

A posição começou a manter novas conversas com nomes importantes do interior e da capital para ser o vice-governador de Eduardo Amorim (PSDB).

Algumas conversas estão adiantadas e prestes a acontecer.

Notas

Pode ser julgado – A ministra Laurita Vaz, presidente do STJ, já decidiu que Sergio Moro e João Pedro Gebran Neto agiram perfeitamente. O único que tem de ser investigado pelo CNJ é o plantonista petista “manifestamente incompetente” que causou “perplexidade e intolerável insegurança jurídica”.

0x0

Tudo será examinado – O novo ministro do Trabalho, Caio Vieira de Mello, disse ontem que tudo será examinado no ministério, inclusive, indicações políticas. Segundo ele, “quem tiver capacidade técnica, vai ficar”. Vieira de Mello tomou posse ontem após ser anunciado para o posto na segunda-feira.

0x0

Inquérito dos Portos – A PGR enviou manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF) ontem concordando com o pedido da PF para prorrogar por mais 60 dias o chamado inquérito dos Portos. A investigação mira suposto pagamento de propina ao presidente Michel Temer em razão da edição do Decreto dos Portos.

0x0

Crianças resgatadas na Tailândia – As 12 crianças e o treinador do time mirim de futebol Wild Boars, presos há 17 dias em caverna no norte da Tailândia, foram resgatados ontem à tarde. A operação durou três dias e todos saíram vivos. Os resgatados foram colocados em ambulâncias e levados a hospitais da região.

0x0

Ação dos aloprados do PT – Lula chamou de “aloprados” os petistas que compraram um falso dossiê para torpedear as candidaturas de José Serra e de Geraldo Alckmin nas eleições de 2006. Assistimos à reedição dos aloprados no golpe fracassado do PT para soltar Lula no último domingo (Por Ricardo Noblat, em seu blog).

0x0

Associação apoia delegados – Edvandir Felix de Paiva, presidente da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), disse a O Antagonista que seus colegas que estavam de plantão no último domingo na Superintendência de Curitiba agiram corretamente ao aguardar uma decisão final sobre a soltura ou não de Lula.

Conversando

Jogo político – As manifestações do ex-prefeito Fábio Henrique (PDT), em relação a jogo político de adesão, tem levado ao descrédito até mesmo os seus seguidores.

Maior liderança – Pesquisa interna recente realizada pela própria oposição em Socorro, dá o ex-prefeito José Franco (PSDB) como maior liderança do município.

Fica difícil – Detalhe lembrado ontem à tarde por um líder oposicionista: a forma que Fábio Henrique age e não conseguirá redutos eleitorais para eleger-se deputado federal.

Redução agora – Durante este período de recesso houve uma redução da discussão sobre chapinha ou chapão para mandatos proporcionais na Assembleia Legislativa.

Data da convenção – Segundo informou o pré-candidato a governador pelo PSB, Valadares Filho, a convenção do seu partido deve ocorrer até dia 31 de julho.

Bloco pesado – O pré-candidato ao Senado pelo Partido Pátria Livre, Henri Clay tem um bloco pesado de advogados que lhe faz oposição.

Agora vai? – Bosco Costa está em pré-campanha para deputado federal e não larga Valmir de Francisquinho, que o apoia. Será que agora vai?

Só para ele – O senador Valadares (PSB) vai fazendo campanha primeiro para sua reeleição e depois para tentar emplacar Valadares Filho a governador.

Muita confusão – Ainda haverá muita confusão, até 05 de outubro, sobre as convenções estaduais. Parte das composições ainda estão sem estrutura política forte.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também