Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Centro Cultural recebe Circuito Nacional de Canto e Coral

6

O Centro Cultural de Aracaju, unidade vinculada à Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), recebeu neste sábado, 14, a primeira fase do Circuito Nacional de Canto e Coral em Sergipe 2018. As apresentações lotaram o Teatro João Costa, valorizando a tradição do canto coral no estado e mostrando um bom público para programação permanente de concertos por grupos locais e de outras cidades.

“Essa ação move vários setores, inclusive, o turismo e a economia, pois nesta primeira fase há grupos de outros estados que fizeram questão de participar. É uma forma de deixar viva essa tradição. Muito gratificante ter essa parceria com a Funcaju, pois é uma oportunidade da população prestigiar grupos musicais e os corais que fazem parte de nossa história, além de ser um incentivo a essas pessoas que continuam a desenvolver esse trabalho com muito amor e dedicação”, disse um dos organizadores do evento, Messias do Nascimento.

“Além disso, é bom destacar que o Centro Cultural agrega em vários aspectos e um deles é por estar localizado no Marco Zero da capital. É uma forma também de movimentar uma área bastante privilegiada. Ainda teremos aqui mais duas apresentações: uma no mês de agosto e outra em setembro. Espero que esse apoio dure muito tempo”, acrescentou Messias.

A primeira temporada do Circuito Nacional de Canto e Coral em Sergipe 2018 foi aberta com as apresentações do Coral do IBGE/SE; Grupo Vocal Allegro/SE; Coral Maestro Leozirio Guimarães – ASAP/SE; Coral Magnificat – Igreja Batista Memorial/SE; Coral Canto Fraterno – Maçonaria de Sergipe; e o Grupo Blue Jeans – Conservatório de Música/PE.

O regente do coral ‘Canto Fraterno – Maçonaria de Sergipe’, Cláudio Pinto, detalhou sobre a seleção das músicas para a apresentação desta primeira fase. “Nosso repertório é eclético. Porém, ele é voltado para a Música Popular Brasileira, que inclui samba, bossa nova, bolero. Hoje trouxemos uma novidade que é a ‘Nossa Senhora’ versão sertaneja. Imprimimos nossa identidade, com elementos da cultura local dentro da nossa musicalidade”.

A plateia aprovou e vibrou com cada apresentação. “É a primeira vez que eu prestigio um concerto e todos os envolvidos estão de parabéns. Achei bastante interessante a diversidade de ritmos apresentada aqui. Prova disso foi o sucesso que o grupo pernambucano Blue Jeans apresentou. Ações como estas devem ser apoiadas sempre”, ressaltou o moleiro Genivaldo de Almeida.

A primeira fase do Circuito Nacional de Canto e Coral em Sergipe 2018 segue até o dia 15 de setembro com shows de corais de todo o país. “Escolhemos algumas cidades sergipanas para sediar essa primeira edição. Nos dias 11 de agosto e dia 1º de setembro estaremos de volta ao Teatro João Costa, no Centro Cultural de Aracaju para  mais apresentações”, finalizou o organizador Messias do Nascimento.

Da assessoria

Foto: Edinah Mary

Leia também