Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

ENFIM, O BALÃO ESTÁ NO AR

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Há alguns dias, em declaração à coluna, uma fonte legítima considerou que a candidatura da atuante vereadora Emília Corrêa (Patriota) ao Senado seria um “balão de ensaio”. Emilia respondeu exibindo irritação: “minha candidatura será um balão de ar que vai subir alto”. Depois culpou o colunista, porque a fonte ligou para ela e negou que tenha feito a ironia. Julgou-me capaz disso e tirou lá suas conclusões.

O fato é apenas para ser lembrado, sem pretexto de por à tona o que “já morreu”. Hoje se percebe que a tese do “balão no ar” está bem discutida. A vereadora vem sendo lembrada [e conversada] para integrar chapas majoritárias e proporcionais de grupos fortes que disputam e se destacam para o próximo pleito. Teriam lhe oferecido a vice em algumas conversas e a possibilidade de disputar a Câmara Federal.

A vereadora Emília Corrêa demonstra posições coerentes e faz um discurso voltado às camadas sociais mais carentes. É corajosa e não demonstra se dobrar com facilidade. A sua pré-candidatura solo ao Senado, por uma sigla que não estava em alianças e não tinha outros nomes majoritários, parecia uma utopia. Não era. Na falta de políticos da estirpe de Emília é natural que o sonho chegue a superar a realidade.

Quando tem à frente chance de disputar vagas na Câmara Federal e até ser vice de um candidato a governador, Emília caiu na real e tremeu nas bases. Tanto que, com a responsabilidade que tem perante seus compromisso de ordem política, não se definiu e pensa o que será melhor também para o eleitorado que a pôs na Câmara Municipal. O presidente estadual do Patriota, João Nascimento, é simpático a uma composição com o PSB do senador Antônio Carlos Valadares.

Apenas para mostrar a simpatia de João por Valadares, foi ele quem sugeriu o café da manhã de sábado passado, no apartamento do senador, exatamente depois de sair, na sexta-feira, de uma reunião demorada com aliados do seu partido, no gabinete do senador Eduardo Amorim. O que resta agora é Emília declarar se topa disputar a Câmara Federal e começar a campanha, já que ela decidiu esquecer o convite para vice.

BELIVALDO CONVERSA POLÍTICA

O Belivaldo Chagas (PSD), em sua agenda corrida em Brasília, encontrou tempo para uma conversa com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi.

Em pauta, o desejo que o PDT permaneça na base aliada.

SUKITA MANTÉM CANDIDATURA

Manuel Messias Sukita disse ontem que recebeu o resultado do julgamento no TRE com naturalidade. Vai recorrer ao TSE e mantém sua pré-candidatura a deputado federal.

No TRE, Sukita foi condenado a 13 anos de prisão e está inelegível.

A PARTIR DE AGORA EM BRASÍLIA

Ao recorrer, o processo condenatório de Sukita vai para o TSE que fará julgamento em segunda instância. A decisão em Brasília é que pode complicar.

Sukita diz que confia na Justiça e manterá sua pré-campanha a deputado.

O QUE PENSAM OS CANDIDATOS

Os demais candidatos da oposição a deputado federal torcem para que Sukita se torne inelegível, porque ele é um nome que tem potencial de votos significativo.

Já tem muita gente fazendo contas.

CONVITES A EMÍLIA CORRÊA

A vereadora Emília Corrêa (Patriota) recuou da ideia de disputar o Senado e avança na possibilidade de ser candidata a deputada federal.

Ainda não decidiu, mas seu partido deve coligar-se com o PSB.

DISPUTA PELA VICE

O senador Eduardo Amorim (PSDB) disse que seu grupo tem vários nomes que podem ser escolhidos para disputar o mandato de vice-governador.

A vereadora Emília Corrêa seria um deles.

CONVERSA COM PATRIOTA

Na sexta-feira, Eduardo teve uma única conversa com o presidente do Patriota, João Nascimento, e outros membros do partido, para uma composição com seu bloco.

Dessa reunião, Emilia não participou, mas pessoas ligadas a ela estiveram lá.

AGORA TERIA REJEITADO

Segundo João Nascimento, em nenhum momento foi tratado sobre a candidatura a vice da vereadora. O que teria ocorrido em outros contatos com Emília não sabia.

Para Emília, “pelo contexto da coligação não tinha como justificar a sociedade”.

VALADARES AGIU RÁPIDO

No sábado, Emília e João tomaram café da manhã com o senador Valadares, que fez proposta para que ela disputasse a Câmara Federal em composição com PSB.

Emília ainda não deu resposta, mas se mostrou interessada.

PSB VÊ BOA CHANCE

Filiados ao PSB estão animados e vê uma “enorme possibilidade” de o Patriota fazer uma composição com Valadares e ter Emília como deputada federal.

Emília ainda não se definiu, mas isso pode ocorrer ainda esta semana.

FÁBIO VAI À CONVENÇÃO

Fábio Henrique (PDT) viaja a Brasília para participar da Convenção Nacional da sigla, que aprovará o nome de Ciro Gomes a presidente da República.

Carlos Lupi, presidente do PDT, se reúne amanhã com delegados de todos os Estados.

ENCONTRO COM BELIVALDO

Por citar Fábio Henrique, ele teve encontro reservado com Belivaldo Chagas, na semana passada e o deixou à vontade em relação aos cargos indicados pelo PDT no Governo.

Explicou que neste momento o PDT em todos os Estados não tratou de composição.

DECISÃO DA DIREÇÃO NACIONAL

As composições do PDT, por determinação de Carlos Lupi, presidente nacional, só serão feitas depois do lançamento de Ciro Gomes a presidente, na sexta-feira.

A prioridade é com legendas que apóiem Ciro nos Estados.

PREOCUPAÇÃO NO DEMOCRATAS

Alguns filiados do DEM se mostram desanimados com a campanha que o partido faz ao Governo. A legenda não conseguiu montar uma única composição.

Boa parte defende aliança com outras candidaturas.

ROGÉRIO MANTÉM CARAVANA

Pré-candidato ao Senado, Rogério Carvalho (PT), vai continuar com a caravana Lula Livre, para levar aos sergipanos a “mensagem de esperança que Lula vai ser solto”.

Além de mostrar “que o Brasil pode voltar a ser feliz de novo”.

MESA DE PESO NO CARLINI

Segunda-feira passada jantaram no restaurante Carlini, no Mooca, em São Paulo, o ex-ministro Nelson Jobim, Andréa Matarazzo, José Serra e Albano Franco.

Uma mesa descontraída em que se tratou de economia, política e amenidades.

COMENTÁRIOS FORTES CIRCULAM

Alguns comentários circulam fortes em torno de desistências de candidatos majoritários. Se acontecer haverá uma modificação grande no cenário político.

Até 30 deste mês pode-se experimentar novos nomes em chapas fortes.

AINDA A MAIOR PREOCUPAÇÃO

O momento político é de preocupação. Uma delas pela indiferença do eleitorado com o pleito e a outra o alto custo do apoio de lideranças da capital e interior.

Até o momento os órgãos de segurança não atuam nesse mercado.

Notas

Marina arrecada recursos – A Rede lançou ontem página que arrecadará recursos para financiar a campanha da pré-candidata do partido à Presidência, Marina Silva, nas eleições de 2018. No site, poderão ser feitas doações de valores a partir de R$ 10, que podem ser pagos com cartão de crédito ou boleto bancário.

0x0

Acordo para atos de apoio – Fiéis do lulismo acampados perto da PF em Curitiba e moradores da região assinaram termo de acordo que limita atos de apoio a Lula nas proximidades, informa. O documento foi firmado ontem, em audiência de conciliação no TJ-PR, por representantes de PT, CUT, OAB, MBL e prefeitura de Curitiba.

0x0

Abaixo-assinado contra posse – Um abaixo-assinado para que o ministro Dias Toffoli não assuma a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) já recebeu mais de 228 mil assinaturas. O autor da campanha é o jurista Modesto Carvalhosa. Ele divulgou o abaixo-assinado através dos seus perfis nas redes sociais.

0x0

Dilma critica Judiciário – Instaurou-se no Brasil “espécie de vale-tudo judicial” para impedir Lula de disputar as eleições de outubro. A afirmação é da ex-presidente Dilma Rousseff. Diz que, após tê-lo condenado sem provas, o Judiciário adota “manobras”, “artifícios” e “casuísmos” para derrubar sumariamente recursos e apelações.

0x0

Quadrilha tem acesso – Em Crusoé, Filipe Coutinho conta que investigadores da PF levantam a suspeita, ainda inicial, de que a quadrilha especializada em clonar WhatsApp de autoridades tenha tido acesso a informações. A polícia deflagrou operação chamada Swindle (“fraude”, em inglês), para prender acusados de pertencer ao bando.

0x0

Dirceu em investigação – A Polícia Federal (PF) abriu novo inquérito para investigar suspeita de pagamento de propina ao ex-ministro José Dirceu, relatados em depoimento espontâneo do ex-vice-presidente da Engevix, Gelson Almada, ainda em 2017. A investigação foi aberta na sexta-feira passada, segundo o G1.

Conversa

Honra ou ética – O subtenente Edgard Menezes lembra: “senhores advogados, bandidos não têm honra ou ética, eles têm um pacto criminoso”.

Chama atenção – Um veículo da Prefeitura de Itabi acabou chamando atenção de moradores de condomínio  de luxo localizado na Atalaia. Tem explicações?

Meia embolada – A impressão é que a disputa majoritária ao Governo do Estado anda meia embolada entre os três principais candidatos.

André viaja – O pré-candidato ao Senado pelo PSC, André Moura, viajou a Brasília ontem, mas retorna amanhã para dar continuidade à sua pré-campanha.

Já retornou – O governador Belivaldo Chagas já retornou de Brasília e conseguiu benefícios para o Estado junto ao Ministério dos Transportes.

Reta final – Partidos pequenos começam a agitar os bastidores político, nesta reta final das composições para o pleito de outubro.

Tem prazo – As convenções vão até o dia seis de agosto, mas os partidos políticos têm até 15 do mesmo mês para fazer o registro das candidaturas.

Muita mudança – Geralmente, neste prazo de dez dias para registro, muita coisa muda em relação às atas feitas e aprovadas nas convenções.

Fala de projetos – Valadares Filho, pré-candidato a governador pelo PSB, concedeu entrevista à radio Comércio de Aracaju e falou dos seus projetos de Governo.

Leia também