12/07/18 - 16:31:35

População em situação de rua comemora parceria entre Prefeitura e Governo

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, e o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), firmaram um acordo que garante 100 tickets de refeição no restaurante popular Padre Pedro às pessoas em situação de rua atendidas pelo Centro de Referência para População em Situação de Rua (Centro Pop). A medida tem sido elogiada e comemorada pelos beneficiados.

De segunda a sexta, o Centro Pop distribui aos seus usuários fichas diárias que dão acesso a refeições no restaurante popular, sendo 80 almoços e 20 jantas. Para o coordenador da instituição, Edilberto Sousa Rodrigues, o município está garantindo a essa população mais um direito. “Essa parceria foi um grande passo dado. Estamos proporcionando a essa população a oportunidade de ter uma alimentação de qualidade. Com isso, estamos efetivando a garantia de mais um direito a essas pessoas”, analisa.

Essa conquista dialoga com as Políticas Públicas de Segurança Alimentar, que tem como perspectiva garantir a todos o acesso à alimentação. Grávida de dois meses, Sandra Lima Ferreira, está em situação de rua há mais de seis anos. Ela é uma das beneficiadas da parceria. “É muito bom. Eu mesma me sustento com o dinheiro que recebo do Bolsa Família. Isso somente no final do mês. Muitas vezes não tenho nem um centavo para comprar comida. Esse auxílio nos ajuda bastante”, ressalta.

Os usuários da unidade da Assistência Social agora podem desfrutar de um cardápio variado e com uma rigorosa segurança alimentar. O representante da população em situação de rua, Cleiton de Oliveira, avalia a parceria como uma medida que, inclusive, ajuda na diminuição no número de furtos ocasionados pela falta de recursos para compra de refeições. “A pessoa que está nesta condição, sem uma moradia fixa, vive diariamente lutando para ter uma vida melhor. Muitos não fazem, ao menos, uma simples refeição no dia. Diante deste desespero, isso faz com que eles recorram ao mundo do crime, cometendo pequenos furtos para comprarem o que comer. Essa iniciativa mostra que a Assistência está se preocupando com esta comunidade e ajuda a diminuir esses furtos”, observa.

Parceria

Essa distribuição do almoço e do jantar para a população em situação de rua da capital sergipana já existia. Mas, devido algumas questões relacionadas à administração precisou ser suspenso por alguns meses. No final do último mês, os governos municipal e estadual se uniram em um acordo para retomada do serviço, que tem como principal objetivo levar mais qualidade de vida às pessoas que vivem em um cenário de alta vulnerabilidade.

Foto: Danilo França

Da assessoria