Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

Grupo Espírita Irmão Fêgo celebra 100 anos em Aracaju

7

Aracaju celebra este mês os 100 anos do Grupo Espírita Irmão Fêgo, que tem como presidente Luzi-Mary Paixão. Tendo origem no ano de 1918, sua finalidade é estudar e praticar o espiritismo como religião, filosofia e ciência, baseando-se nos ensinamentos da Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec.

O grupo foi fundado na residência de Basílio Peralva, um estudioso da Doutrina Espírita, e inicialmente foi chamado de Grupo Espírita Humildade. Mais tarde, Elphêgo Nazário Gomes, operário da Viação Leste Brasileira, assume a direção do grupo, tornando-se conhecido pela caridade com que atendia a todos.

Elphêgo Nazário levou o Grupo à porta de sua residência, no bairro Siqueira Campos, fazendo cultos espíritas regulares, aumentando a cada dia o fluxo de pessoas. Em julho de 1937, o irmão Fêgo faleceu e grupo passou a ser dirigido por Lívio Pereira, que mudou sua denominação para homenagear o antecessor.

Desde então, também passaram pela direção do Grupo Daniel Monteiro, responsável pela construção do albergue idealizado por Lívio Pereira; e também Milton de Oliveira; Antônio Monteiro de Jesus; Sílvio Santos; Ilton Ventura e Manoel Dias.

Além das palestras de Paula Zamp(SP), André Ramos(SP), Izaías Claro(SP), Frederico Menezes(PE), Lindomar Coutinho(BA), Nilson Silva (SE), a música de Valda Sedícias (PE) e seu convidado especial Marcilio Sedícias (PE), a programação também conta com lançamento do Livro “O Centenário do Fêgo decantado em versos” e do CD “Cantos do Mar”, meditação e apresentações dos corais Canarinhos do Fêgo e Canarinhos de Aracaju. O evento é aberto ao público.

A sede do Grupo Espírita fica localizada na Rua Vereador João Claro, 261, Bairro Siqueira Campos, zona oeste da capital sergipana.

Por Will Rodriguez

 

 

Leia também