Aracaju, 12 de maio de 2024
Search

Os alimentos que ingerimos podem aumentar a ansiedade e o nível de estresse, mas também é possível melhorar o humor apenas controlando o que colocamos no prato

au

1 Acelga suíça
Rica em magnésio, o mineral antiestresse, a acelga suíça é uma fonte de antioxidantes que ajudam na prevenção de doenças. O magnésio também tem papel importante no controle dos batimentos cardíacos e no relaxamento dos músculos.

2 Salmão
O salmão é rico em ômega 3, um conjunto de gorduras do qual fazem parte o EPA e DHA – dois ácidos graxos que ajudam no controle do nível de triglicérides e do colesterol e são considerados ótimos alimentos para o cérebro e a memória. É importante buscar alimentos que fornecem esses nutrientes, pois eles não são produzidos pelo nosso corpo.

3 Salsa
Membro da família das cenouras, a salsa é rica em nutrientes, oferecendo vitaminas, mineirais, fibras e fitonutrientes. A vitamina C, em particular, aparece em abundância nesta erva que pode ser um ótimo acréscimo a sucos. Durante os picos de estresse e ansiedade, as reservas de vitamina C são utilizadas, já que o nutriente melhora a imunidade e combate inflamações.

4 Peru
O peru não é apenas uma fonte de proteína, mas também de triptófano, precursor da serotonina e hormônio do bem-estar, que promove sono rejuvenescedor e ajuda a evitar mudanças repentinas de humor.

5 Iogurte 
Cada vez mais a ciência tem mostrado uma ligação entre a saúde intestinal e a cerebral. Os muitos tipos de bactérias saudáveis que habitam nosso intestino podem desempenhar mais do que apenas um papel na regulação do funcionamento do intestino e da função imunológica. A flora intestinal ajuda a enviar mensagens químicas para o cérebro, em especial para as áreas que controlam a resposta ao estresse e ao controle do humor. Garantir uma ingestão saudável de probióticos a partir de alimentos fermentados e cultivados, como o iogurte, melhora a conexão cérebro-intestino.

6 Brócolis
Você sabia que esse superalimento contém mais vitamina C do que uma laranja? Mas por que a vitamina C é tão importante para o humor e a ansiedade? As glândulas supra-renais, responsáveis pela produção de hormônios do estresse, reservam um local de armazenamento para a vitamina C e, durante períodos de intenso estresse e ansiedade, esse nutriente ajuda a produzir o cortisol, um hormônio-chave do estresse. Existem alguns estudos mostrando também que a vitamina C pode ajudar a controlar a pressão arterial.

7 Chá de camomila 
Relaxe no final da noite com uma xícara de chá de camomila, erva conhecida por suas propriedades calmantes e sedativas. Alguns estudos descobriram que compostos nesta planta podem ter um efeito ansiolítico, ajudando a aliviar os sintomas associados à ansiedade. Sabe-se também que ela possui propriedades anti-inflamatórias e anti-espasmódicas, ajudando a relaxar os músculos do intestino e a aliviar os episódios de dores abdominais induzidas pelo estresse.

8 Chá de tulsi
Também conhecido como manjericão sagrado, o tulsi é uma planta valorizada por seus muitos atributos medicinais na Índia. Está em uma categoria de ervas classificadas como adaptogens, que ajudam o corpo a se adaptar às demandas de estresse. O chá de tulsi pode ajudar a diminuir os hormônios do estresse, elevar o humor e promover níveis saudáveis de energia.

PARA EVITAR
1 Doces
Regular a ingestão de açúcar é especialmente importante se você sofre de ansiedade e/ou depressão. Além de sobrecarregar o fígado e contribuir para as reservas de gordura indesejadas, o consumo excessivo de açúcar pode aumentar a produção de adrenalina pelo corpo e os hormônios do estresse que não são controlados podem sobrecarregar as glândulas supra-renais e contribuir para a ansiedade.

2 Álcool
Enquanto um drink no happy hour com os amigos pode ajudar a aliviar a tensão quando você está sobrecarregado e estressado, exagerar na dose pode provocar sintomas de ansiedade e esgotar os nutrientes no corpo que ajudam a combater as quedas de humor. Beber pode esgotar magnésio e zinco, minerais que desempenham um papel no combate ao estresse e na função imunológica, respectivamente, bem como certas vitaminas do complexo B que promovem o bom funcionamento do cérebro.

Fonte/Foto: globo.com

Leia também