Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

PSB/REDE “contempla” classe média e juventude! Periferias farão contraponto!

 

Nos dias que antecedem as convenções partidárias para a definição dos pré-candidatos na eleição de 2018 e suas respectivas coligações, um dos assuntos mais comentados é a possibilidade quase que concreta de uma aliança política entre o PSB do senador Antônio Carlos Valadares e do deputado federal Valadares Filho e a REDE Sustentabilidade, liderada em Sergipe pelo médico Emerson Ferreira. O partido da presidenciável Marina Silva (REDE) vinha defendendo abertamente a pré-candidatura de Emerson para o Governo. Se confirmado o acordo com o PSB, ele será candidato na chapa a vice-governador.

E a concretização desta aliança representa mais um êxito do ponto de vista da engenharia política do senador Valadares. Elogiado por uns e criticado por outros, na visão deste colunista ele mais uma vez “saiu na frente” dos demais quando incorporou o discurso da “ética, da moralidade e da ficha limpa”. É evidente que só isso, hoje em dia, não é suficiente para um político vencer a eleição, e qualquer pessoa pode tentar “vender este discurso”, mas já não “cola mais” porque os membros do PSB rapidamente identificaram “the time”, o “tempo da coisa”. E normalmente é bem sucedido quem faz a leitura exata do cenário político.

Por mais que a aliança tenha estabelecido algumas resistências (em alguns quadros da REDE, que defendiam a candidatura própria), ela contempla uma parcela considerável da classe média sergipana e tende a agradar parte da juventude que se identifica com o perfil de Valadares Filho e que vinha apostando na construção política de Emerson Ferreira. O primeiro vem de suas eleições para prefeito da capital, onde seu nome segue aparecendo muito bem, e o segundo que já surpreendeu em 2016, possivelmente sairia da Grande Aracaju com uma margem bem representativa. Na “balança”, PSB e Rede juntos mais somam do que perdem em termos de agrupamento.

E foi a linha política do senador Valadares, seguida por Valadares Filho, que findou sendo decisiva para atrair a REDE que tem posicionamentos ideológicos muito bem definidos. Sem contar que o líder do PSB fortalece ainda mais sua pré-candidatura para mais um mandato no Senado Federal. Em contrapartida, se parte da classe média e da juventude vão seguir este modelo, pré-candidatos ao governo em potencial como o já governador Belivaldo Chagas (PSD) e o senador Eduardo Amorim (PSDB) terão que buscar outras “fatias” do eleitorado.

Em síntese, se o PSB e a Rede juntos contemplam determinado segmento social, pode não significar que vão vencer a eleição, mas consolida um projeto político. Belivaldo e Amorim possuem estruturas maiores e apoios incontáveis, na capital e no interior. O “peso” de ambos está nas lideranças, nos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos municípios onde possuem bases bem definidas. Mas a leitura deste colunista é pontual: talvez as regiões mais periféricas do Estado ou definam ou interfiram diretamente no resultado da eleição deste ano. As “periferias” farão o contraponto a essa aliança construída do ponto de vista ético e ideológico…

Veja essa!

Em nota a REDE confirma a possibilidade de aliança com o PSB, mas ressalta que o “martelo ainda não foi batido”. Há uma preocupação da legenda de não cair na “mesmice” e passar a ser mais uma legenda, junto com as demais.

 E essa!

Para este colunista também pesou a necessidade da REDE de não apenas construir uma proposta política ética e ideológica, mas com condição de disputa e até de êxito nas urnas. É uma forma de “expandir sua ideal”. Leitura acertada e é algo que a “Frente de Esquerda” nunca conseguiu evoluir…

Itabaianinha

O vereador Martins Neto, de Itabaianinha, procurou este colunista para informar que, como membro da REDE, não foi consultado ou questionado sobre uma aliança ou abertura de diálogo com o PSB. Entende que o estatuto do partido não está funcionando adequadamente e lamenta que tenha tomado conhecimento da aliança pela mídia.

Exclusiva!

Uma fonte deste colunista, com residência fixa no Sertão sergipano, pontuou em contato telefônico sobre o “sentimento” de uma parcela considerável do eleitorado na região: “a maioria aposta em Pastor Jony (PRB) para deputado federal, Heleno Silva (PRB) para o Senado e em Valadares Filho para o governo por conta da ficha limpa”. É a tese de que “o discurso colou”…

PSB & PT

O vice-presidente nacional do PT e pré-candidato a deputado federal de Lula, Marcio Macedo, esteve reunido, em Brasília, com a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, o deputado Paulo Teixeira e com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, para tratar de uma aliança nacional do PT com o PSB para a candidatura de Lula à presidência.

PTB

Não procede a informação de que o PTB está prestes a sofrer uma “intervenção” para não compor com o PSB em Sergipe. Um áudio do presidente nacional, Roberto Jeferson, para o presidente estadual, Rodrigo Valadares, que circulou pelas redes, já desmente categoricamente qualquer possibilidade de ingerência no Diretório Estadual e a legenda mantém seus posicionamentos.

Boatos

O senador Valadares usou as redes sociais para criticar a suposta tentativa de ingerência no PTB sergipano. “A todo instante, os que trabalham contra Valadares Filho, temendo o seu crescimento como pré-candidato, disseminam sem sucesso boatos para desqualificar a aliança com a REDE e buscam o PTB para enfraquecer o arco de apoio do PSB. É o jogo duro do sistema para impedir a mudança”.

 PDT

Repercutiu muito no mundo político o comentário feito por este colunista sobre o PDT, liderado no Estado pelo ex-prefeito Fábio Henrique, que se mantem conversando com Belivaldo Chagas, Eduardo Amorim e Valadares Filho, mas que não “fecha” com ninguém.

Outro lado I

Em nota, o diretório estadual do PTT explica que “não se trata de indecisão, indefinição, leilão ou sabedoria, como alguns tentam transmitir de forma maldosa. Somos defensores de partidos fortes e pregamos a fidelidade partidária. A posição do PDT em Sergipe tem sido objeto de muitas explanações da imprensa e nas mídias sociais; muitas delas sem o menor fundo de verdade”.

Outro lado II

“O PDT é um partido que tem história; e pelo respeito ao nosso partido, aos nossos filiados e aos sergipanos, esclarecemos que: por solicitação, e não por determinação, da direção nacional do PDT, iremos aguardar as composições nacionais. O objetivo é o fortalecimento da pré-candidatura de Ciro Gomes à presidência da República, fato que já foi comunicado ao governador Belivaldo Chagas, a quem devemos respeito e atenção pela relação política que construímos”.

Lixo I

O Ministério Público Federal e o Ministério Público do Estado de Sergipe enviaram ofícios à Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), à Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e ao Governador do Estado de Sergipe rejeitando a possibilidade da instalação de usinas para incineração de lixo em Sergipe. Os documentos afirmam que tal medida não condiz com os objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), além de provocar diversos impactos ecológicos, econômicos e sociais.

Lixo II

Os representantes dos Ministérios Públicos, a procuradora da República Lívia Tinôco e o promotor de Justiça Carlos Henrique Siqueira, apontam que a prática é extremamente prejudicial ao meio ambiente. A incineração de resíduos sólidos – que têm diversas origens – pode liberar substâncias que provocam poluição da atmosfera e do solo, bem como dos rios, lagos e lençóis freáticos. A respiração do ar poluído e a ingestão de alimentos contaminados pela população são exemplos dos prejuízos da medida à saúde pública.

Impactos negativos

A prática também traz impactos negativos do ponto de vista econômico ao inviabilizar a coleta de materiais recicláveis, medida comprovadamente sustentável e amparada pela PNRS. Com a incineração, todas as pessoas envolvidas no processo de coleta seletiva e da reciclagem seriam excluídas do processo e perderiam suas fontes de trabalho e renda. Além disso, o não-reaproveitamento de resíduos recicláveis provocaria mais exploração de recursos naturais para a extração de matérias-primas.

CPI do Lixo

“A CPI do lixo era para nascer morta. Essa era intenção da bancada do prefeito. Como não conseguiram impedir, armaram um teatro”.  A afirmação é da vereadora, defensora pública e pré-candidata ao Senado, Emília Corrêa (Patriota), em entrevista à Rádio Xodó FM, com relação ao encerramento dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga os contratos de limpeza urbana na cidade de Aracaju nos anos de 2010 a 2016, entre a Prefeitura de Aracaju e as empresas Cavo e Torre.

Emília Corrêa I

Emília lembrou que as artimanhas para impedir a instalação da Comissão já desenhavam esse destino. “O vereador Vinicius Porto, que passou a ser presidente da Comissão, e o vereador Fábio Meireles, assinaram o requerimento de instalação e tentaram retirar. O motivo? Naquele momento deve ter havido uma convicção, convencimento ou interesse mesmo, mas não conseguiram. A CPI foi instalada, porém, transpirou  omissão e armação”.

Emília Corrêa II

Segundo a Patriota, outro indício de que a CPI era um engodo, foi quando, durante as oitivas, a presidência da Comissão proibiu os vereadores de fazer perguntas aos ex-membros do Departamento de Investigação contra a Ordem Tributária (Deotap), delegado Gabriel Ribeiro e delegada Danielle Garcia, que comandaram as investigações. “Colocaram uma mordaça, calaram a voz do vereador que representa o povo dessa cidade. Outro fato é que excluíram dessas oitivas o ano de 2017, período que gerou o maior número de provas de acordo com as autoridades policias. Aquele cenário foi frustrante”, disse.

Fábio Reis I

O ministério do Desenvolvimento Social publicou, nesta semana, uma portaria em que contempla a solicitação do Deputado Federal Fábio Reis (MDB) de distribuir veículos para auxiliar o Sistema Único de Assistência Social de Sergipe. O investimento será de cerca de R$ 3,3 milhões e a previsão de entrega é entre os meses de novembro e dezembro deste ano.

Fábio Reis II

O deputado Fábio Reis batalhou para conseguir, junto ao ministério, doze micro-ônibus com capacidade para 30 pessoas e quatro veículos. Serão beneficiados com veículos os municípios de Indiaroba, Itabaianinha, Nossa Senhora Aparecida e Pedrinhas. Os micro-ônibus vão atender aos municípios de Aracaju, Frei Paulo, Indiaroba, Maruim, Moita Bonita, Nossa Senhora do Socorro, Pedrinhas, Pinhão, São Cristóvão, Telha, Tobias Barreto e Umbaúba.

João Daniel I

Foi aprovada, no plenário da Câmara Federal a Medida Provisória (MP) 832/2018, a MP do Frete, que define valores mínimos para o frete rodoviário de cargas no país. Em discurso realizado após o resultado da votação, o deputado federal João Lula Daniel (PT/SE) comemorou esta conquista, que para ele é resultado da luta da classe trabalhadora, especialmente dos caminhoneiros de todo o Brasil. A definição de um valor mínimo para o frete era uma das reivindicações dos caminhoneiros que fizeram greve no fim de maio.

João Daniel II 

De acordo com a proposta aprovada, agora caberá à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) definir um valor mínimo para os fretes com base nos custos operacionais totais da atividade. A ANTT deverá publicar os valores duas vezes ao ano. Logo após a aprovação, o deputado João Daniel parabenizou toda a classe dos caminhoneiros.

Assembleia Legislativa

Os deputados estaduais, antes do recesso da Assembleia Legislativa, apreciaram e aprovaram o projeto de lei que altera e acrescenta dispositivos à Lei nº 5.853/2006, promovendo um aprimoramento de atividades prestadas pelo Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde), sobretudo no que pertine à absorção de novos beneficiários pelo atual sistema.

Ipesaúde I

O governo pontua que o Ipesaúde deve ser gerido de forma híbrida, não se afastando dos princípios que regem a Administração Pública, devendo ser competitivo, ágil e eficaz, sob pena de seus concorrentes (planos privados de saúde) atraírem os seus beneficiários a ponto de inviabilizar a sua existência.  Daí em diante, segundo o Executivo, foram promovidas tabelas próprias de remuneração, modernizando a rede de atendimento e os serviços próprios, ampliando a assistência no interior, promovendo o recadastramento dos beneficiários e prestadores.

Ipesaúde II

Segundo o texto, enquanto todos os planos de saúde incluem quem quer que seja, o Ipesaúde não tem sequer o direito de incluir todos os dependentes. A proposta em questão possibilita a inclusão dos dependentes e de servidores das Prefeituras e Câmaras Municipais, além de incrementar as receitas do Ipesaúde, pelo público que apresenta baixa sinistralidade.

Mudanças I

Pela proposta aprovada na Alese, o Ipesaúde poderá celebrar termo de convênio com os municípios do Estado e suas respectivas Câmaras de Vereadores, permitindo o cadastro de seus servidores; as atividades de promoção à saúde e aos serviços de assistência médico-odontológica serão prestados a aqueles que estejam devidamente cadastrados como beneficiários do Ipesaúde.

Mudanças II

Outra mudança aprovada é que o cônjuge, esposa ou marido, a companheira ou companheiro que tenham rendimentos próprios de até três salários mínimos terão o benefício; agora também os descendentes até o máximo de 35 anos, desde que não estejam inseridos nas condições anteriores; outra exigência é que a dependência econômica seja comprovada.

Mudanças III

A partir de agora se considera companheira ou companheiro a pessoa que mantem união estável com segurado ou segurada devidamente comprovada através de decisão judicial ou instrumento público; outra exigência é que esta união seja decorrente de convivência duradoura, pública e continua de um homem e uma mulher, estabelecida com o objetivo de constituição de família.

Contribuições I

É limitada a cobrança de até quatro pensionistas regularmente inscritos como beneficiário-contribuintes do Ipesaúde. Os valores devem sempre observar o grau de sinistralidade conforme recomendação da ANS (Agência Nacional da Saúde) e serão atualizados anualmente bom base na variação acumulada dos últimos 12 meses do Indicador de Preços do Serviço de Saúde FIPE (FIPE Saúde) ou na variação dos últimos 12 meses dos custos com sinistralidade.

Contribuições II

No caso do dependente ser de 0 a 18 anos, o valor é de R$ 83,21;  de 19 a 29 anos passa para R$ 140,17; e de 30 a 35 anos é de R$ 197,10; já no caso dos beneficiários inscritos mediante a celebração de convênios, de 0 a 18 anos o valor é de R$ 83,21; de 19 a 29 anos passa para R$ 140,17; de 30 a 39 anos é de R$ 197,10; de 40 a 49 anos vai para R$ 262,38; de 50 a 59 anos vai para R$ 328,49; e acima de 59 anos será de R$ 394,20.

Carências I

Os beneficiários-contribuintes do Ipesaúde que tiver com sua inscrição cancelada podem retornar, excepcionalmente, sem que haja interrupção da contagem do período de carência conforme o procedimento, de que esse retorno ocorra no prazo de até 30 dias do referido cancelamento, conjuntamente com a imediata regularização quando ao valor devido.

Carências II

O não pagamento dos valores devidos ao Ipesaúde por um período igual ou maior que 60 dias e menor do que 360 dias corridos implicarão na suspensão automática de sua inscrição e, acima desse teto (360 dias), implicará, independente de comunicação, no cancelamento automático de sua inscrição.

Eduardo Amorim I

O senador Eduardo Amorim recebeu com alegria a notícia da nomeação do padre Valdemir Vicente Andrade dos Santos como bispo titular de “Castabala” e auxiliar da cidade de Fortaleza, Ceará, pelo papa Francisco. O padre Valdemir Vicente é vigário geral da Arquidiocese de Aracaju e pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Siqueira Campos.

Eduardo Amorim II

“Hoje, é dia de muito júbilo para nossa Arquidiocese de Aracaju, por ter a graça de mais um filho da terra ser nomeado para exercer este importante papel para a Igreja Católica. Sabemos do trabalho evangelizador do monsenhor Valdemir nas paróquias que aqui passou. A sua dedicação por elas foi significativa para a promoção da Palavra de Deus”, exaltou Eduardo Amorim.

André Moura I

A Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef) esteve reunida com o deputado federal André Moura (PSC), em Brasília. Solicitaram o empenho do parlamentar nos trabalhos para aprovação do Projeto de Lei 7922/14 que dá nova estruturação para Plano de Carreiras e Cargos dos Servidores da Defensoria Pública da União (DPU). Também requisitaram o apoio para nomeação de novos servidores aprovados do último concurso.

André Moura II

O PL dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos dos Servidores da Defensoria Pública da União, fixa o valor de suas remunerações. Segundo a Defensoria Pública da União, o investimento na defensoria pública causa uma democratização e em alguns casos dá celeridade no processo jurídico.

André Moura III

Em razão disso, André Moura por compreender a importância dos Defensores Públicos, principalmente para o aumento no acesso à justiça sem custos, se comprometeu em buscar soluções. “Vou analisar todas reivindicações e procurar meios para conseguir atender, além de dialogar com o Governo e colegas parlamentares”, afirmou o parlamentar sergipano.

Eliana Costa I

O menor de 16 anos de idade que matou a sargento Eliana Costa  poderá ganhar a liberdade no próximo domingo (15), já quem até o momento o caso não foi julgado pelo judiciário. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), 45 dias é o prazo máximo para o internamento provisório, passado este período, o menor será posto em liberdade até que tenha seu processo julgado. A pena máxima estabelecida pelo ECA a ser aplicada em menores é de três anos de apreensão.

Eliana Costa II

O  jovem foi apreendido no dia seguinte da morte de Eliana, no bairro 17 de Março, e levado para a Delegacia de Menor.  Na ocasião, o mesmo confessou friamente ter assassinado a tiros a sargento da Polícia Militar.  Atualmente, ele está internado na Unidade Educativa de Internação Provisória do Governo do Estado (Usipe), onde permanece desde a sua apreensão.

Iara Siriguela I

A representante de Sergipe, a confeiteira Iara Siriguela é a grande campeã da segunda edição do Programa Batalha dos Confeiteiros, apresentado pelo chef Buddy Valastro, na Rede Record. A final do Programa aconteceu nessa quarta-feira (11) e Iara assistiu ao último episódio no Salão de Festas Selma Duarte, em Aracaju, ao lado de familiares, amigos e alguns fãs.

Iara Siriguela II

A representante de Sergipe conquistou o prêmio com um bolo que traduziu o seu maior sonho, que é o de trabalhar na Confeitaria do Buddy em São Paulo. Neste bolo ela representou a história da família e dos amigos através da literatura de cordel, também colocou a capital sergipana em destaque, com suas araras e cajus.  No bolo também tinha caranguejo, tinha siriguela (sua fruta preferida), até a Confeitaria Carlo’s Baker ela fez no bolo.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também