Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Belivaldo confere adequações do Huse para ampliação da Oncologia Pediátrica

7

O governador Belivaldo Chagas, acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Valberto Lima e do superintendente do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), Darcy Tavares, visitou nesta sexta-feira(13), o  Huse com o objetivo de dialogar sobre os resultados das últimas semanas do Sistema Único de Saúde em Sergipe  e conferir de perto as adequações que têm sido realizadas no hospital para a ampliação dos leitos da Oncologia Pediátrica.

“Em visita a algumas alas aqui, determinamos que a Oncologia Pediátrica fosse uma área de prioridade. Visitei o espaço onde ela está hoje e o espaço onde vai passar a funcionar dentro em breve. Vamos deslocar a Unidade Pós Cirúrgica (UPC), que vai passar a funcionar em outro local para ampliar a área de Oncologia Pediátrica. Nós temos aqui 18 leitos e com essas modificações, nós vamos ficar com aproximadamente 30 leitos. Apenas remanejando os setores, numa ação que deve ser rápida e inclusive em função de uma parceria do Estado com a Avosos. Toda a documentação já está pronta. Agora é partir pra questão de ordem prática. A expectativa é de ampliar a Oncologia Pediátrica e com isso também vai ter condições de ampliar para mais 10 leitos, a Oncologia de adultos, explicou o governador Belivaldo Chagas.

Ampliação

Segundo o superintendente do Huse, Darcy Tavares, as adequações na Oncologia Pediátrica trarão maior conforto ao pacientes e uma maior resolutividade.  “Vamos mudar de local, ampliando os leitos da Oncologia Pediátrica. Essa mudança de local nos dá possibilidade de aumentar os leitos, tanto da adulta quanto da pediátrica, destacou.

Ainda segundo o superintendente, a parceria que já foi feita com a Avosos trará as condições para que a mudança aconteça no menor espaço de tempo possível.  “Essa parceria vai nos ajudar nessa reforma, com relação à pintura e pequenas adequações que a gente terá que fazer para o leito infantil. Acredito que dentro de 30 dias, a gente já esteja com tudo isso pronto”, informou.

Unidade Vascular

Durante a visita ao Huse, o governador comentou sobre a ampliação das ações para cirurgia vascular do Hospital Cirurgia, o que deverá esvaziar mais um corredor. “Temos 18 pacientes na área vascular, e recebemos a boa notícia aqui hoje, que o Hospital Cirurgia já vai resolver esse problema, para que a gente possa transferir esses pacientes para lá. Portanto, se a gente consegue tirar esses 18 pacientes para que eles possam fazer as suas cirurgias no Hospital de Cirurgia, menos um corredor que funciona”, frisou o governador.

Para o secretário de Estado da Saúde, Valberto Lima, a boa notícia dará mais segmento e mais conforto para o paciente que precisa ficar em observação no Huse. “Com certeza, mais um corredor do Huse será esvaziado com a ampliação das ações do Hospital de Cirurgia, sobretudo na área de cirurgia vascular”.

Já o superintendente do Huse enfatizou as transformações que têm sido realizadas. “Em 90 dias, conseguimos esvaziar o corredor da catástrofe, que acomodava mais de 50 macas, esvaziamos o corredor de trauma I. E agora, com a notícia de que a Cirurgia vai reabrir o serviço de cirurgia vascular, vai nos possibilitar esvaziar mais um corredor aqui no Huse”, pontuou.

Fonte e foto assessoria

Leia também