Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Samu Sergipe realiza em média 120 atendimentos por dia

8

Os números atestam a eficácia do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Sergipe (Samu 192), gerido pela Secretaria de Estado da Saúde, e evidenciam a sua importância na assistência pré-hospitalar. Somente na semana de 16 a 22 de julho o Serviço realizou 882 atendimentos, uma média diária de 126 casos assistidos, de acordo com informações da Sala de Dados e Informações do Samu.

Dos 882 atendimentos realizados no período, 708 foram feitos por meio de Unidades de Suporte Básico (USBs) e 174 através de Unidades de Suporte Avançado (USAs). AS causas do atendimento são variáveis e vai da queda da própria altura ao atropelamento, passando por agressões e ferimentos por arma de fogo, segundo relaciona a Sala de Dados e Informações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

As quedas permanecem liderando o atendimento e, na semana de 16 a 22 de julho, elas somaram 42 ocorrências. As quedas de moto ocuparam a segunda colocação, com 34 registros, enquanto colisões entre carros e motos contabilizam 29 chamados. O Samu socorreu  13 vítimas de armas fogo e prestou assistência a acidentados em quatro capotamentos ocorridos nas estradas do Estado.

Durante a semana, o Serviço recebeu 6.314 chamadas de todos os pontos do Estado, segundo os registros telefônicos, sendo que do total, 705 foram trotes e 1.186 se revelaram engano. O número de brincadeiras de mau gosto é crescente e se constitui em um grave problema para a gestão da assistência de urgência e emergência do Estado. Para se ter uma ideia, no último dia 16 o Samu foi vítima de 64 trotes, número que pulou para 159 no dia seguinte. O aumento foi de quase 50%.

ASCOM SES

Leia também