Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Governistas preparam a “festa”, mas estão esquecendo os “convidados”!

Da próxima sexta-feira (20) até o dia 5 de agosto é o período fixado pela lei eleitoral para a realização das convenções partidárias, quando as legendas decidem possíveis coligações com outros partidos e quando definem os candidatos que irão disputas as próximas eleições para os cargos de presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador (duas vagas), deputados federais e estaduais. É um momento mais importante que antecede o início da campanha eleitoral. Um erro de estratégia neste momento pode ser fatal quanto ao resultado final do pleito.

Antes desse período, tudo o que aconteceu, muito do que se falou acaba ficando em um segundo plano. É neste período que os acordos políticos são definidos. Quem é adversário até agora pode continuar assim, mas também, a depender das particularidades de cada eleição, e dependendo dos interesses em jogo, poderemos nos deparar com situações inusitadas, onde legendas que se criticavam, onde líderes que se condenavam possam compor uma mesma coligação e subirem em um mesmo palanque. Cabe, neste caso, ao eleitor ter o devido discernimento para fazer essa leitura e escolher a melhor proposta.

Mas faltando pouco tempo para a definição, dentro da estrutura do governo há toda uma preocupação com o projeto de reeleição de Belivaldo Chagas (PSD). Aliados e assessores estão focados em mudar a imagem do governo e em “popularizar” o nome do “galeguinho”. Outra preocupação, além de buscar seu crescimento nas pesquisas, é de definir logo o nome do candidato a vice-governador. Por enquanto o nome em evidência é da vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino (PT), mas ela estaria resistindo às investidas porque, segundo se comenta, tem disposição de disputar um mandato de deputada federal.

Eliane tem família em BSB e estaria disposta a ficar mais tempo da semana na capital federal. A expectativa é que a definição saia até o final desta semana. Pelo visto, com a definição das pré-candidaturas de Jackson Barreto (MDB) e de Rogério Carvalho (PT) para senador, não há muito que se discutir. Mas enquanto os governistas estão preparando a “festa” para anunciar a chapa majoritária e tentar reverter o desgaste administrativo da gestão perante a população, há muito que se fazer para alinhas as coisas na eleição proporcional. Deputados federais e estaduais estão insatisfeitos com a desatenção do governo e com alguns privilégios.

A turma ainda não “estourou” publicamente, mas revela para este colunista: a queixa é que só têm vez no governo a Família Reis e a Família Mitidieri, que dominam as indicações de cargos e acumulam diretorias de órgãos e secretarias. Os demais revelam que só comem o “farelo do bolo” e na destruição de espaços na gestão foram “barrados no baile”. A definição das composições sairá em breve e o “estopim” vai ser se Belivaldo e os demais líderes permitirem “chapinhas” na eleição para federal e estadual. Tem gente que não descarta o rompimento! Ninguém foi chamado até agora. O está preparando uma grande festa, só que estão esquecendo os convidados…

Veja essa!

De um aliado do governador Belivaldo: “todo mundo aqui tem voto e merece ser respeitado. A grande verdade é que a maioria dos aliados parece só servir para apoiar e o bolo fica concentrado entre os Reis e os Mitidieri”!

E essa!

A mesma fonte governista seguiu soltando o verbo dizendo que “nós não aceitamos chapinhas, e se fizerem, não tem problema! Depois cada um toma o caminho que achar melhor”.

Exclusiva!

Por fim, a fonte governista explicou que todos os interessados na eleição proporcional estão acompanhando as definições do governo. “Vão pensando que vão fazer o que querem, que vão ganhar sozinhos. Depois…”, completou.

Bomba!

Outra fonte ligada ao governador entrou em contato com este colunista para falar de outro aspecto importante: “o dinheiro do fundo partidário terá que chegar para os deputados federais e estaduais dos partidos aliados. Até agora, já vamos começar as definições e ninguém nós chamou para tratar de nada!”.

Reunião

Esta segunda fonte governista disse que alguns pré-candidatos já se reuniram e fecharam questão em não aceitar “chapinhas” na base aliada. “Temos um compromisso de não votar nos majoritários se desrespeitarem esse acordo!”.

Rogério não

A explicação é que partidos aliados como o PT e o Podemos insistem em chapinhas para federal e estadual e a turma não aceita. Ameaçam não votar em Rogério e em JB para o Senado e apoiar, informalmente, uma candidatura da oposição ao Senado.

Compromisso

A fonte explica: “tanto Jackson Barreto quanto Rogério Carvalho garantiram para nós que não haveria chapinhas. Foi um compromisso firmado com a gente. Se não cumprirem a gente não vota!”.

Eliane em BSB

Um dos aliados de Belivaldo avalia que Eliane Aquino está apenas fazendo “charminho” diante das investidas para ser vice e que, se eleita, ela poderia assumir o escritório do governo em BSB. “Ela está apenas se valorizando”, disse.

Eliane no Senado?

A mesma fonte chegou a fazer uma aposta: “eu vejo Eliane ganhando tempo e esperando a situação jurídica de Rogério Carvalho. Acho que se ele ficar impedido, ela vai buscar essa candidatura ao Senado” Será?

JB pode reagir

Apesar do forte desgaste do ponto de vista administrativo, aliados do governo acreditam que mais uma vez JB conseguirá reverter a situação desfavorável. Pontuam que ele tem muito carisma e muito respaldo na Grande Aracaju, em especial na periferia.

Senado em cheque

Os governistas que conversaram com este colunista avaliam que a eleição mais disputada em 2018 será para o Senado. “Valadares (PSB) tem o voto consolidado e tem discurso; André Moura (PSC) é uma ‘máquina’ para trabalhar. E ninguém duvide de JB. É difícil de apostar em quem vai vencer”, disse uma delas.

Reis com Diná

Candidata à reeleição, a deputada estadual Goretti Reis (PSD) não será unanimidade no Estado para a família. O sobrinho Sérgio Reis (Podemos) apoia para estadual, na região Sul, a pré-candidatura da primeira dama de Tobias Barreto, Diná (Podemos), esposa do prefeito Diógenes Almeida (MDB).

Sukita

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe julga, na sessão desta terça-feira (17), o ex-prefeito de Capela, Manoel Sukita, na ação penal de crime de corrupção eleitoral (crime de responsabilidade, desvio de verbas públicas e autorização de despesas não previstas em lei). O relator é o juiz José Dantas de Santana.

Reclamação

Semana passada a procuradora eleitoral, Eunice Dantas, chegou a ameaçar denunciar o magistrado junto ao Conselho Nacional de Justiça caso o julgamento fosse mais uma vez protelado. O julgamento deste caso vem se arrastando no TRE/SE desde meados de 2017.

Falando nisso

Ainda sobre o TRE, semana passada o pleno julgou e cassou os mandatos da prefeita de Riachão do Dantas e do prefeito de Areia Branca. Nesse último caso o MPE deu parecer favorável à cassação na ação movida pelo advogado Fabiano Feitosa, contratado pelo candidato a prefeito da cidade, Renato Souza Lima, o “Renato da Eletrônica”.

Graccho Cardoso I

O Ministério Público de Sergipe obteve, na Justiça, a condenação do prefeito do município de Graccho Cardoso, por improbidade administrativa. De acordo com a sentença, José Nicárcio de Aragão, conhecido como Cassinho de Quixabeira, incorreu na espécie descrita no artigo 11 da Lei nº 8.429/92, praticando atos que atentam contra os princípios da administração pública.

Graccho Cardoso II

Nicárcio teve os direitos políticos suspensos por três anos e deverá pagar multa equivalente a trinta vezes o valor da remuneração do cargo de prefeito. Ainda segundo a decisão, as provas documental e testemunhal colhidas na fase instrutória comprovam atrasos superiores a três meses no pagamento dos salários dos servidores públicos municipais, que ficaram “desprovidos de recursos para a satisfação das necessidades básicas”.

Inquérito Civil

Em outubro de 2014, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe (SINTESE) levaram os fatos ao conhecimento do MP, informando também a inexistência de calendário de pagamento para o funcionalismo. Para apurar as supostas irregularidades, a Promotoria de Justiça instaurou o Inquérito Civil, que resultou em ação judicial.

Liminar
Em 2015 uma liminar em mandado de segurança impetrado pelo SINTESE determinou que o prefeito efetuasse o pagamento até o quinto dia útil do mês subsequente, mas a decisão não foi cumprida, fato que se repetiu em relação a uma ordem judicial da primeira instância, que impunha o pagamento dos salários até o dia 30 de cada mês. Alguns acordos foram firmados no sentido de restabelecer a regularidade, mas também não foram efetivados integralmente.

Bosco Costa

O pré-candidato a deputado federal Bosco Costa promoveu um bate papo, nessa segunda-feira (16), no Shopping Peixoto, em Itabaiana, com os produtores de Milho do Estado. Foi uma oportunidade para ouvir as demandas dos agricultores e buscar junto aos Governos e os Bancos melhorias para o segmento que mais  cresce. “Quero me apresentar como um porta voz na defesa dos interesses da categoria”.

Adriana Moraes I

“Anunciamos apoio e vamos caminhar juntos da Capital ao Sertão nestas eleições com o Dr. Henri Clay Andrade, porque devemos escolher bem os nossos parlamentares. E  ele tem essa qualidade de sobra para orgulhar o povo sergipano e do Brasil inteiro”. O anúncio é da ex-conselheira tutelar por dois mandatos consecutivos, Adriana Moraes.

Adriana Moraes II

Atual secretária Executiva do Fórum Estadual de Conselheiros e ex-conselheiros tutelares de Sergipe, Adriana, ao lado do sargento Moraes, vai caminhar com Henri Clay para o Senado e já anuncia que a escolha do segundo nome será ainda mais criteriosa. Ela também foi socioeducadora da Fundação Renascer.

Henri Clay

O pré-candidato ao Senado agradeceu o apoio recebido ao seu projeto político e disseq eu “É com muita alegria que recebemos estas adesões e o nosso propósito agora é receber, até o final desta semana, o apoio de mais de 540 lideranças de todo o Estado”, destacou.

 Valadares I

Para o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) está muito clara a torcida de seus adversários para que a eleição se resuma a uma disputa entre dois campos: “o daqueles que estão do lado do grupo liderado por JB e os que apoiam o grupo de André Moura. O PSB teve o topete de partir para outra via, que a cada dia cresce mais, e sobe para o primeiro lugar do pódio.

Valadares II

“Para evitar que este novo bloco político avance e se consolide em termos de alianças, os outros dois blocos, por uma questão de medo, cada um com suas armas de grosso calibre, atira sem cessar, tendo como alvo o PSB, e, principalmente, apontando em minha direção, sob a ótica de que me alvejando atingem a chapa majoritária como um todo, além de sonharem com uma decisão minha de não me lançar como candidato ao Senado”, acrescenta o senador.

Valadares III

Por fim, o senador disse que “eu e Valadares Filho procuramos sempre elevar bem alto o nome honrado de Sergipe. Essa nossa conduta, sintonizada com a ética, a honestidade e o trabalho, tem causado desconforto, desespero e a inveja de adversários”.

Amorim I

Centenas de jovens de toda Aracaju, participaram de um encontro promovido pela juventude do Partido Republicano Brasileiro (PRB Jovem). O evento aconteceu no auditório do Real Classic Hotel e seguiu com palestras sobre temas importantes e essenciais para o pleito 2018. O senador e pré-candidato ao governo do Estado, Eduardo Amorim prestigiou o evento, e abordou a relevância dessa realização. Especialistas palestraram e discutiram com os presentes em mesas de debates.

Amorim II

“Parabéns aos organizadores. Um evento como esse é fundamental para a conscientização dos nossos jovens. Estou muito feliz e lisonjeado em poder dividir um pouco da minha experiência enquanto político, num bate-papo super descontraído”, afirmou Eduardo. Temas abordados: o papel fundamental dos militantes digitais nas eleições; a influência das redes sociais e o combate ao fake news; e a nova legislação eleitoral com as mudanças para o pleito.

Em São Cristóvão

A convite do amigo e líder Carlos Vilão, Eduardo Amorim também participou de almoço com os acampados do loteamento Rosa do Oeste, localizado na cidade de São Cristóvão. O acampamento existe há quatro anos, comporta 250 famílias e tem como líder do movimento, Olegário Neto. “Feliz pelo convite e por poder ouvir um pouco dos anseios do povo são-cristovense. Um abraço especial ao amigo Carlos Vilão, que sempre nos recebe com muito carinho em sua residência”, disse Eduardo.

Vera e o PSTU I

Após passar pelo Maranhão, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, a sergipana Vera Lúcia, pré candidata à presidência da República pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) está em Sergipe. O giro da pré-candidata pela região tem o objetivo de apresentar o Manifesto “Um chamado à rebelião! Um projeto socialista”, lançado em abril deste ano que reúne as principais propostas do PSTU.

Vera e o PSTU II

“Eu sou nordestina. Estou feliz em debater com o nosso povo seus problemas e suas dificuldades, e apontar uma saída revolucionária. Todo mundo sabe que o Nordeste é a região que apresenta alguns dos piores índices sociais do Brasil. A região onde as mulheres e as LGBTs são mais assassinadas. É a região onde a seca e o latifúndio expulsam milhares de sertanejos de suas terras”, comenta a pré-candidata.

Vera e o PSTU III

“Mas é também a região brasileira que historicamente protagonizou grandes rebeliões, revoltas e insurreições populares. Para acabar com pobreza e a mazela social o povo pobre e trabalhador tem que se levantar, se organizar, fazer uma rebelião e tomar o poder. É esse chamado que estamos fazendo”, explica Vera.

Lançamento

Nesta terça-feira (17) à noite ela participa do lançamento das pré-candidaturas do PSTU em Sergipe. Aqui o partido lança a petroleira Gilvani Alves com pré-candidata ao governo do Estado, tendo como vice o operário de Laranjeiras, Djenal Prado. O PSTU apresenta ainda o petroleiro Clarckson Messias como pré-candidato a senador.

Emília Corrêa I

A vereadora Emília Corrêa (Patriota) demonstra preocupação com o pouco movimento no comércio varejista. Segundo a patriota, apesar dos descontos e preços mais convidativos, clientes estão saindo de mãos vazias dos estabelecimentos. De acordo com parlamentar, o comércio varejista situado, principalmente, nas ruas do calçadão do Centro de Aracaju, vem sendo afetado pela crise. O volume de vendas tem caído e isso acarreta, sobretudo no aumento do desemprego.

Emília Corrêa II

“Com o agravamento da crise, as dificuldades financeiras só aumentam. Muitos tiveram prejuízo e continuam no vermelho, enfrentando sacrifícios e muita burocracia para seguirem com as portas abertas”, ressaltou Emília.

Eleições 2018

No Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, na sala da Presidência, em reunião coordenada pelo presidente, Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, discutiu-se todas as pendências relacionadas à logística das eleições 2018. Participaram os representantes da Polícia Militar, de alguns órgãos do Tribunal, alguns Juízes eleitorais e chefes de cartório. Com esse encontro, o planejamento em relação à logística das eleições fica praticamente concluído.

Urnas

Foram definidos detalhes em relação à distribuição das urnas aos locais de votação: discutiram-se pontos constantes na planilha de distribuição dessas urnas. Ricardo Múcio evidenciou o papel da PM em relação à logística e à segurança das eleições.

Curso

Com o objetivo de repassar orientações sobre a aplicabilidade da Legislação Eleitoral, com foco específico na Resolução 23.553/2017 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – que dispõe sobre arrecadações e gastos de recursos por partidos políticos e candidatos nas eleições 2018, a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) realiza até esta terça-feira (17), o curso “Prestações de contas eleitorais 2018 – Aspectos contábeis e jurídicos – Visão teórica e prática contábil”, no auditório da Faculdade Estácio, em Aracaju.

TCE I

​O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), por meio da Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento (Ecojan), vai promover, nos dias 6 e 7 de agosto, curso de Orçamento Público destinado a prefeitos, vereadores, secretários municipais, contadores, controladores internos e demais servidores públicos. A mediação será realizada por Alaelson Cruz, analista de controle externo II, do Tribunal de Contas.

TCE II

O curso vai apresentar noções práticas e teóricas de como se dá a execução das finanças públicas e dos impactos de uma má administração para a sociedade. O objetivo é oferecer uma visão de todas as etapas do orçamento na administração pública, de modo a atender a coletividade.

 TCE III

O conteúdo programático foi organizado levando em conta as necessidades dos servidores públicos e suas maiores demandas. Aspectos de planejamento, créditos adicionais, receita e despesa pública serão abordados pelo mediador. As inscrições deverão ser efetuadas pelas prefeituras e câmaras municipais, em contato com a Escola de Contas.

João Daniel I

A atenção à cultura também tem sido dada pelo mandato do deputado federal João Lula Daniel (PT). Além do incentivo para o retorno do tradicional Festival de Artes de São Cristóvão (FASC), que teve o impulso inicial do parlamentar, que destinou emendas parlamentares individuais, João Daniel tem incentivado essa área em outros segmentos, a exemplo das filarmônicas, grandes expoentes da cultura em Sergipe.

João Daniel II

A Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, de Itabaiana – a mais antiga instituição musical do país, fundada em 1745 –, realizou, uma reunião para agradecer ao deputado João Daniel o apoio dado a ela. Graças a uma emenda destinada pelo parlamentar, no valor de R$ 100 mil, foi possível que novos e modernos instrumentos fossem comprados. A direção da Filarmônica ressaltou que a aquisição desse instrumental.

João Daniel III

“Ficamos muito felizes em ver aqui estes instrumentos já comprados, material de ótima qualidade, que vêm contribuir para a atuação dessa filarmônica tão tradicional e tão respeitada em todo país. Ver a satisfação de músicos, alunos e seus familiares nos deixa muito satisfeito em estar contribuindo, através do nosso mandato, para a cultura sergipana”, disse João Daniel. Além dessa emenda já paga, há outra, no mesmo valor, cuja proposta já foi aprovada e está apenas aguardando o empenho.

Maria Mendonça I

“O setor turístico é o maior gerador de emprego e renda, o que, naturalmente, o torna um vetor do desenvolvimento”. A constatação é da deputada estadual Maria Mendonça (PSDB), ao ratificar o seu pedido ao Governo do Estado para que adote medidas que visem o incremento do turismo em Itabaiana. “Em 2011, protocolamos na Alese indicações solicitando a implantação de um teleférico e a criação da Casa da Cultura, respectivamente”, disse Maria.

Maria Mendonça II

A deputada destacou, ainda, a sua iniciativa de, anteriormente, junto ao então governador Marcelo Déda (in memorian) ter solicitado ao Governo Federal a criação do Parque Nacional da Serra de Itabaiana, instituição que ocorreu em 2005, através de Decreto. “Solicitamos o teleférico, bem como alternativas de impulsionamento do turismo, sobretudo ecológico, considerando que Itabaiana serve de passagem para a rota turística de Xingó”.

Caravana I

O vice-presidente nacional do PT e pré-candidato a deputado federal de Lula, Marcio Macedo, levou a Caravana “Lula Livre” ao município de Itabaiana para dizer ao povo que o ex-presidente Lula é, de fato, pré-candidato à presidência da República. Marcio ressaltou ainda que a prisão política de Lula é injusta, ilegal e arbitrária. “Lula me pediu para dizer ao povo que ele será sim candidato”.

Caravana II

“Lula, que é o maior líder político do Brasil, vai tirar o país desse caos instalado por Temer e sua turma”, declara Márcio. Também participaram da caravana o presidente do PT de Sergipe e pré-candidato ao senado, Rogério Carvalho, e do deputado federal João Daniel.

Milton Andrade

Ao considerar que política não é profissão e que deve ser exercida por um período determinado com o único intuito de servir à população, o pré-candidato a governador Milton Andrade (PMN) afirma que Sergipe tem hoje uma casta de políticos que fazem da política profissão. “São pessoas que não têm outra ocupação a não ser a política. E esses políticos profissionais quando são rejeitados nas urnas, continuam sobrevivendo às custas do povo em cargos comissionados”, disse Milton.

Edvaldo Nogueira

O prefeito Edvaldo Nogueira reassumiu a gestão municipal, na noite dessa segunda-feira (16), em cerimônia, em seu gabinete, no Centro Administrativo Aloísio Campos. Por 11 dias, Aracaju foi gerida pelo presidente da Câmara, vereador Nitinho Vitale. Neste período, Edvaldo esteve fora do país, em viagem aos Estados Unidos, onde participou do programa “Acelerando o crescimento das cidades brasileiras”, curso oferecido pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque.

Japaratuba I

A prefeitura de Japaratuba desenvolve o projeto “Prefeitura Itinerante”, que terá início nesta quinta-feira (19), e que busca aproximar a gestão pública da comunidade e conhecer os desafios de cada localidade. Os moradores do Povoado Travessão e da Rua Nova serão os primeiros beneficiados com as ações do projeto que ocorrerá durante todo o dia, e, posteriormente, percorrerá outas localidades.

Japaratuba II

Na ocasião, estarão sendo disponibilizados atendimento médico, odontológico, verificação de pressão arterial, Atendimento do Bolsa Família e Cadastro Único, Atividades recreativas e educativas; Aulão de Ginástica Aeróbica, Ação com corte de cabelo, Palestra informativa e educativa, entre outras atividades.

Lara Moura 

“Esta ação itinerante prima pela igualdade no desenvolvimento das ações da administração pública, a fim de contemplar todas as comunidades do município, tornando assim Japaratuba uma terra de oportunidades”, frisou a prefeita Lara.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também