Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Seidh e Astra alinham ações para o Circuito do Orgulho LGBTQ 2018

5

A equipe gestora da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e dos Direitos Humanos (Seidh) esteve reunida nesta terça-feira, 17, com membros da Associação de Travestis e Transgêneros de Aracaju (Astra) com o objetivo de discutir diretrizes de apoio para o Circuito do Orgulho LGBTQ 2018. A programação começa no próximo dia 1º de agosto com o I Encontro de Homens Trans, organizado pela Rede Nacional de Pessoas Trans do Brasil (Rede Trans Brasil) em parceria com a Astra, e se encerra no último fim de semana do mês com o Seminário Estadual de Saúde, Prevenção e Cidadania e a 17ª Parada LBGTQ.

“Ao longo de todo o mês, acontecerá uma série de atividades. Receberemos um grande público da capital, do interior e de outros estados. O Seminário Estadual já é uma referência em todo o Brasil. Ele é estratégico à Parada e auxilia a fortalecer o nosso diálogo com a sociedade, debatendo temas como cidadania, direitos humanos e a quebra de todo tipo de preconceito”, destacou Tathiane Araújo, presidente da Astra e conselheira da Rede Nacional de Pessoas Trans.

De acordo com a secretária de Estado da Inclusão Social e dos Direitos Humanos, Mitzy Silva Matos, a Parada LBGTQ de Sergipe faz parte do calendário Estadual, movimenta o turismo e a rede hoteleira, e é um importante acontecimento a favor do respeito. “Para que todo o evento tenha sucesso, é preciso planejamento e organização logística. Convidei a Astra para ampliar o diálogo, alinhar o Circuito e unir esforços para que tudo ocorra em plenitude. Vamos fazer o possível para atender às demandas. Uma gestão comprometida constrói a cidadania e fortalece o respeito. A Seidh está sempre de portas abertas para receber os membros da Astra e de todas as entidades ligadas ao movimento LGBTQ”, afirmou a gestora.

Ainda durante a reunião, Tathiane Araújo relembrou a assinatura do decreto que institui o Conselho Estadual de Promoção da Cidadania e Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CONLGBT), em março deste ano.

“Sergipe é o segundo estado que mais propõe ações em defesa LGBTQ. O foco é assegurar o direito de ampliar as políticas públicas destinadas à promoção dos direitos. O próximo passo é a concretização da nossa sede. Nossa intenção é, cada vez mais, pactuar ações com o Governo do Estado para facilitar a inclusão da população do LGBTQ. Ficamos felizes sempre pela Seidh nos reconhecer e convidar para o diálogo, independente de quem esteja no comando. A gestão sabe dialogar para que as coisas possam acontecer”, apontou Tathiane.

Fonte e foto assessoria

Leia também