18/07/18 - 16:14:36

Pesquisa Dataplan: empate técnico entre Belivaldo, Eduardo e Valadares

Pesquisa realizada pelo Instituto Dataplan, de Brasília, de 07 a 10 de julho, em todos Estado de Sergipe, com 1202 entrevistados, para avaliação da intenção de votos para o Governo do Estado revela que a disputa está com empate técnico entre os três principais candidatos a governador, levando em consideração a margem de erro (2,8 pontos percentuais) e um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no dia 11/07/2018, sob número SE-00196/2018

A intenção de voto espontânea para governador do Estado [Quando os nomes dos prováveis candidatos não são expostos] mostra que Belivaldo Chagas teve um percentual de 3,3%, Eduardo Amorim 2,7%, Valadares Filho 2,4%, Mendonça Prado 05%, João Tarantela 03%, Edvaldo Nogueira 0,2%, Jackson Barreto 02%, André Moura 0,1%, Dr. Emerson 0,1%, Eliane Aquino 0,1%, Fábio Henrique 0,1%, Luciano Bispo 0,1%, Milton Andrade 0,1%, outros 0,2%, branco/nulo 15,3% e não sabem 74,3%.

A intenção de voto para governador do Estado estimulada [Quando os nomes dos candidatos são revelados] mostra Valadares Filho com 13,1%, Eduardo Amorim 12,1%, Belivaldo Chagas 11,1%, Dr. Emerson 2,7%, Mendonça Prado 2,7%, Marcio Souza 1,7%, João Tarantela 1,3%, Milton Andrade 0,5%. Branco/Nulo 28,7%, não sabem 26,1%.

Metodologia da Pesquisa

Pesquisa quantitativa, que consiste na realização de entrevistas face-a-face com entrevistadores treinados pelos Institutos, com aplicação de questionário estruturado junto a uma amostra representativa da população de Sergipe. A alocação da amostra foi realizada de acordo com a proporção da população em cada Região do Estado, de acordo com os dados do Censo/IBGE e do TSE.

Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erros:

Foi realizada uma amostragem por cotas considerando as variáveis: localidade (município), faixa etária e sexo. A alocação foi feita proporcionalmente à frequência relativa encontrada na população (universo de eleitores em Sergipe). A distribuição das entrevistas está anexa ao registro. A pesquisa foi autoponderado para as variáveis escolaridade e nível econômico, ou seja, a proporção no universo pesquisado é o mesmo daquele encontrado na amostra, não sendo necessário nenhum tipo de ponderação.

Para uma amostra de 1202 entrevistados, o intervalo de confiança da pesquisa foi de 95% e a margem de erro 2,8 pontos percentuais.

Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo:

Os pesquisadores envolvidos na realização dessa pesquisa são treinados pelo Instituto e recebem instruções antes do início da coleta de dados.

Os supervisores de campo farão um controle (crítica e checagem) in loco.

Para tanto, os pesquisadores são divididos em equipes onde em cada uma há um supervisor.

Dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa. Na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada a pesquisa (conforme §6º do Art. 2º da Resolução/TSE nº 23. 549/2017, Até o sétimo dia seguinte ao registro da pesquisa, será ele complementado com os dados relativos aos bairros abrangidos; na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada):

Aracaju, Barra dos Coqueiros, Itaporanga D´Ajuda, Laranjeiras, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Carira, Itabaiana, Riachão dos Dantas, Aquidabã, Canindé do São Francisco, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo, Porto da Folha, Nossa Senhora das Dores, Japoatã, Neópolis, Propriá, Lagarto, Simão Dias, Tobias Barreto, Capela, Carmópolis, Japaratuba, Rosário do Catete, Umbaúba, Boquim, Estância, Itabaianinha, Salgado e Santa Luzia do Itanhy

Veja gráficos da Pesquisa:

O Instituto Dataplan

Endereço: SHN Quadra 1, bloco A, sala 1414. Edifício Le Quartier. Asa Norte – Brasília/DF