Aracaju, 28 de março de 2024

De olho nos concursos; especialista orienta como preparar o psicológico

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
6

Os tempos de crise e a busca por estabilidade financeira tem levado milhares de pessoas a entrar na corrida dos concursos, no entanto, esse caminho não é fácil e exige muita dedicação. Aqueles que enveredam por essa busca abdicam de muita coisa para alcançar o sonho do concurso público. São cursinhos, vídeos online, horas de estudo e muita força de vontade. Para ajudar na preparação, a psicóloga do Hapvida, Lívia Vieira orienta como estudar sem descuidar do equilíbrio para fazer uma boa prova.

“Ter horários determinados para a pausa nos estudos é importante, pois o sistema neuronal precisa de pausas para melhor assimilação. A cada hora que se passa, programar o despertador para uma sessão curta de 2 a 5 minutos de relaxamento, para uma pequena caminhada; procurar se alimentar de forma saudável num intervalo de 3 em 3 horas, procurar dormir, se possível, num tempo contínuo de 8 horas”, explica a psicóloga.

Além disso, é importante desenvolver uma rotina com os horários de estudo, ter um local fixo para estudar e não se exigir demais, concurso exige paciência. Lívia acrescenta que entre as causas do nervosismo podem ser identificados a falta de planejamento, o excesso de cobrança dos familiares, dos amigos, a cobrança pessoal, o estudo excessivo, o descanso insuficiente e a alimentação deficitária.

Para aliviar os níveis de estresse e ansiedade a psicóloga indica que o candidato reserve um momento de descanso e lazer nos meses anteriores. “É importante tirar um dia para o lazer (passeio, cinema, praia, conversar com alguém), e ser consciente do próprio limite procurando priorizar, nessa fase, a resolução de exercícios e controle do tempo”, orienta Lívia Vieira.

DComunicação Estratégica

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também