Aracaju, 18 de abril de 2024

PT/SE LANÇA DIRIGENTE DA UNE COMO PRÉ-CANDIDATA A DEPUTADA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

PT de Sergipe lança jovem mulher negra e dirigente da UNE como pré-candidata a deputada estadual

A jovem sergipana Taíres Santos, de 25 anos, não imaginava onde iria parar quando saiu de Itabaianinha, interior sergipano, para realizar o sonho dela e de sua família, para cursar Farmácia na Universidade Federal de Sergipe (UFS). No recém-instalado campus de Lagarto, engajou-se na luta pela melhoria das condições de estudo, iniciando uma trajetória que chega num ponto crucial agora.

Depois de ser dirigente do Centro Acadêmico de Farmácia, do Diretório Central dos Estudantes da UFS e do Coletivo Quilombo, e de ter sido diretora de Combate ao Racismo, 3ª vice-presidente e Diretora de Movimentos Sociais da União Nacional dos Estudantes (UNE), a jovem militante assume a tarefa de disputar uma cadeira no legislativo estadual sergipano.

“É uma prova de que o Partido dos Trabalhadores honra seu nome”, afirma Taíres, “que uma jovem mulher negra, do interior, a primeira da família a cursar uma universidade federal, possa não apenas ser do movimento social e lutar pela melhoria da vida do povo, como também disputar a institucionalidade”.

Para ela, um mandato popular na Alese deve dialogar com os movimentos sociais e, neste momento, lutar contra as medidas do governo de Michel Temer e garantir que no âmbito estadual sejam implementadas políticas públicas que melhorem a vida do povo pobre, trabalhador, das mulheres, negros e negras, jovens e LGBTs. “Estamos com Lula para revogar tudo o que o governo federal está fazendo de maldade. E também queremos exigir que o governo estadual possa atender às demandas do povo trabalhador de Sergipe”.

O deputado federal João Daniel (PT) disse que é o momento da renovação, com mais jovens na política. “No caso, uma jovem mulher negra. E mais, uma dirigente do movimento social como eu também fui antes de assumir um mandato. Tem todos os ingredientes para ser um mandato exemplar a serviço do povo”, disse o deputado, que é também militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e da mesma corrente interna do PT que Taíres, a Esquerda Popular Socialista (EPS).

A candidatura de Taíres Santos faz parte de um movimento mais amplo, construído no PT, de fortalecimento de candidaturas femininas, através do projeto Elas por Elas. “Somo-me a centenas de mulheres petistas que querem falar ao povo que sim, nós podemos muito mais. Viemos para ganhar e fazer mandatos exemplares”, completou.

Por Edjane Oliveira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também