20/07/18 - 11:07:42

Laranjeiras Homenageia o Mestre Deca no 5º Encontro de Cacumbis Neste Final de Semana

Com a realização da Associação dos Brincantes do Cacumbi do Mestre Deca, o Governo Municipal de Laranjeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura e com o apoio da Secretária Municipal do Turismo de Laranjeiras, promoveu nesse domingo (22), o 5º Encontro de Cacumbis e Convidados um eventoem homenagem a José Santana dos Santos, conhecido por, Mestre Deca.

O Encontro dos Cacumbis e Convidados é uma celebração e homenagem a trajetória dedicada ao mais famoso mestre do grupo de Cacumbis do país, Mestre Deca, um laranjeirense que começou a ser brincante do grupo desde criança com o amigoe mestre Zezinho e  ZéMacário.  Durante o evento váriosgrupos folclóricos além de Laranjeiras, como Itaporanga, Santo Amaro, Lagarto, Rosário do Catete, São Cristóvão, Japaratuba, Moita Bonita, Aracaju e região, Itabaiana, Socorro e da Barra dos Coqueiros seguirão em cortejo pelas ruas da cidade até a Igreja São Benedito.

Cacumbis

O Cucumbi ou Cacumbi é um estilo de dança brasileiro e acredita-se que seu estilo vem de outros ritmos, como o Congada e Guerreiro. Eles sempre se apresentam na Procissão de Bom Jesus dos Navegantes e no Dia de Reis, quando a dança é realizada em homenagem a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. Pela manhã, os integrantes do grupo assistem à missa na igreja, onde cantam e dançam em louvor aos santos padroeiros, em seguida saem em cortejo pelas ruas cantando músicas profanas e, à tarde, acompanham a procissão.

Seus personagens são o Mestre, o Contra-Mestre e os dançadores e cantadores, o grupo é composto exclusivamente por homens. Os componentes vestem calça branca, camisa amarela e chapéus enfeitados com fitas e espelhos.  Só o Mestre e o Contra-Mestre usam camisas azuis. O ritmo é forte, o som marcante e o apito coordena a mudança dos passos. Os instrumentos que acompanham o grupo são: cuíca, pandeiro, reco-reco, caixa e ganzá.

Fonte: Cassandra Teodoro

Cartaz/Divulgação: Secretaria Municipal da Cultura