Aracaju, 16 de abril de 2024

EDVALDO NOGUEIRA REASSUME COMANDO DA PREFEITURA DE ARACAJU

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
5

O prefeito Edvaldo Nogueira reassumiu a gestão municipal, na noite desta segunda-feira, 16, em cerimônia, em seu gabinete, no Centro Administrativo Aloísio Campos. Por 11 dias (entre 5 e 16 de julho), Aracaju foi gerida pelo presidente da Câmara, vereador Nitinho Vitale. Neste período, Edvaldo esteve fora do país, em viagem aos Estados Unidos, onde participou do programa “Acelerando o crescimento das cidades brasileiras”, curso oferecido pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque.

“Foi bastante importante este curso, pois, pela primeira na história, Aracaju foi escolhida para participar de um momento de discussão sobre as cidades num ambiente tão relevante quanto a Universidade de Colúmbia. De modo que retorno ao comando da administração municipal, com muitas ideias, com reafirmação das convicções do nosso planejamento para a cidade e com ainda mais disposição para trabalhar pelo desenvolvimento e progresso de Aracaju”, afirmou o prefeito.

Na cerimônia, Edvaldo fez um agradecimento especial ao vereador Nitinho Vitale. “Obrigado pelo trabalho. Fui tranquilo viajar, porque sabia que a Prefeitura estava em boas mãos. Fico muito feliz pela Câmara poder assumir este espaço, pois estreita os nossos laços. O trabalho numa cidade é conjunto, por isso é tão importante a contribuição de todos. Nitinho correspondeu às expectativas. Tem talento, garra e capacidade”, ressaltou.

O presidente da Câmara agradeceu a oportunidade. “Só tenho a agradecer a todos. A equipe da Prefeitura é maravilhosa. Como presidente do Poder Legislativo, agradeço a gentileza”, declarou Nitinho.

A viagem

O curso na Universidade de Columbia é uma iniciativa inédita que ofereceu aos prefeitos brasileiros e a diversas lideranças públicas, privadas e especialistas da gestão pública, ferramentas necessárias para solução de problemas e aprimoramento de resultados. Com foco em liderança, inovação e governança, o treinamento abordou temas como parcerias inovadoras, ética pública, desenvolvimento da força de trabalho, cidades inteligentes, democracia digital e sustentabilidade.

A troca de experiências foi considerada muito valiosa pelos participantes do curso na Universidade. Um dos palestrantes convidados, o prefeito de Los Angeles, Eric Garcetti, explicou, por exemplo, como foi a reforma da estrutura policial da cidade – a segunda maior dos Estados Unidos –, que está conseguindo superar uma dura imagem e tornando-se modelo para o país. Outro convidado, o ex-vice-prefeito de Nova Iorque, Stephen Goldsmith, falou sobre smart cities e compartilhou com os participantes alguns aprendizados de seu tempo como prefeito.

Os participantes puderam entender, também, sobre desafios atuais para a gestão pública, como o uso das mídias sociais, apresentado por Alexis Wichowski, secretária de Imprensa e consultora sênior de Comunicações no Departamento de Serviços de Veteranos de Nova Iorque. Entre os pontos abordados pela especialista, estava formas de fazer diferença usando mídias sociais, despersonalização das mídias para o bem público, além de compartilhar as melhores práticas e lições aprendidas.

“Foi uma experiência única. Discutimos temas atuais do poder municipal e tive contato com o que há de mais moderno para as cidades. Tratamos de planejamento, de busca de soluções para a área pública. Foi bastante produtivo. Como tenho afirmado, as cidades serão o grande motor do desenvolvimento do século XXI”, comentou Edvaldo.

ONU

Além do aperfeiçoamento das práticas de Gestão Pública, os prefeitos membros da FNP – Edvaldo é um deles – estiveram na Organização das Nações Unidas (ONU) para convidar o secretário-geral da entidade, Antonio Guterres, para participar do 5º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS). O grupo foi recebido na sede da ONU, em Nova Iorque, pela vice-secretária-geral da Organização, Amina J. Mohammed.

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), ferramenta de planejamento estratégico para o alcance das metas da Agenda 2030, serão o tema central do 5º EMDS. “O que estamos discutindo mostra a importância que os prefeitos têm nesses objetivos. Para nós, essa agenda urbana é chave, é muito importante. A questão é como operacionalizá-la”, ponderou Amina.

Participaram dos cursos prefeitos de diferentes características regionais e territoriais que fazem parte da rede do Programa Juntos e da rede de parceiros da Comunitas. São eles: , de Teresina (PI); Rodrigo Neves, Niterói (RJ); Jonas Donizette, Campinas (SP); Edvaldo Nogueira, Aracaju (SE); Raquel Lyra, Caruaru (PE); Paula Mascarenhas, Pelotas (RS); Duarte Nogueira, Ribeirão Preto (SP); Carlos José Gama Miranda, Paraty (RJ); Miguel Coelho, Petrolina (PE); Renata Sene, Francisco Morato (SP); , ex-prefeito de Pelotas (RS) e Veveu, ex-prefeito de Sobral (CE).

Além dos chefes do poder executivo municipal e de lideranças empresariais, o curso também contou com a participação do secretário de Gestão da Prefeitura de São Paulo, Paulo Uebel; secretária de Planejamento, Modernização da Gestão, Orçamento e Controle da Prefeitura de Niterói, Giovanna Victer; secretário de saúde de Santos, Fábio Ferraz; e o secretário de Negócios Jurídicos de Campinas, Silvio Bernardin.

Também participam especialistas parceiros da Comunitas, como Ilona Szabó, cofundadora e diretora-executiva do Instituto Igarapé; Guilherme Mercês, economista-chefe da FIRJAN; Fernando Schüler, cientista político e professor do Insper; Fernando Veloso, especialista em segurança pública; e Gilberto Perre, secretário-executivo da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).

Foto Marco Vieira

Por Valter Lim

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também