Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Curta-SE 18 Afrodite começa na próxima segunda-feira, 23

6

A 18ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE) acontece de 23 a 27 de julho em Aracaju (SE), sob o tema Afrodite, em alusão ao cinema feminino negro. O evento, que busca fomentar o audiovisual no Estado, oferece um ampla programação gratuita com abertura oficial no dia 23, no Teatro Tobias Barreto (TTB), às 19h30, e ao longo da semana no Cinema Vitória em diversos horários.

Na primeira noite, no Teatro, o público poderá contar com apresentação da Orquestra Sinfônica de Sergipe e Coro Sinfônico, homenagem especial a Everlane Moraes (SE) e Renata Martins (SP), além da exibição da 1ª Mostra Informativa Web série “Empoderadas”, de direção de Renata Martins.

Já a partir da terça-feira, 24, toda a programação passa a acontecer no Cinema Vitória, onde será dado início às mostras competitivas do Curta-SE, às 14h, com a exibição dos Trailers e Videoclipes selecionados. Em seguida, às 15h, o Festival promove uma roda de conversa com Renata Martins e diversas realizadoras locais para discutir a participação das mulheres no audiovisual. Ainda no mesmo dia, às 18h30, acontece a Mostra Competitiva de Curtas Sergipanos, com seis produções locais, e a 1ª Mostra Informativa de Longas, às 20h, que apresenta o documentário ‘Cuba, o amor, o tempo’.

Na quarta-feira, 25, a programação também vai dar espaço às crianças com a tradicional Mostra Festivalzinho. Este ano, os pequenos irão conhecer a animação dirigida por Alex Colls, ‘A Tropa Trapo na Selva do Arco Íris’. No período vespertino, serão exibidas a 1ª Mostra Competitiva de Curtas Iberoamericanos, às 14h, e outras duas Mostras Informativas de Longas, às 17h30 e 19h, com os filmes ‘O caso do homem errado’ e ‘Praça Paris’, respectivamente.

O penúltimo dia do Festival, 26, também irá oferecer uma rica programação. Iniciando as exibições da quinta, às 14h, com a Mostra Acessibilidade, o Curta-SE abrirá suas portas para incluir pessoas com deficiência visual e auditiva ao mundo do cinema de forma acessível, com a presença do vereador de Aracaju e deficiente visual, Lucas Aribé. Além disso, o público também poderá conferir a 2ª Mostra Competitiva de Curtas Iberoamericanos, às 16h, e ao filme ‘Alguma coisa assim’ na 5ª Mostra Informativa de Longas, MIX SE, às 19h.

Os resultados das votações das mostras competitivas do Festival, que conta com o patrocínio bronze da Seguros Unimed, serão divulgados na sexta-feira, 27, às 19h30, na Cerimônia de Premiação do Curta-SE 18, no Cinema Vitória, para entrega das premiações e do troféu Ver ou Não Ver. O Curta-SE Afrodite ainda promoverá exibições audiovisuais em dezembro deste ano, realizando duas mostras informativas no município de São Cristóvão (SE).

Apoio

Através da Lei de incentivo à Cultura, o Festival tem patrocínio bronze da Seguros Unimed; apoio cultural do Sebrae, Cinema Vitória, Tag.i, Inova Produções, Secult-SE e da Casa Curta-SE. A realização é da AVBR Produções e da Secretaria do Audiovisual/Ministério da Cultura.

Fonte e foto Assessoria de Comunicação – Casa Curta-SE

Leia também