Aracaju, 6 de maio de 2024
Search

EXCLUSIVIDADE DO SEXO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O ex-prefeito de Capela, Manoel Messias Sukita (PTC), está com vários problemas que precisa justificar ao seu eleitorado. Primeiro a condenação a 13 anos de cadeia e sua inelegibilidade. Sukita sabe reverter situações como essas e faz com que o povo que o venera o considere vítima. Como vai recorrer a instância superior sobre seu processo, pode até conseguir derrubá-lo.

Aliás, nos últimos dias, os tribunais em Brasília têm derrubado sentenças à profusão.

Surgiu ontem uma nova ‘ação’: a do adultério. Com uma diferença: Sukita não tem instância superior a apelar. É aceitar, ou aceitar. No áudio que circulou em todos os grupos sociais ontem foi o próprio Sukita quem contou, via celular, a traição para uma pessoa que ele chamou de “Zé do Povo”.

Zé do Povo parecia íntimo do Sukita, daí não se entender a gravação e sua divulgação.

O ex-prefeito de Capela promete revanche a partir da próxima semana, ao dizer que não iria transitar com “cara de corno”. Estava tranquilo, como se o fato não lhe causasse surpresa. Nesse momento, quem pareceu mais com os pés no chão foi o Zé do Povo, que admitiu: “tem-se que andar com mulher, mas com um olho na frente e outro atrás”. Depois deu um conselho ao amigo: “não faça nada agora não. Eleja-se primeiro e depois tome as providências”.

A sociedade moderna ainda se sente desonrada com a quebra da exclusividade sexual entre casais, principalmente o macho. A honra não está entre as pernas, mas no caráter, no comportamento, nos atos e ações. Mas quando ela sobe à cabeça, ninguém jamais vai conseguir tirá-la. Isso pode parecer besteira, mas chifre é um adorno que se leva para o resto da vida e não tem explicação que apague. Bobagem ir à forra.

Para um político à caça de votos deve ser horrível, mas nesse momento, principalmente um tipo Sukita, a vitimologia age melhor porque, além de manter os votos, harmoniza o sentimento e chega até a se convencer de que “quem traiu tinha lá suas razões”.

ACOMODAÇÃO É DIFÍCIL

Difícil para o prefeito de Ilha das Flores, Christiano Beltrão (PSC), acomodar a notícia de que mantinha relacionamento extraconjugal com Silvany Sukita, prefeita de Capela.

A denúncia foi feita nos grupos sociais via áudio pelo próprio Manoel Sukita.

A ILHA FICOU INUNDADA

Cidade pequena, Ilha das Flores foi inundada pela informação de que Christiano e Silvany mantinham um caso. O prefeito confirmou o relacionamento.

Não só confirmou como disse que Sukita “era um louco”.

REAÇÃO NA PRÓXIMA SEMANA

Em conversa com Zé do Povo, Sukita disse que na próxima semana todas as coisas seriam esclarecidas sobre a traição de sua ex-mulher com Christiano.

– Não vou ficar com cara de corno no meio da rua, disse.

PROBLEMA NA FAMÍLIA

A mulher de Christiano Beltrão está em Maceió e há mal estar na família. Razão: o Beltrão é da família dela, Christiano o utiliza para se fortalecer politicamente.

O nome do prefeito é Christiano Rogério Rego Cavalcante.

JOÃO SAI DO PATRIOTA

João Nascimento, presidente afastado do Patriota, recebeu ontem um e-mail do coordenador regional do partido, Nilton Santos, comunicando seu desligamento.

Disse que se surpreendeu com a decisão da legenda.

O QUE DIZ O E-MAIL

O e-mail diz que “chegou para o presidente nacional, Adilson Barroso, que você (João Nascimento) está forçando ela (Emília) a aceitar um cargo na majoritária”.

E continua “como o interesse é nas candidaturas a deputado federal, Adilson Barroso combinou, a pedido, que ela (Emília) indicará o novo presidente”.

PINTOU CLIMA NA BOCA

Pintou o clima, ontem, durante entrevista na Boca da Mata FM, na cidade de Glória e Janier Mota (PSC) pode ser candidata a vice-governadora de Eduardo Amorim.

Janier disputa mandato de deputada estadual e já recusou esse mesmo convite.

CONVERSARAM NO ESTÚDIO

No estúdio da Boca da Mata, Eduardo e Linier opinaram sobre política e um dos líderes perguntou se ela seria a vice de Eduardo. Os dois riram e criou o clima.

Estavam nos estúdios lideranças como Bosco Costa e Heleno Silva.

A INFORMAÇÃO JÁ CORRIA

Desde quarta-feira que circula a informação de um novo convite de Amorim para que Janier seja a candidata a vice-governadora, sem qualquer confirmação.

Ainda não há, mas onde existe muita fumaça há fogo.

ZÉ PODE INDICAR VICE

Circulou informação ontem na Assembleia de que o ex-prefeito de Socorro, José Franco, pode indicar o vice-governador da coligação.

O nome estaria bem nas pesquisas.

ANDRÉ PRESTA CONTAS

O pré-candidato ao Senado, André Moura (PSC), está concedendo entrevistas como uma espécie de prestação de contas do que já trouxe em recursos para Sergipe.

Durante seu período de mandato, já conseguiu R$ 1,5 bilhão em recursos.

AINDA VAI CONVERSAR

Eliane Aquino (PT) disse ontem que “não sabia o que seria politicamente bem”, mas antecipou que “ainda conversaremos, provavelmente no sábado”.

A informação é que ela terá encontro amanhã com Belivaldo Chagas.

APENAS PARA LEMBRAR

Eliane Aquino é o nome que a base aliada deseja para ser a vice do pré-candidato Belivaldo Chagas. Ela ainda não respondeu ao convite feito.

Informações do próprio PT são de que ela prefere disputar vaga na Câmara Federal.

MARCOS FRANCO E DECISÃO

O ex-deputado Marcos Franco (MDB) diz que o grupo político do qual participa está para definir apoio aos candidatos majoritários. A tendência é para Belivaldo Chagas.

Pelo menos os deputados Fabio Reis e Jefferson Andrade já definiram isso.

TEM QUE TER MÃO DUPLA

Marcos Franco diz que o “normal e natural é apoiar a reeleição de Belivaldo, mas o restante do grupo ainda não decidiu sobre isso”.

Lembrou que tem que ter mão dupla: “um ajudando o outro”.

FÁBIO E A DECISÃO NACIONAL

Fábio Henrique (PDT) não ouviu a entrevista do presidente nacional do partido, Carlos Lupi, sobre Sergipe, mas “a aliança estadual depende da aliança federal”.

– Infelizmente alguns não acreditaram e achavam que eu estava me supervalorizando.

CONVERSA COM VALADARES

Sobre atuação política, o ex-prefeito Fábio Henrique diz que tem conversado muito com os Valadares, mas que não tratou sobre a indicação da vice.

Fabio confirma candidatura a Federal: “só não seria candidato se Deus não quisesse”.

REUNIÃO GERAL DA BASE

Na próxima semana, a base aliada ao Governo terá mais uma reunião de cúpula para definir pontos polêmicos das composições partidárias.

A questão da chapinha e chapão tem incomodado muita gente.

Notas

Centrão começa a rachar – O Centrão começou a rachar em relação ao vice-presidente que vai indicar ao candidato que decidir apoiar para disputar a Presidência. O PR — de Valdemar Costa Neto — não abre mão de Josué Alencar. O DEM, porém, ainda acredita que pode emplacar o ex-ministro da Educação, Mendonça Filho.

0x0

Valdemar quer aparecer – “Tem que beijar a cruz” é o que tem dito Valdemar Costa Neto, sobre o apoio do PR ao pré-candidato do PDT, Ciro Gomes. Nas reuniões do Centrão, o comandante do PR já aceita apoiar o pedetista, vencendo uma antipatia pessoal. Mas ele impõe uma condição: não aceita figurar como amante, “às escondidas”.

0x0

PT se arrepende de Tiburi – O PT se arrependeu de ter lançado o nome de Márcia Tiburi para o governo do Rio de Janeiro. Dirigentes do partido, diz o Estadão, “avaliam que ela pode atrapalhar o plano de fazer uma bancada grande na Câmara Federal”. A gaúcha Márcia Tiburi é desconhecida do eleitorado fluminense.

0x0

Ciro se desgasta pelo estilo – O pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) voltou a criticar o MP-SP (Ministério Público de São Paulo) por pedir abertura de inquérito contra ele. A ação foi movida pelo vereador do MBL Fernando Holiday (DEM-SP), que acusa o pedetista de injúria racial. Ciro chamou o vereador de “capitãozinho do mato”.

0x0

STJ rejeita pedido sobre Lula – A presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Laurita Vaz, decidiu ontem rejeitar o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para que somente a Corte tenha competência para julgar pedidos de liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

0x0

Acordo MDB e PT só sem Dilma – Passada a destituição do presidente do MDB de Minas Gerais, Antônio Andrade, o partido volta agora a negociar uma aliança com o governador petista Fernando Pimentel. Mas fará uma cobrança: não quer a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) como candidata ao Senado Federal.

Conversando

Foi agitado – O dia de ontem foi agitado pelo áudio publicado nas redes sociais sobre o episódio que envolve o prefeito Sukita e a prefeita Silvany, de Capela.

Sempre tratou – Segundo também circulou nos grupos, a prefeita Silvany sempre tratou o então marido Sukita pelo carinhoso apelido de ‘Barbie’.

Vai prejudicar – A divulgação do áudio provavelmente prejudicará Sukita na disputa por mandato de deputado federal, quando somada à sentença da justiça recentemente.

Sentença judicial – Também nos grupos se tratou de que o áudio de Sukita serviria exatamente para fazer esquecer a sentença judicial. Não acredito…

Sai João – Também surpreendeu a saída de João Nascimento da Presidência do Patriota de forma tão imediata. Era previsível…

Questão de estilo – Como anunciou ontem a coluna, havia um desentendimento entre João e Emília Correa, por questão de estilo. Não havia uma boa relação.

Oficializa Ciro – Fábio Henrique viaja hoje a Brasília para participar da convenção do seu partido que indicará Ciro Gomes como candidato a presidente.

Pelo chapão – O presidente da Assembleia, Luciano Bispo (MDB), aprova o chapão para deputado estadual na Base Aliada.

Centenas de processos – Pré-candidato a presidente pelo PDT, Ciro Gomes é alvo de uma centena de processos por declarações polêmicas.

Leia também