Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

PSD de Belivaldo apoiará Alckmin e PT pode formalizar aliança com PSB!

Cada vez que se aproxima o período das convenções partidárias vão se intensificar as informações em torno de legendas que farão alianças, de gente que não aparece e será candidato e de nomes dados como “certos” que não entrarão na disputa. Tem também aquele partido que todo mundo acha que ficará em um agrupamento, mas na reta final anunciará outro rumo. Se em Sergipe as indefinições são inúmeras, no Brasil a coisa é ainda mais complicada. Todo mundo vai deixando para definir no último momento.

E a cada aliança nacional, por mais que os partidos em Sergipe normalmente tenham “liberdade” para decidir seus encaminhamentos em suas bases eleitorais. Mas o leitor há de convir que determinadas “alianças” firmadas no País dificultam alguns acordos que possam vir a ser firmados nos Estados e Municípios. A semana está terminando com duas notícias que movimentaram o mundo político nacional: uma é a confirmação que o PSD vai apoiar a candidatura presidencial de Geraldo Alckmin (PSDB).

Outra aliança que promete dar o que falar e que está muito próxima de se consolidar é entre o Partido dos Trabalhadores e o PSB. Em Pernambuco, por exemplo, o Diretório Estadual já definiu apoio incondicional ao PT e os petistas no plano nacional não escondem que têm interesse em formalizar uma aliança nacional, insistindo na teoria de que o ex-presidente Lula, mesmo preso na Polícia Federal em Curitiba (PR), ainda poderá registrar sua candidatura e disputar as próximas eleições.

Essas alianças interessam, e muitos, a nós sergipanos. Aqui por exemplo, o PSD tem o governador Belivaldo Chagas como pré-candidato à reeleição. Se o partido do “galeguinho” formalizar uma aliança com o tucano Geraldo Alckmin, por exemplo, por mais liberdade que ele tenha para fazer composições, não poderá subir no palanque de nenhum outro presidenciável. Seja ele do MDB de Michel Temer, que apoia seu projeto, seja de outra legenda qualquer.

Não custa lembrar que o PSD de Belivaldo vai apoiar o PSDB de Alckmin, que também é do pré-candidato a governador Eduardo Amorim (PSDB). Isso pode resultar em uma grande confusão na cabeça do eleitor. E o que dizer do PT do pré-candidato a senador Rogério Carvalho alinhado no País inteiro com o PSB do pré-candidato a governador Valadares Filho? Em síntese, há muito o que acontecer neste jogo eleitoral. Quem ninguém se precipite nas conclusões, porque as definições estão apenas começando…

Veja essa!

A REDE Sustentabilidade desistiu da aliança que estava se consolidando com o PSB. Nada demais se o partido não tivesse uma linha ideológica que parecia bastante consolidada. Por mais que o pré-candidato a governador, Emerson Ferreira, argumente, pegou muito mal esse recuo…

E essa!

A REDE tinha um discurso de não fazer composições e tentar fazer diferente de qualquer outro partido. Quando abriu a possibilidade de fechar com o PSB, gerou um conflito interno, é verdade, mas perdeu o discurso. O recuo não teve o efeito esperado. O discurso se foi…

Avaliação

Para este colunista, a composição entre REDE e PSB agradava uma parcela considerável do eleitorado. O recuo da aliança com os socialistas foi tardio e o partido perdeu sua identidade. Por mais que discurse, para o povo agora será somente “mais do mesmo”. Isso pode prejudicar os pré-candidatos a federal e à estadual.

Alessandro Vieira

E não adianta Emerson Ferreira tentar justificar dizendo que não havia fechado com o PSB porque o vídeo gravado pelo pré-candidato a senador Alessandro Vieira (REDE) confirmou a aliança. Feita a composição o melhor seria seguir em frente, mas quem decide é a Executiva…

Belivaldo cresce

Este colunista estaria faltando com a verdade se não reconhecesse que o governador Belivaldo Chagas começou a pontuar melhor nas avaliações. Apesar de dar continuidade à gestão ruim de JB (MDB), a “turma” do governo começou a trabalhar. A meta é o segundo turno…

 Amorim cochila

Este colunista já alertou aqui que o pré-candidato a governador Eduardo Amorim precisa mudar seu perfil, precisa empolgar o eleitorado. Ele respondeu que, em nome da ética, vai seguir seu estilo. Para este colunista o tucano está “cochilando” e vendo o “cavalo passar selado”. Depois, depois…

 Valadares incomodam

É também visível nas redes sociais que os adversários focaram no PSB de Valadares Filho e do senador Valadares para tentar desestruturar os socialistas. A legenda precisa de “musculatura” e isso é fato! Não conseguirão ter êxito sozinhos. Mas cada passo deve ser bem avaliado…

PSB firme I

O partido socialista emitiu nota após o recuo da REDE dizendo que “com o visível crescimento de Valadares Filho, várias têm sido as investidas de forças poderosas para impedir a nossa caminhada. Ninguém tirará a nossa bandeira de luta, de coragem e renovação política. Continuaremos firmes na defesa de nossos ideais, da ética, no combate à corrupção, e de uma proposta de governo voltada para o desenvolvimento, afastando a violência, valorizando a causa da saúde, da educação, do emprego, em respeito ao povo, único destinatário de nossas ações”.

 PSB firme II

O partido termina a nota dizendo que “estamos firmes e dispostos a seguir em frente, unidos num só pensamento. Não recuaremos em nosso propósito de trazer uma nova política para vencer o caos, e a reconquista da autoestima dos sergipanos, com a realização de um governo moderno, eficiente e honesto”.

 Machado

O ex-deputado federal José Carlos Machado (PPS) participou do show beneficente em prol do tratamento de Erivaldinho, filho do cantor Erivaldo de Carira, que trata um câncer. O show contou com a participação de diversos artistas sergipanos e teve o objetivo de angariar fundos para custear os medicamentos. “Estive ao lado dos amigos Albano Franco, Amorosa, Márcia (cantora da banda Cintura Fina) e Eugênio, Comodoro do Iate Clube, onde o evento ocorreu. A classe artística sergipana e todos os que colaboraram estão de parabéns pela iniciativa”.

Fábio Viana à frente

Algumas mídias afirmam que Junior Aragão assumiu a coordenação de Jornalismo e comunicação do Senador Eduardo Amorim. A verdade é que Júnior responde pelo Marketing da campanha. Quem comanda o jornalismo é Fábio Viana, que já atua com o tucano há alguns anos e tem a aprovação dos colegas da imprensa.

REDE

Através de comunicado, a REDE informa que, após consulta aos seus filiados e deliberação do Elo Estadual, instância máxima do partido, decidiu por unanimidade pela não coligação com o PSB, optando portanto pela manutenção das candidaturas próprias, dentro do projeto capitaneado pelo pré-candidato ao governo Dr. Emerson.

Caos na Saúde I

A saúde pública em Sergipe passa por uma situação precária. Faltam leitos nos hospitais, faltam equipes de Unidade de Suporte Avançado no SAMU. A SAÚDE que parecia ser bandeira no governo atual, não passou de uma simples promessa de início de gestão, em especial nos 15 primeiros dias. O povo sofre e a gestão não encontra a solução.

Caos na Saúde II

Não custa questionar ao governo do Estado: quantas vagas de Área Vermelha já criou? quantas Unidades de Suporte Avançado do SAMU tem conseguido manter atuando nos finais de semana? A informação é que são 16 ao todo. Será que temos, ao menos, 10 delas funcionando no interior?

Alessandro Lino I

O pré-candidato a deputado estadual Capitão Alexsandro Lino, com 23 anos atuando na Polícia Militar, está focado na elaboração de projetos de ordem geral para beneficiar os agentes que fazem a Segurança Pública de Sergipe e outros voltados para a sociedade em geral.

 Alessandro Lino II

Um dos projetos de sua iniciativa é o que consiste na implantação de policiamento ostensivo efetivo nas regiões de fronteiras do nosso Estado, áreas abandonadas atualmente pelo governo.

Alessandro Lino III

Outra proposta é a reativação do Modelo de Polícia Comunitária, retomando a parceria entre a população e a polícia, baseada na premissa de que tanto a Polícia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas da Segurança Pública, principalmente reativando os Postos de Atendimento ao Cidadão (PAC), que faz a interação “Polícia & Comunidade”.

Alô PMA!

A Prefeitura de Aracaju parou de pagar as indenizações dos cargos Comissionados da gestão João Alves Filho (DEM), inclusive daqueles que não foram indiciados, que não estão sendo investigados. Comenta-se que o valor gira de R$ 1,4 milhão a R$ 2,2 milhões, dinheiro que poderia movimentar a economia da cidade. Os órgãos fiscalizadores permitiram a realização dos festejos juninos, mesmo a PMA com pendências nas verbas de pessoal, desobedecendo uma resolução vigente…

Maria d Carmo I

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) comemorou a aprovação, por parte do Plenário do Senado, da institucionalização da política nacional para atendimento dos pacientes que sofrem do doenças pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A matéria, agora, retorna à Câmara dos Deputados para apreciação. Ela lembrou que o Brasil tem cerca de 13 mil pessoas que sofrem com algum tipo de doença rara, 80% delas origem genética.

Maria do Carmo II

“Participei das discussões com autoridades, com familiares de pacientes e representantes de entidades que representam os portadores dessas doenças para entender a situação e vimos quão difícil é o acesso aos remédios e ao tratamento, que, infelizmente, são bem caros”, disse Maria, ao destacar a importância da medida, considerando o alto custo de medicamentos e até mesmo de pesquisas para avançar na busca por tratamentos e medicações mais assertivas e eficazes.

Emília Corrêa I

“Precisamos afastar os corruptos do poder. Não importa o partido, vamos afastar os corruptos do poder”. Foi com essa afirmação que Emília Corrêa, pré-candidata ao Senado pelo Patriota iniciou a sua entrevista ao radialista Roosevelt Santana, da Radio Princesa da Serra, em Itabaiana, região agreste do Estado.

Emília Corrêa II

Emília afirmou que o Brasil não precisa mudar, o que de fato precisa acontecer é um amadurecimento da mentalidade dos brasileiros que devem acreditar que, com a força que tem, podem fazer um País e um Estado que merecem. “Que o nosso voto, independente da escolha, seja um voto limpo, consciente, em pessoas realmente comprometidas com a coletividade e não com interesses meramente individuais, com foco somente no poder”, disse.

Henri Clay I

O presidente licenciado da OAB/SE e pré-candidato ao Senado, Henri Clay Andrade (PPL), visitou a população ribeirinha do município de Propriá, onde debateu ideias com a classe dos advogados e ouviu os principais reclames dos moradores da região do São Francisco. Ele defendeu a necessidade de mobilização da sociedade em torno de um “pacto” em defesa do ‘Velho Chico’.

Henri Clay II

“Temos que fazer um pacto nacional em defesa do ‘Velho Chico’ e recuperar as culturas que giram em torno dele. O Banco do Nordeste precisa voltar a ter a importância que sempre teve, principalmente para ajudar o pequeno produtor. Sergipe precisa investir na sua vocação econômica”, disse Henri Clay, em entrevista ao radialista Kleber Braga, da Xodó FM de Propriá.

Tem que votar

Durante a entrevista o advogado aproveitou para conclamar a população para que não vote em branco ou anule o seu voto. “Não vamos perder essa oportunidade. Eu poderia estar na minha zona de conforto, mas entendo que nesse momento é muito importante encarar essa missão. Sei que a indignação é grande, mas só mudamos se formos às urnas e votarmos válido. Estou pedindo que analise os pré-candidatos um a um, mas não deixem de votar”, pediu Henri Clay.

Segurança

Ele também falou sobre a questão da Segurança Pública em Sergipe. “É preciso recuperar o estado de tranquilidade. Queremos viver bem em Sergipe e, por isso, não podemos mais nos omitir. O modelo de Segurança Pública é atrasado. Nunca se matou, se prendeu e morreu tanto, diante de tamanha violência. Antes de tudo, tem que se dar melhores condições aos policiais, que são grandes heróis”, pontuou o pré-candidato.

Vera Lúcia I

Após surpreender lançando Vera Lúcia, uma operária, negra e sergipana, como pré-candidata a presidência da república, o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado – PSTU, apresenta pré-candidaturas operárias ao governo de Sergipe.

Vera Lúcia II

Nesta segunda e terça (16 e 17), a presidenciável sergipana volta ao Estado com uma agenda cheia de atividades em Aracaju, Laranjeiras, Carmópolis e no assentamento Merem, no município de Nossa Senhora do Socorro. Para encerrar, na noite de terça, às 18h, o p (artido lançará a chapa completa, com todas as suas pre-candidaturas, de governo, senado e deputados.

Gilvani Alves

Ao governo o partido apresenta Gilvani Alves, até agora a única mulher pre-candidata. Gil é negra, operária e dirigente do sindicato dos petroleiros. Trabalha no campo terrestre de Carmópolis, é reconhecida pela luta contra a privatização e desmonte da Petrobras, em defesa dos empregos e direitos dos trabalhadores e também em defesa dos direitos das mulheres.

Djenal Prado

Para vice, o partido apresenta a pré-candidatura do operário da indústria de cimento, Djenal Prado. Morador do município de Laranjeiras, ele é reconhecido por quase três décadas de ativismo político e sindical. No último período Djenal também teve uma atuação importante junto aos movimentos em defesa do emprego, pelo direito à moradia digna e no recente apoio a greve dos caminhoneiros.

Edvaldo Nogueira

O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu o diploma de conclusão do programa “Accelerating Growt in Brasilian Cities – Special Program for Brazilian Mayors” (em português ‘Acelerando o crescimento das cidades brasileiras’), curso oferecido em uma das mais renomadas instituições de ensino do mundo: a Universidade Columbia, em Nova Iorque. O gestor municipal de Aracaju viajou aos Estados Unidos à convite da organização Comunitas, em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

André Moura I

“Não se pode permitir que adolescentes pratiquem crimes bárbaros como esse que vitimou a sargento PM Eliana Costa, e fiquem impunes”. A indignação partiu do deputado federal André Moura, pré-candidato do PSC ao Senado e autor da PEC da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, já aprovada pela Câmara dos Deputados, ao saber que o autor do crime poderia ser colocado em liberdade, caso não fosse julgado e condenado.

André Moura II

Pelas normas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a internação de menores infratores, antes de uma sentença judicial definitiva, não pode superar o prazo máximo de 45 dias. O parlamentar postou hoje vídeo nas redes sociais da internet no qual voltou a defender proposta.

André Moura III

“Eu serei o senador da Segurança. A maioria da sociedade aprova a proposta de reduzir a maioridade penal, que torna o menor de 16 anos responsável pelos crimes hediondos que praticar, naturalmente, separado dos presos adultos e também os da mesma idade dele”, explicou André Moura.

Redução da maioridade

Na defesa da proposta de redução da maioridade penal, o deputado André Moura lembrou que um adolescente de 16 anos pode ser perfeitamente emancipado pelo pai para constituir uma família, para assumir o controle e gerenciar uma empresa e até para votar em eleições, e fazer tudo isso sem interferência de terceiros. “Nós não podemos oferecer apenas direitos. Temos que também atribuir deveres, obrigações, responsabilidades, no campo penal”, ressaltou.

João Daniel I

Duas novas lideranças foram empossadas na diretoria dos Grêmios Escolares dos Colégios Estaduais Murilo Braga e Eduardo Silveira, no município de Itabaiana. Os estudantes João Vitor e Júlia Sampaio, respectivamente, estarão à frente da direção desses dois grêmios nesta gestão. A solenidade de posse aconteceu no Colégio Murilo Braga. O deputado federal João Lula Daniel (PT) esteve presente ao ato e ressaltou a importância e o papel da juventude na construção de uma escola participativa.

 João Daniel II

“A juventude tem um papel fundamental na construção de uma escola libertadora, participativa, de uma escola viva”, disse. Em sua fala, o deputado João Daniel também destacou o papel da juventude na luta em defesa da democracia e na luta contra o golpe atualmente em curso no Brasil. “Sabemos a importância de vocês, jovens lutadores, e a história tem nos mostrado a importância de novas lideranças forjadas a partir da luta que nasce na escola, nos grêmios, no movimento estudantil, a exemplo da Uses”.

Somese I

A Sociedade Médica de Sergipe (Somese) informa que, por motivo de força maior, fica cancelada a Ação Saúde Somese. O evento, que estava marcado para acontecer no dia 4 de agosto, ofereceria atendimentos e exames gratuitos à população.

Somese II

A Somese lamenta a não realização do evento e ressalta que a Ação foi um projeto pensado e idealizado a partir da união das Sociedades de Especialidades e com o apoio de voluntários, que tinham como objetivo único e principal facilitar o acesso da população à saúde de qualidade.

Somese III

“Infelizmente, a burocracia e as dificuldades enfrentadas no País, impossibilitam a realização de ações como essa. A Somese reitera seu compromisso com a sociedade e com a classe médica e garante que não vai desistir de projetos que beneficiem à população e garantam acesso à saúde, direito essencial de todos os cidadãos”, diz a nota da entidade.

CRESS I

A campanha “Assistentes Sociais nas escolas: Eu digo SIM”, está a todo vapor. Conselheiros do CRESS Sergipe apresentaram uma minuta de Projeto de Lei que regulamenta a inserção dos/as Assistentes Sociais nas escolas da rede pública municipal de São Cristóvão ao vereador do município, Paulo Junior. O parlamentar se colocou à disposição da categoria e firmou o compromisso com o CRESS Sergipe de apresentar a proposta na Câmara.

CRESS II

A conselheira presidente do CRESS Sergipe, Joana Rita Monteiro, destacou que o conselho, enquanto autarquia pública cuja principal função é defender o exercício profissional do/a assistente social, permanecerá em diálogo com o vereador Paulo Júnior a fim de acompanhar a tramitação do Projeto de Lei.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também