Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Cabeça a cabeça

Os três principais pré-candidatos ao governo de Sergipe estão tecnicamente empatados. Pesquisa do Instituto Dataplan mostra Valadares Filho (13,1%), Eduardo Amorim (12,1%) e Belivaldo Chagas (11,1%) embolados na dianteira. Na rabeira, mas também cabeça a cabeça, estão Dr. Emerson (2,7%), Mendonça Prado (2,7%), Márcio Souza (1,7%) e João Tarentela (1,3%). Milton Andrade (0,5%) carrega a lanterninha da disputa. Esta consulta reafirma o que outras já detectaram: somados, os votos brancos, nulos e os indecisos (54,8%) superam a soma de todos os pré-candidatos (44,2%). A continuar esse empate técnico entre os três principais concorrentes, terá mais chance aquele que se descolar dos demais, a exemplo do que ocorreu na campanha de 2014. Em setembro daquele ano, o candidato a governador Jackson Barreto (MDB) abriu uma frente de 8 pontos percentuais para o adversário Eduardo Amorim (PSDB), derrotando-o ainda no 1º turno.

Perfil da pesquisa

A pesquisa do Instituto Dataplan foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número SE-00196/2018. Realizada entre os dias sete e 10 deste mês, a consulta ouviu 1.202 eleitores em 31 municípios sergipanos. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,8 pontos percentuais.

Condenado de novo

O ex-prefeito de Capela, Manoel Sukita (PTC), corre o risco de passar um bom tempo vendo o sol nascer quadrado. É que o Tribunal Regional Eleitoral o condenou, ontem, a 13 anos e nove meses de cadeia por corrupção eleitoral, desvio de verbas públicas e outras cositas más. Sukita vai recorrer da decisão, mas na condição de ficha suja dificilmente disputará as eleições deste ano. Aff Maria!

Com o lanterna

E o PRTB trocou o líder das pesquisas para governador, Valadares Filho (PSB), por Milton Andrade (PMN), lanterninha da disputa, conforme pesquisado Instituto Dataplan. O dirigente nacional do PRTB, Anderson Camilo, veio de São Paulo só pra fechar o acordo entre as duas legendas. A aliança também é composta pelo PV, que tem Reynaldo Nunes como pré-candidato a senador. Marminino!

Prepare o bolso

Está achando tudo muito caro, pela hora da morte? Pois prepare o bolso que vem mais aumento de preços por aí. O gás natural veicular vai subir 10,44% a partir do próximo dia 1º. Enquanto isso, os salários permanecem congelados e os servidores estaduais ainda recebem a ninharia com atraso superior a 10 dias. Durma com uma fuleiragem dessa! E não esqueça que pra dormir é mais caro. Homem, vôte!

Rasgando dinheiro

Alguém precisa impedir que gestores estaduais continuem fazendo bobagens com o dinheiro público. Quer um exemplo? Depois de ter torrado mais de R$ 5 milhões para reformar um imóvel particular, a Secretaria da Saúde deixou de pagar o aluguel de R$ 150 mil mensais e agora enfrenta uma ação de despejo. E o governo ainda vive se queixando que está com a corda no pescoço. Imagine se não tivesse, né?

Caiu fora

A vereadora aracajuana Emília Corrêa (Patriota) não é mais pré-candidata ao Senado. Segundo ela, o partido desistiu da empreitada porque não encontrou espaço para fazer coligações com outras legendas. Emília também recusou convites para ser candidata a vice-governadora nas chapas encabeçadas por Valadares Filho (PSB) e Eduardo Amorim (PSDB), porem diz que topa disputar uma cadeira na Câmara Federal. Então, tá!

Política velha

Sabe em quem o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) se espelhou para conceber o projeto político-familiar? No velho e ultrapassado coronel maranhense José Sarney (MDB). Aqui, Vavá quer se reeleger e fazer o filhote Vavazinho (PSB) governador de Sergipe. Lá, Sarney sonha em eleger a filha Roseana (MDB) para o governo e o filho Zequinha (PV) para o Senado. Nos dois casos, se encaixa como uma luva o adágio popular “Mateus, primeiro os meus”. Misericórdia!

Crista da onda

De um bebinho, sobre a atuação do vereador Nitinho Vitale (PSD) como prefeito interino de Aracaju: “Edvaldo Nogueira recebeu a Prefeitura na crista da onda. E não poderia ser diferente, pois nos poucos dias em que ele esteve nos Estados Unidos, a capital foi administrada por um surfista da melhor qualidade”. Pode, uma coisa dessa?

Um otimista

O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) está confiante no poder de discernimento dos eleitores. Segundo ele, o cidadão está bem informado e preocupado com a política. “Um dos pontos positivos dessa crise é ver as pessoas atentas e buscando saber mais sobre os candidatos às eleições deste ano”. Tomara!

Recorte de jornal

Publicado no jornal Folha de Sergipe, em 26 de janeiro de 1911.

Resumo dos Jornais

Leia também