Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Hepatites virais serão tema de seminário com profissionais de saúde

5

As Hepatites Virais atingem milhões de brasileiros em todo o país. Essas pessoas passam a ser portadoras do vírus o que causa sérias preocupações nos responsáveis pela saúde. Nesse sentido, o Julho Amarelo tem sido intensificado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Gerência do Programa Estadual de IST/AIDS e Hepatites Virais, em parceria com o serviço de Hepatologia do Hospital Universitário       (HU).

De acordo com a Referência Técnica do Programa Estadual de Hepatites Virais, Áurea Nunes de Melo várias ações conjuntas estão sendo realizadas com o objetivo de atualizar médicos, enfermeiros e psicólogos da Atenção Básica sobre as Hepatites B e C. Pensando nisso, será realizado no próximo dia 27, das 8h às 17h, no Auditório do Bloco “G”, da Universidade Tiradentes (Campus/Farolândia), o V Seminário Estadual de Hepatites Virais.

Áurea explica que o evento é direcionado para os profissionais da saúde a fim de  ampliar o conhecimento, além da discussão de casos clínicos, divulgação do fluxo de encaminhamento e atendimento na referência do estado.

“O evento tem como objetivo dar visibilidade a hepatite e atualizar os profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), no Programa Saúde da Família dos 75 municípios, quanto ao tratamento. Durante o seminário,  serão abordados prevenção, diagnóstico, tratamento e  vacinas. Foram disponibilizadas 250 vagas, distribuídas para os 75 municípios por região de saúde/município, considerando o número de Equipes de Saúde da Família (ESF)”, disse Áurea Nunes.

Palestras

No evento, durante todo o dia, os profissionais assistirão a palestras   sobre temas variados como: Panorama Epidemiológico das Hepatites Virais em Sergipe e o Fluxo de Assistência e Vigilância, que será ministrada pela enfermeira Mércia Simone Feitosa A segunda palestra: “Acompanhamento Farmacêutico no Tratamento das Hepatites Virais” com a Farmacêutica Dra. Grace Anne Dórea.

Já a terceira palestra será ministrada por Cliomar Alves dos Santos que vai abordar “A Importância para o Diagnóstico, Controle e Tratamento das Hepatites Virais, exames laboratoriais para Hepatite Be C, onde Fazer e Quais estão Disponíveis”. O quarto palestrante é o médico infectologista, Almir Santana, Coordenador do Programa Estadual de IST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES com o tema “Prevenção Combinada: Foco nas Hepatites Virais”.

A  quinta palestra fica por conta da enfermeira Rita Figueiredo, com o tema “Atenção aos pacientes no contexto ambulatorial  e na sexta com o médico Alex Vianey ministrará a  palestra:  “Hepatites Virais: Marcadores Séricos e Biologia Molecular.

Fonte e foto ascom SES

Leia também