Aracaju, 28 de março de 2024

TURISMO EM SERGIPE É DIFÍCIL

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Sergipe não está na rota do turismo. Nem nacional e muito menos internacional. Ninguém sai de Estados do Norte ou do Sul e do próprio Nordeste, para vir conhecer belezas da capital ou do interior sergipanos. Até que elas existem, mas são esquecidas e mal exploradas pelo próprio trade. “O melhor rumo de Aracaju é Maceió”, disse um garçom de hotel bem estrelado, localizado na orla da Atalaia, quando foi perguntado por um turista o que faria à noite.

Um dos poucos pontos que ainda atrai algum turista é o cânion do São Francisco, na cidade de Canindé do São Francisco. Assim mesmo, ilustres ‘piquiniqueiros’ do interior da Bahia, Pernambuco, Alagoas e do próprio Sergipe. Nenhum turista sai do seu Estado, no Sul do País, para conhecer o cânion que não oferece outra opção que não seja um mergulho no rio São Francisco, depois de um passeio de catamarã.

Há uma necessidade de planejar o turismo de cada cidade ou região pelo que têm a oferecer. Um cidadão não vai trocar cidades como Gramado ou outras do Rio Grande do Sul, por qualquer localidade sergipana, mesmo que tenha alguma atração religiosa, como é o caso de São Cristóvão e Laranjeiras. Os festejos juninos são sempre shows com cantores que durante o ano todo circulam pelo País. Não há algo de novo e nem atraente.

A festa do caminhoneiro até que poderia ser um fato turistico. Mas não há capacidade de promovê-lo para o Brasil. É triste, claro, mas há necessidade de se criar estratégias que marquem eventos turísticos no Estado, quer sejam na área da diversão, dos esportes e até da culinária. Em Fortaleza, por exemplo, o turista faz fila para ser fotografado ao lado de um burro com óculos e chapéu. O aracajuano certamente acharia ridículos alguém fazer isso em qualquer praia da ‘encoqueirada’ orla da capital.

O trade deve estudar alternativas para montar uma estrutura mais profissional e realística para atrair turistas ao Estado.

POSSIBILIDADE DE ALIANÇA

Já está havendo conversas entre lideranças para que seja formada uma composição do PT, PCdoB e, provavelmente, do PDT para disputar Assembleia e Câmara Federal.

Alguns contatos feitos mas nada ainda definido.

ACHA QUE DARÁ CERTO

Setores do PT acham que a aliança com o PCdoB e PDT dará certo e os três partidos têm chances de juntos elegerem até dois federais e quatro estaduais.

Cada partido saindo sozinho fica tudo mais difícil.

REUNIÃO COM O TRADE

Foi considerada produtiva a reunião de Belivaldo Chagas com o trade turístico, que apresentou algumas reivindicações do setor que serão analisadas.

O trade também precisa participar e não apenas exigir da sociedade.

AUSÊNCIA DO ELEITORADO

A maior preocupação dos pré-candidatos majoritários e proporcionais, ao avaliar pesquisas, é com o número de pessoas que se mostra arredia ao voto.

Os percentuais são realmente assustadores.

NÚMEROS MAIS RECENTES

Pesquisa recente, ao Governo do Estado, revela que na citação espontânea o índice de eleitor que vota em branco/nulo e que não sabem é de 89,6%.

Na pesquisa estimulada o percentual de branco/nulo e não sei cai: 54,8%.

POR QUE A INDIFERENÇA?

A indiferença do eleitorado é detectada como decepção com os políticos de um modo em geral e que não vale a pena perder o domingo indo às urnas.

Não têm consciência de que deixar de votar favorece aos maus políticos.

EXEMPLO DE TOCANTINS

Um deputado estadual também se mostrou preocupado com a ausência do eleitorado nesse momento de pré-campanha e admite que será “ruim para todos”.

Lembrou o que aconteceu no pleito de Tocantins.

DEU UMA ‘PATRIOTADA’

O radialista Rosalvo Nogueira diz que “essa coisa de que Emilia Corrêa desistiu de disputar mandato pra nós tudo bem, mas com certeza o Patriota deu uma patriotada”.

E conclui: ‘engana-me que eu gosto!’

CONVITE À VICE DE EDUARDO

Na quinta-feira, a vereadora Emília Corrêa teve uma conversa reservada com Eduardo Amorim (PSDB), pré-candidato ao Governo, e foi convidada a ser sua vice.

Não aceitou o convite do bloco liderado pelo PSDB e PSC.

CONFIRMADO OUTRO CONVITE

Já no sábado, o senador Valadares e Valadares Filho (PSB) convidarem Emília Corrêa (Patriota) para um café da manhã e propuseram a ela a candidatura a vice.

Emília também não aceitou disputar o mandato sugerido.

DEPOIS PARA DEPUTADA

Os Valadares fizeram um novo convite: para que Emília fosse candidata à deputada federal dentro de uma composição entre o PSB e Patriota.

Emília ainda não deu resposta, mas está analisando bem a possibilidade.

PEDIDOS DE DOAÇÕES

Vários candidatos estão na redes sociais pedindo doação para campanha, o que é legal. Pedem que a sociedade colabore ($$) para mudar o Brasil.

Valadares Filho (PSB) chama de ‘Vakinha eleitoral’.

NÃO SE ENTENDEM

Deputados da base aliada não se entendem sobre a questão da formação de chapinha e chapão para disputar vagas na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal.

Os Zezinhos [Sobral e Guimarães] estão atritados em razão disso.

CARTA BRANCA PARA AGIR

Segundo conversas na Alese, Zezinho Sobral (Podemos) diz que tem carta branca do presidente do partido para atuar no que for melhor para a legenda.

Zezinho não abre mão da chapinha para estadual.

Já o MDB quer chapão para estadual e federal.

PT COMO VAI FICAR

O PT quer chapinha para a Alese e chapão para a Câmara Federal. O partido tem quatro pré-candidatos a federal, caso Eliane Aquino resolva disputar o mandato.

João Daniel, Márcio Macedo, Eliane Aquino e um nome da articulação de esquerda.

CONVERSA COM ELIANE

Estava marcada uma conversa entre o presidente do PT, Rogério Carvalho, e Eliane Aquino para ontem à noite. Não há certeza de que tenha ocorrido.

O objetivo seria discutir claramente o que Eliane deseja disputar.

FAKES EM ATIVIDADE

Profissionais da mentira se instalaram em grupos sociais para tentar intrigar Heleno Silva e André Moura, que disputam o Senado pela oposição.

Não é difícil encontrá-los em plena atividade criminosa.

CHEGA NO FINAL DA NOITE

A notícia chega no final da noite: o clima no Patriota não é dos melhores. O presidente da sigla. João Nascimento e a vereadora Emília Corrêa se diferenciam nos estilos.

A informação é de um filiado à legenda.

ALMOÇO DESCONTRAÍDO NO CARLINI

Albano Franco, José Serra, Andréa Matarazzo e o ex-ministro Nelson Jobim almoçaram, domingo, no restaurante Carlini, no Mooca, em São Paulo,

Serviu-se economia e política. Amenidades na sobremesa.

Notas

Câmara não informa gastos – A Câmara não informa gastos efetuados com comitivas que acompanham o presidente da Casa, Rodrigo Maia, em viagens ao exterior. O Poder360 solicitou na 2ª feira à presidência da Câmara o valor desembolsado com Maia e seus acompanhantes em três deslocamentos feitos desde abril.

0x0

Negado hábeas corpus a Cunha – A presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Laurita Vaz, negou ontem mais um pedido de  hábeas corpus do ex-deputado federal Eduardo Cunha, que está preso desde outubro de 2016 pelas investigações das operações Sépsis e Lava Jato, da Polícia Federal (PF).

0x0

PTB decide apoiar Alckmin – A Agência Reuters informou ontem que a Executiva Nacional do PTB aprovou, por unanimidade, o apoio ao candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, e a decisão será levada para ser oficializada na convenção do partido no sábado, dia 28.

0x0

Altera regra de substituição – Líder do DEM na Câmara, Rodrigo Garcia, protocolou projeto para alterar a regra de substituição do presidente da República às vésperas da eleição. Pelo texto, o vice-presidente e presidentes da Câmara e Senado não ficarão inelegíveis a outros cargos caso assumam o Planalto nos seis meses anteriores ao pleito.

0x0

SUS vai notificar consultas – O Ministério da Saúde informou que uma nova versão do sistema e-SUS Atenção Básica será disponibilizada aos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a atualização, os pacientes vão passar a receber notificações de consultas agendadas em unidades básicas de saúde pelo aplicativo da pasta.

0x0

Juíza barra saída de Lula – Juíza Carolina Lebbos, da 12.ª Vara Federal de Curitiba, negou pedido do fotógrafo Ricardo Stuckert para que Lula participe de entrevistas. Stuckert recorreu da decisão da magistrada, que barrou Lula em debates e também vetou a saída de Lula da cadeia da Lava Jato para participação na Convenção do PT.

Conversando

Vários nomes – O pré-candidato ao Governo, Eduardo Amorim (PSDB) diz que há vários nomes no bloco que podem ser candidatos a vice-governador.

Sobre formação – Os partidos estão marcando convenções, mas sem que ainda estejam fechados em alianças. Há discussões sobre formação de chapas.

Nada contra – O ex-prefeito Fábio Henrique (PDT) deixa claro que não tem nada contra Jackson Barreto (MDB). Trata-se de uma questão política normal.

Mais votado – O deputado estadual Gilmar Carvalho (PSC) pode ser o mais votado no próximo pleito tanto pelo trabalho político quanto profissional.

Pesquisa agita – A publicação de pesquisas agita o eleitorado, mas especialmente aos políticos envolvidos no processo eleitoral.

Oito mil pés – Eduardo Amorim está viajando por cidades do interior, na tentativa de fazer decolar a sua campanha e chegar aos oito mil pés.

Reunião geral – Fábio Henrique (PDT) participa hoje de reunião geral do partido e amanhã estará na convenção que oficializa nome de Ciro como candidato a presidente.

Corre solta – Os grupos começam a se encher de assessores eventuais dos candidatos majoritários e alguns proporcionais. A mentira corre solta…

Dar ideia – O trade turistico de Sergipe precisa também dar ideia para focar o Estado por turistas de todo o Brasil. Turismo é um indústria que requer participação de todos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também