Aracaju, 18 de abril de 2024
Search

Santa Rosa do Ermírio abre Grande Festa Amigos do Leite nesta quinta

7

Organização estima participação de mais de 100 produtores, 200 animais e 25 mil visitantes

Nesta quinta-feira, 19 de julho, tem início a 9ª edição da Grande Festa Amigos do Leite, em Santa Rosa do Ermírio, povoado de Poço Redondo. A importância da festa para a região reflete os investimentos que os produtores locais fazem em melhoramento genético, chegando a um dos melhores rebanhos do estado. Segundo dados da Emdagro, a produção leiteira município gira em torno de 150 a 250 mil litros leite/dia, sendo a maior parte proveniente de Santa Rosa do Ermírio, mais conhecido como “a Terra do Leite”.

De acordo com Ary Osvaldo Bonfim, engenheiro agrônomo e gestor do escritório regional da Emdagro, juntos, os sete municípios do Território do Alto Sertão produzem cerca de 720 mil litros de leite/dia. “No caso específico de Santa Rosa do Ermírio, a produção é algo em torno de 100 a 120 mil litros de leite/dia. Essa produção está baseada SIAPEC, ou seja, no sistema de informações de animais vacinados no território. Calculamos a quantidade de fêmeas aptas à reprodução, bem como a quantidade de leite recebido pelos laticínios e queijarias”, explica.

Ary comenta sobre as razões pelas quais o povoado chegou a este volume de produção. Para ele, a grande aptidão leiteira se dá, principalmente, pelos investimentos em melhoramento feitos pelos criadores da região. “Principalmente em genética, alimentação e questão sanitária. Hoje os produtores não querem animais que produzam menos de 50, 60 quilos. Fazendo uma avaliação histórica do rebanho, você vê que diminuiu em quantidade, mas a concentração de vacas mais produtivas aumentou”, analisa.

Ainda conforme explica o engenheiro agrônomo, os criadores da região estão mais seletivos na questão de melhoramento genético, um fator importantíssimo e determinante para o volume de leite produzido no Alto Sertão. “Você percebe que os produtores de Santa Rosa do Ermírio, principalmente, usam animais de primeira linhagem e são muito adaptados às novas tecnologias. É isso que faz o povoado ser uma região muito promissora, que tem um plantel muito bom e que tem dado uma resposta excelente em relação à produção leiteira”, conclui Ary.

A festa  acontece no Parque dos Cajueiros, desta quinta até o dia 21, e é uma iniciativa dos produtores da região com apoio da Emdagro, da Federação da Agricultura e Pecuária de Sergipe (Faese) e da prefeitura municipal.  Na sua última edição, movimentou cerca de R$ 1,2 milhão na economia local. Este ano, a organização espera contar com mais de 100 produtores e 200 animais, além de um público estimado em 25 mil pessoas nos três dias. “A programação inclui torneio leiteiro de caprinos e bovinos, concurso Rainha do Leite, passeata dos tratores, clube da bezerra, e Feira da Agricultura Familiar. Muito aguardados, o Leilão Genética Amigos do Leite disponibilizará 30 lotes de vacas de alta lactação para venda; e a Exposição Ranqueada Girolando colocará os animais sergipanos no mapa nacional da raça”, conta Odaí José Oliveira, um dos organizadores do evento.

Foto assessoria

Por Rebecca Melo

Leia também