Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Iran Barbosa debaterá a “Lei da Mordaça” na SBPC Educação

8

Na condição de Professor, Vereador e Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de Aracaju, Iran Barbosa foi convidado para participar das atividades preparatórias da 70ª Reunião Anual da SBPC, durante a realização da SBPC Educação, que ocorrerá em Maceió e em outras cidades do Estado, entre os dias 19 e 21 deste mês, organizada pela Universidade Federal de Alagoas.

O parlamentar participará, no dia 19 (quinta-feira), da Mesa Redonda que tem como tema “Escola sem Partido: Fundamentos, práticas e repercussões na Escola e na Universidade”.

Sobre o tema, Iran tem participado de debates e eventos públicos, promovendo, inclusive, Audiência Pública na Câmara Municipal de Aracaju, em decorrência do preocupante conteúdo da matéria, bem como das iniciativas de Lei, que vêm sendo denominadas pelos educadores de “Lei da Mordaça”.

“Tenho dialogado constantemente sobre os impactos negativos dessa proposta para a Educação e para a sociedade, visto que interfere diretamente nos avanços republicanos obtidos pela sociedade para a Educação Pública; nos direitos e garantias constitucionais assegurados aos alunos e aos docentes; e na formação de cidadãos voltados para a construção do processo civilizatório que defendemos”, disse Iran.

“Agradeço o convite e acredito que será mais um espaço de avaliação e discussão sobre uma proposta conservadora que restringe a formação para o livre exercício da cidadania”, acrescentou.

A SBPC Educação é uma atividade que antecede à 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada entre 22 e 28 de julho, com o tema “Ciência, Responsabilidade Social e Soberania”.

O convite ao professor Iran Barbosa foi feito diretamente pelo Vice-reitor da Universidade Federal de Alagoas, Professor José Vieira.

Por Valesca Montalvão

Leia também