Aracaju, 28 de março de 2024

“TOCANTINSNISAÇÃO” DO PLEITO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A 17 dias do prazo limite para as convenções partidárias, os pré-candidatos ao Governo ainda não têm nomes que queiram ser seus vices. Belivaldo Chagas, pré-candidato à reeleição, ainda não conseguiu emplacar Eliane Aquino (PT), um nome de consenso na base aliada, como sua companheira de chapa. Ela tem dúvidas entre permanecer em Sergipe ou se transferir para Brasília, a fim de ficar próxima aos familiares.

Circula informações na base governista que haverá um encontro neste sábado, do qual pode sair alguma solução. Eliane como nome para vice tem o apoio de todos, mas para Federal já encontra obstáculo na própria legenda, em razão de outras candidaturas e força eleitoral para eleger no máximo dois. Esse encontro gera expectativa, inclusive na chapa petista que tenta representação no legislativo nacional.

Eduardo Amorim, pré-candidato do PSDB ao Governo, já convidou a vice-prefeita de Itabaianinha, Janier Mota (PR), pré-candidata a deputada estadual, para ser sua vice. Já o fez por duas vezes. Na primeira ela recusou, mas na segunda ainda está em banho maria. Estranha a recusa das vices-prefeitas para disputar a vice-governadoria, mas tudo indica que a disputa majoritária ofereça risco maior, que a proporcional.

O PSB, através do senador Valadares, também buscou uma mulher para vice do deputado Valadares Filho, pré-candidato ao Governo. Foi a vereadora Emília Corrêa (Patriota) e também recebeu um não. Emília já se entusiasmou pela possibilidade de ser candidata a deputada federal, porque atende diretamente a um desejo do partido. Aliás, vaga na Câmara é o sonho de todas as legendas, em razão do Fundo Partidário.

Está difícil um nome para vice, assim como essas eleições estão emboladas em todo o Brasil, pelo fastio da sociedade em votar “nos de sempre” para administrar um modelo falido, carcomido e manchado pela corrupção e ladroagem. Ou se muda o discurso e se imprime confiabilidade, ou todos teremos o ‘tocantinsnisação’ do pleito em todo país.

CQC VAI AO TAJ MAHAL

Repórter que se anunciou como sendo do programa “CQC”, que há anos foi apresentado pela TV-Bandeirantes, esteve ontem no Taj Mahal para fazer entrevistas.

Foi atendido pelo assessor de comunicação André Carvalho.

PERGUNTAS E CHACOTAS

O “repórter” fez perguntas sobre a situação do tal Taj Mahal e o assessor lhe respondeu que “tudo estava sendo apurado”. E o “repórter” fez chacotas com as respostas.

Pior: jogou-se ao chão e montou uma cena tipo o extinto programa CQC.

CRIOU CLIMA CONFUSO

Essa falsa equipe do “CQC”, programa que já não existe na Band, levantou curiosidade e um motorista que conhecia o cinegrafista perguntou: “Vocês são da onde?”

– Eu trabalho para o grupo do senador Amorim, respondeu.

AGENDADA CONVERSA

Está marcada para este sábado uma conversa da vice-prefeita Eliane Aquino (PT) com o governador Belivaldo Chagas. Vão discutir sobre candidatura a vice ou federal.

Não há confirmação do que Eliane pretende disputar.

ENTREVISTA DE SUKITA

O ex-prefeito Manoel Messias Sukita se excede nas entrevistas que concede e pode até começar a perder eleitores, caso insista nesses esclarecimentos.

Sukita ontem insinuou botar pra fora de Capela a prefeita Silvany.

RECLAMOU DE PECHAS

Na entrevista, Manoel Sukita, que é pré-candidato a deputado federal, reclamou que já colocaram muitas “pechas em mim. De ladrão e tudo o mais”.

– Só espero que não digam que sou homossexual, concluiu.

CRISTIANO NÃO CONFIRMOU

Prefeito de Ilha das Flores, Christiano Beltrão (PSC), disse ontem que jamais confirmou o absurdo dito pelo ex-prefeito de Capela, Manoel Sukita (PTL).

Christiano não sabe ainda como foi envolvido nesse problema do casal.

O NOVO É MENTALIDADE

O deputado Fábio Mitidieri pergunta: “o que é o novo na política?” E responde: “o novo é mentalidade e não idade. Não existe hora certa para entrar ou sair da vida pública”.

– É bom ter cuidado com escolhas para não eleger o novinho despreparado ou corrupto.

A CONVERSA DEU XABU

O DEM vinha conversando com o Patriota, através do seu ex-presidente João Evangelista. Havia até possibilidade de encontro com a vereadora Emilia Corrêa.

Com a destituição de João, o papo acabou.

EDUARDO COM ALCKMIN

Eduardo Amorim, pré-candidato a governador do Estado pelo PSDB, teve demorada conversa com o presidenciável do partido, Geraldo Alckmin, quarta-feira passada.

A candidatura de Alckmin é prioridade do partido em Sergipe.

FÁBIO E A CONVENÇÃO

De Brasília, onde se realiza convenção do PDT que indicou Ciro Gomes à Presidência, Fábio Henrique disse que ainda não houve a indicação do candidato a vice.

A direção nacional do PDT vai aguardar novas alianças.

QUANTO AO PSB NACIONAL

Segundo ainda Fábio Henrique, presidente do PDT em Sergipe, o acordo com o PSB Nacional ainda não está fechado, mas as conversas continuam.

– Para os Estados a orientação é aguardar a posição nacional.

TEM CIRCULADO POR CIDADES

Eduardo Amorim está viajando muito por cidades do interior e mantendo contatos com lideranças do seu bloco em todas as regiões, com melhora na avaliação.

Ontem à noite ele esteve em Nossa Senhora do Socorro.

ALEXANDRE FAZ LANÇAMENTO

Alexandre Figueiredo lançou ontem, oficialmente, sua candidatura a deputado federal, com a presença do governador Belivaldo Chagas e do vereador Bigode.

O pai, Benedito Figueiredo, também estava por lá.

PCdoB QUER CHAPINHA

Presidente regional do PCdoB, professor Bittencourt, diz que o partido pode participar de chapinha ou chapão, mas analisará a melhor condição para seus candidatos.

– Para o PCdoB a melhor opção seria a chapinha.

LAGARTO EM EBULIÇÃO

Os grupos em Lagarto estão com problemas nas bases. O “Saramandaia” (dos Reis) tem problemas para que sigam orientação das lideranças e migrem para outras.

Tem gente pedindo votos para outros nomes que não são do grupo.

TAMBÉM DO OUTRO LADO

Mas não é apenas no Saramandaia que acontece isso. Tem secretários do prefeito Valmir Monteiro que não vão votar em Eduardo Amorim e em candidatos do grupo.

Esses auxiliares têm simpatia por outros majoritários.

EMANUELA TEM REUNIÃO

Emanuela D´Avila, pré-candidata a presidente da República pelo PCdoB, reúne-se hoje, em Aracaju, com os movimentos sociais para discutir reivindicações.

Também tem agenda marcada com Edvaldo Nogueira e Padre Inaldo.

ALMOÇO NO VAZA BARRIS

O pré-candidato ao Senado, Jackson Barreto (MDB), almoçou ontem no restaurante Porto do Dedé, no povoado Pedreiras, em São Cristóvão.

Esteve na companhia do prefeito Marcos Santana e do deputado Fábio Reis.

Notas

Reajustes de combustível – A ANP não vai interferir na periodicidade dos reajustes dos preços da gasolina e do diesel. O anúncio foi feito após análise de 146 contribuições recebidas pelo órgão em consulta pública realizada de 11 de junho a 02 de julho. A ANP propôs debate sobre o assunto por causa da greve dos caminhoneiros.

0x0

MDB pode sair sozinho – Presidente do MDB, Romero Jucá, disse ontem, que partido está preparado para “sair sozinho” na campanha ao Planalto. Jucá tenta minimizar apoio do Centrão a Geraldo Alckmin, sob o argumento de que essa adesão já era esperada, e reafirmou a candidatura de Henrique Meirelles pelo MDB.

0x0

Inflação desacelera – A prévia da inflação desacelera e marca 0,64% em julho, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em junho, o IPCA-15 tinha ficado em 1,11%, influenciado, sobretudo pela greve dos caminhoneiros, que provocou aumento de preço nos combustíveis e alimentos.

0x0

Exagero da Bruna? – Na quinta-feira passada ocorreu o 2º leilão do Instituto Neymar Jr, que arrecada fundos para a instituição beneficente do craque. Neymar e sua namorada, a atriz Bruna Marquezine, foram os anfitriões e a festa foi concorrida, Bruna Marquezine usou um vestido de 124 mil reais.

0x0

PDT escolhe vice de Ciro – Na convenção que homologou a candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República, PDT decidiu delegar à Executiva Nacional a escolha do candidato à vice na chapa do partido. Caberá também à cúpula pedetista articular com outras legendas e fechar a coligação que apoiará o presidenciável.

0x0

PT quer reformar Justiça – O PT propõe reformar o sistema de Justiça para garantir os direitos dos cidadãos. A proposição está entre as chamadas ‘ideias-força’ que compõem o plano de governo do partido. Lula está preso desde 7 de abril, condenado na Lava Jato a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Conversando

Neste momento – Depois dos contatos com o PSB e PSDB a vereadora Emilia Corrêa (Patriota) passou a ser o nome mais comentado neste momento.

Foco do furacão – O ex-secretário Almeida Lima volta ao foco do furacão em relação a gostos com a Saúde e mantém a arrogância de sempre.

Essas pendengas – Em Capela, neste momento, não se fala de outra coisa senão o caso que envolveu os “sukitas”. Essas pendengas tumultuam a cabeça.

Muita coisa – A maioria das convenções partidárias será realizada a partir do dia 02 de agosto. Ainda há muita coisa a decidir.

Em convenção – O ex-prefeito Fábio Henrique (PDT) participou da convença nacional do partido que homologou a candidatura a presidente de Ciro Gomes.

Pode ocorrer – Podem ocorrer alterações na relação de candidatos a deputado federal por Sergipe até o dia seis de agosto.

Precisa mesmo – Um dos primeiros itens do programa do PT é uma espécie de reforma administrativa. Está precisando mesmo.

Adiar reajuste – Essa notícia não é boa: Equipe econômica do Governo vai propor adiar reajuste salarial de servidores para 2020.

Contra fake – “Contra ‘fake news’, WhatsApp limitará número de mensagens encaminhadas a grupos na Internet. Isso vai reduzir a divulgação de mentiras.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também