Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Comunidade propõe criação de “Praça das Crianças” em Aracaju

7

Condições atuais da Praça que a comunidade quer ver transformada em “Praça das Crianças”

O Vereador Iran Barbosa, do PT, propôs, através da Indicação Nº 1970/2018, que fosse providenciada a reforma da Praça Dário Ferreira Nunes, localizada em frente à Escola Municipal de Educação Infantil Professora Áurea Melo Zamor, no Conjunto Orlando Dantas, Bairro São Conrado.

De acordo com o parlamentar, a comunidade está defendendo que a reforma do logradouro seja feita adotando uma concepção que priorize o espaço público como um ambiente acolhedor, voltado para o atendimento das necessidades de convivência e de lazer das crianças, por isso, a proposta já foi batizada como “Praça das Crianças”.

“Pais, mães, docentes, direção e funcionários da Escola Municipal estão se valendo do mandato que eu represento para que possam reforçar o conteúdo do ofício direcionado à Administração Municipal de Aracaju, no dia 14 de junho, tombado sob o protocolo geral n. 2018/31295, que contém o pedido da comunidade”, explicou Iran.

“As praças são espaços de lazer, sendo um local de convivência, por isso que defendo constantemente a revitalização e manutenção desses espaços públicos”, acrescentou.

A proposta “Praça das Crianças”

A comunidade da EMEF Professora Áurea Melo Zamor foi a responsável pela elaboração do abaixo-assinado, que coletou assinaturas da sociedade em geral.

O documento destaca que atualmente, por estar muito danificado, abandonado e mal utilizado, o local é conhecido como “Praça da Maconha”, devido ao seu desvio de finalidade, situação que não permite que aquele espaço público cumpra a sua função social.

Além de tentar superar essa marca estigmatizante do logradouro, onde a comunidade associa a Praça a um espaço para consumo de drogas, a busca de uma nova designação para o local – “Praça das Crianças” – relaciona -se ao fato da necessidade da execução de um projeto arquitetônico, na localidade, que considere as crianças enquanto sujeitos de direitos, planejando-a como um espaço de lazer infantil.

De acordo com a professora Sandra Beiju, a escola desenvolve projetos pedagógicos que permitem interações entre as crianças e a natureza e a Praça deve ser parte integrante deste desafio da comunidade e da unidade de ensino.

“Reivindicamos que o Prefeito Edvaldo Nogueira reforme a nossa praça, tornando-a um espaço adequado ao brincar infantil. Uma praça na qual possamos desenvolver atividades lúdicas, uma praça que estimule a convivência comunitária. Praça junta e une pessoas, praça humaniza”, expressou a professora, que é uma alfabetizadora de gerações de alunos na rede pública de ensino e articuladora da iniciativa.

O mandato do Vereador Iran Barbosa, além da Indicação apresentada na Câmara Municipal de Aracaju, protocolou ofícios nos gabinetes do Prefeito e da Vice-Prefeita, com a finalidade de reforçar o pedido e agilizar o seu atendimento.

Por Valesca Montalvão

Foto assessoria

Leia também