Aracaju, 29 de março de 2024

LAÉRCIO DISCUTE COM CARCINICULTORES COMO AUMENTAR A PRODUTIVIDADE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
5

O deputado Laércio Oliveira recebeu representantes de carcinicultura de várias regiões do estado e após ouvir sobre as necessidades dos produtores,o parlamentar marcou audiências com o secretário de secretário da Sedetec, José Augusto Carvalho e o diretor-presidente da Adema, Gilvan Dias, que foram realizadas na sexta-feira, dia 20, nos respectivos locais.

Na Sedetec, a pauta foi como fazer um projeto para que o setor torne-se mais produtivo e tenha mais visibilidade, dentro e fora do estado. Já na Adema, os carcinicultores precisavam tirar as dúvidas em relação aos valores de taxa de licenciamento, documentação e prazo de liberação para os produtores que estão no setor desde 2008. Hoje Sergipe já se destaca como um dos maiores produtores de camarão do Brasil. Só no município de São Cristóvão são produzidas 10 toneladas por mês.

“Após ser procurando pelo pastor Roberto Morais para que marcássemos uma reunião com os carcinicultores, para que eles pudessem explicar as necessidades do setor e ver como ajudá-los, recebi o grupo e em seguida marcados as audiências na Sedetec e na Adema. Fomos buscar melhorias para que os produtores possam ter mais visibilidade, boa produção eles tem e muitas vezes tem dificuldades para escoar seus produtos”, explicou o deputado Laércio.

“Precisamos ajudar o setor que vem trazendo desenvolvimento econômico para nosso estado, principalmente com a chegada da carcinicultura em Brejo Grande, ampliando a produção de Sergipe. As duas reuniões foram produtivas e vamos continuar buscando formas de melhorar a produção e venda dos camarões, gerando emprego e renda”, explicou Laércio.

“Precisamos de atenção da Adema, principalmente aos carcinicultores que já estão consolidadas desde 2008 e o presidente disponibilizou total atenção em relação a liberação, ao meio ambiente, então hoje foi um dia produtivo para a carcinicultura aqui em Sergipe. Na reunião ficou decidida que a Adema vai fiscalizar as áreas que hoje estão produzindo e vai começar a dar andamento na licença em relação aos produtores. Hoje são quase 2.500 produtores de camarão em toda área do estado”, explicou Marconi Pereira, representante dos carcinicultores.

“Agradecemos a ajuda do deputado Laércio que nos atendeu e marcou as reuniões. Agora vamos esperar as deliberações da Adema em relação aos valores das taxas e a forma de licenciamento, principalmente para os mais antigos que tratam de forma adequada o meio ambiente para a produção do camarão. Além disso, tivemos contato com o secretário da Sedetec que se propôs a analisar uma maneira de nos ajudar no desenvolvimento de projetos para aumentar a nossa competitividade”, explicou o presidente da Associação de Criadores de Camarão de São Cristóvão, Alexsandro Monteiro.

Foto assessoria

Por Elenildes Mesquita

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também