Aracaju, 29 de março de 2024

JUCESE INTEGRA CGU/SE EM SISTEMA DE ACESSO DADOS EMPRESARIAIS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
8

Trata-se da ferramenta online “Jucese Conveniados”, que vem auxiliando órgãos públicos em investigações policiais, judiciais e no combate a fraudes empresariais

Por meio de termo de cooperação técnica, a Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese) integrou a Controladoria-Geral da União em Sergipe (CGU/SE), entidade que tem como premissa a transparência e o combate à corrupção, ao sistema “Jucese Conveniados” – ferramenta que possibilita aos órgãos públicos acessar de forma online os dados, os documentos de constituição, alteração e baixa de mais de 120 empresas arquivadas na Junta Comercial. O ato de assinatura do acordo ocorreu nesta terça-feira, 17, na sede da CGU/SE.

Grande ferramenta de auxílio em investigações judiciais; em processos judiciais e licitatórios, o “Jucese Conveniados” também agrega órgãos como Receita Federal; Procuradoria da Fazenda Nacional; Ministério Público Federal (MPF); Ministério Público Estadual (MPE); Secretaria de Segurança Pública através do Departamento Especializado em Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap); Polícia Federal e Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT20)

“O “Jucese Conveniados” desde 2015 vem conferido mais agilidade a investigações de importantíssimos órgãos, como o Deotap, o MPE, contribuindo assim para o combate a possíveis fraudes empresariais, crimes contra a sociedade. Por isso, ficamos extremamente felizes em inserir a CGU, significativa instituição pública, em nossa ferramenta”, ressalta o presidente da Junta Comercial, George da Trindade Gois.

LISURA DOS PROCESSOS LICITATÓRIOS

“A regional da Controladoria-Geral da União em Sergipe tem como missão a fiscalização dos serviços federais aplicados em nosso Estado. Neste sentido, sempre estamos às voltas com licitações, em que empresas do Estado e fora participam. Então, o “Jucese Conveniados” vai nos auxiliar para verificar a legalidade dos certames licitatórios que envolvem recursos federais repassados à Sergipe”, informa o superintendente da CGU/SE, Frederico Resende.

Para o superintendente, o “Jucese Conveniados” aumentará a produtividade das equipes de trabalho da CGU/SE, diminuindo o tempo das fiscalizações e, assim, dando espaço para fiscalizar mais serviços. “É uma ferramenta que a gente reputa muitíssimo importante, porque nos dará acesso a informações que não tínhamos até hoje, garantido a lisura e a escolha das melhores propostas, principalmente, em licitações”, ressaltou.

Da Jucese, participaram também do ato o secretário-geral, Marcelo Passos; e o coordenador de Tecnologia da Informação, Eduardo Garcez. Da CGU/SE, os chefes dos Núcleos de Ação de Controle, Marcos Carvalho e José Leonardo Nascimento; e servidores do Núcleo de Ações Especiais, Claudio Canuto e Diana Moura.

Por Tatiane Melo

Foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também