13/07/18 - 06:14:57

CRESS Sergipe apresenta minuta de PL que insere assistentes sociais nas escolas

CRESS Sergipe apresenta minuta de PL que insere assistentes sociais nas escolas a vereador de São Cristóvão

A campanha “Assistentes Sociais nas escolas: Eu digo SIM”, está a todo vapor. Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira, 12, conselheiros do CRESS Sergipe apresentaram uma minuta de Projeto de Lei que regulamenta a inserção dos/as Assistentes Sociais nas escolas da rede pública municipal de São Cristóvão ao vereador do município, Paulo Junior.

O parlamentar se colocou à disposição da categoria e firmou o compromisso com o CRESS Sergipe de apresentar a proposta na Câmara Municipal de São Cristóvão.

A conselheira presidente do CRESS Sergipe, Joana Rita Monteiro, destacou que o conselho, enquanto autarquia pública cuja principal função é defender o exercício profissional do/a assistente social, permanecerá em diálogo com o vereador Paulo Júnior a fim de acompanhar a tramitação do Projeto de Lei.

“Diante deste importante passo dado hoje, fazemos um chamado aos/às profissionais de serviço social, sobretudo os/as que atuam no município de São Cristóvão: de se somar ao CRESS Sergipe no sentido de dialogar, articular, e se for necessário, pressionar os vereadores da cidade para que eles aprovem nosso projeto”, avaliou Joana.

“Além de abrir novos postos de trabalho para nossa categoria, a inserção dos/as assistentes sociais nas escolas interfere diretamente na qualidade da educação pública, por isso este é um tema de interesse de toda a população”, completou o conselheiro Helenilton Dantas, que também esteve na reunião.

A conselheira Claudia Itatiana reforçou a importância de se ter uma legislação que assegure a inserção da categoria nas escolas. “Ter uma lei aprovada e sancionada, significa que, independente do gestor, a presença de nossa categoria nas unidades escolares deverá ser mantida”, apontou Cláudia.

Campanha

Lançada pelo CRESS Sergipe em meados de 2017, a campanha permanente “Assistentes Sociais nas escolas: Eu digo SIM” tem o objetivo de fortalecer a luta pela inserção dos profissionais de serviço social na rede pública de educação.

“As escolas são a principal porta de entrada dos problemas sociais vivenciados pelos estudantes. Portanto, ter profissionais de Serviço Social atuando no cotidiano destes equipamentos públicos é muito importante para identificar e prevenir e enfrentar violações de direitos nas comunidades, a partir de ações educativas, sobretudo entre os estudantes” avaliou a presidente do CRESS Sergipe.

Outro aspecto apontado pela conselheira Claudia Itatiana é a promoção da articulação das políticas públicas. “Com a presença de profissionais do serviço social, a política de educação estará muito mais articulada com outras políticas, pois nossa categoria atua, entre outras frentes, levando as demandas dos cidadãos para propiciar o acesso às políticas públicas e aos direitos sociais”, completou.

Por Débora Melo

Foto assessoria