13/07/18 - 06:47:56

João Daniel participa de posse da nova diretoria de grêmios escolares em Itabaiana

Duas novas lideranças foram empossadas na diretoria dos Grêmios Escolares dos Colégios Estaduais Murilo Braga e Eduardo Silveira, no município de Itabaiana. Os estudantes João Vitor e Júlia Sampaio, respectivamente, estarão à frente da direção desses dois grêmios nesta gestão. A solenidade de posse aconteceu na noite desta quinta-feira, dia 12, no Colégio Murilo Braga. O deputado federal João Lula Daniel (PT) esteve presente ao ato e ressaltou a importância e o papel da juventude na construção de uma escola participativa.

“A juventude tem um papel fundamental na construção de uma escola libertadora, participativa, de uma escola viva”, disse. Em sua fala, o deputado João Daniel também destacou o papel da juventude na luta em defesa da democracia e na luta contra o golpe atualmente em curso no Brasil. “Sabemos a importância de vocês, jovens lutadores, e a história tem nos mostrado a importância de novas lideranças forjadas a partir da luta que nasce na escola, nos grêmios, no movimento estudantil, a exemplo da Uses”, completou.

Durante a solenidade de posse, os estudantes debateram sobre o papel da educação pública e o diretor do colégio Murilo Braga, professor Luan Ribeiro de Souza, também ressaltou a importância do Grêmio Escolar. Na oportunidade, os estudantes e suas representações da Uses também debateram o papel da luta dos estudantes pela melhoria da escola. E, entre as conquistas já alcançadas, está a reforma do Murilo Braga, escola referência em Itabaiana e na região.

“Foi um momento em que conversamos com eles também sobre a conjuntura política nacional, a aprovação da Emenda Constitucional 95, que paralisou os investimentos pelos próximos 20 anos em setores essenciais, como educação, e a importância da luta da juventude para a construção de um projeto de educação pública no Brasil e, principalmente, a luta pela derrubada da Emenda Constitucional 95, que afeta diretamente a educação”, disse João Daniel.

A posse também teve a participação do secretário de estado do Meio Ambiente, Olivier Chagas; da presidenta da União Estadual dos Estudantes Secundaristas (Uses), Lizandra Dawanny; da diretora regional da DRE 3, Daniela Santana, dos vereadores Ivoni Andrade e Sinvaldo Góis; o presidente do Rotary Club Nova Geração de Itabaiana, Olivério Chagas; e vários estudantes.

Foto: Luiz Fernando

Por Edjane Oliveira