Aracaju, 18 de abril de 2024

PSICÓLOGA LAVÍNIA ARAGÃO ASSUME A DIRETORIA DA FUNESA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Lavínia Aragão assume a diretoria da Funesa

Com anos de atuação na área da saúde em Sergipe, a psicóloga sanitarista Lavínia Aragão Trigo de Loureiro é a nova diretora-geral da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), função assumida nos últimos dias. Diante da nova missão, Lavínia fala da importância do trabalho realizado pelo órgão, que apóia a secretaria de Estado da Saúde (SES) na operacionalização das Políticas de Educação Permanente e Educação Popular em Saúde, por meio da oferta permanente de processos formativos voltados para a qualificação dos trabalhadores, gestores e usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).

Para a diretora, as perspectivas à frente da Fundação são bastante positivas. “A Fundação foi criada com a missão de escola de saúde pública, por isso buscamos dar ainda mais credibilidade aos serviços que executamos. Nossa equipe continuará dando suporte ao Estado, de forma qualificada, nos processos formativos, que são permanentes, diante da dinamicidade do SUS”, diz Lavínia.

A diretora explica, ainda, que a Fundação também tem um papel estratégico no desenvolvimento de ações de promoção, prevenção e proteção à saúde. “Temos os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), as ações de promoção à saúde desenvolvidas pela Brigada Estadual de Combate ao Aedes aegypti e utilização do UBV (Ultra Baixo Volume) – carros fumacê; além do suporte durante as ações do Governo. Esses serviços buscam atender à população de forma satisfatória”, contextualiza.

Na Funesa, a equipe liderada por Lavínia executa atividades estratégicas para o fortalecimento da rede estadual de saúde. “Em minha trajetória profissional na Funesa, já passei por funções de assessoria e coordenação e, nos últimos três anos, estive à frente da coordenação estadual do Núcleo de Educação Permanente e Educação Popular em Saúde da SES. Espero que o meu retorno, enquanto servidora do quadro efetivo da Fundação desde 2010, possa contribuir para que todos nós, juntos, possamos solucionar ou minimizar as possíveis dificuldades, otimizando e fortalecendo não apenas o trabalho desenvolvido, bem como o SUS estadual”, pontua a diretora.

Trajetória

Lavínia Aragão de Trigo e Loureiro é psicóloga sanitarista; professora e pós-graduada em Gestão em Saúde Pública; especialista em processos educacionais na saúde pelo instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês; facilitadora/docente de cursos de especialização desenvolvidos em parceria com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), o Hospital Sírio Libanês, a Universidade Federal Fluminense (UFF); e a Faculdade de Negócios de Sergipe (Fanese). Nos últimos três anos esteve como coordenadora Estadual do Núcleo de Educação Permanente e Educação Popular em Saúde da SES e representante titular por Sergipe da Câmara Técnica de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também