24/07/18 - 12:45:32

Edvaldo e Belivaldo firmam acordo para reduzir transtornos gerados por obras

O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu, em seu gabinete, o governador Belivaldo Chagas, na manhã desta terça-feira, 24, para discutir uma solução definitiva para os transtornos gerados na cidade em decorrência das obras da Companhia de Saneamento de Sergipe, a Deso. Edvaldo e Belivaldo chegaram a um acordo, a partir do qual o órgão estadual estabelecerá, a partir de agora, um diálogo efetivo com a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), com procedimentos pré-definidos para autorização de obras de esgotamento sanitário e garantia de recuperação do pavimento das ruas e avenidas. O prefeito e o governador se disseram muito satisfeitos com o encontro.

“Este encontro foi muito importante para, ao lado do governador e com a participação da Emurb e da Deso, definirmos os procedimentos que irão melhorar as situações que causavam muitos transtornos na cidade. Todo mundo sabe e a população sente na pele os problemas gerados pela Deso, ao fazer os buracos para a realização de uma obra e, ao concluir, deixar o pavimento malfeito e com muitos transtornos. Eu vinha tendo uma atitude de reclamar, de expor isto para o nosso descontentamento. Agora, com o governador sentamos à mesa e vimos que é possível minorar estes transtornos. A Deso e a Emurb vão sentar e discutir o planejamento de obras. As obras serão liberadas à medida que haja garantias de que serão feitas rapidamente, sem gerar transtornos”, afirmou o prefeito, ao final do encontro.

Edvaldo anunciou ainda que a Prefeitura fará uma fiscalização maior e uma discussão mais objetiva sobre como as ruas e avenidas serão devolvidas ao final da obra. “Queremos o pavimento igual ao que era antes da realização do serviço. Só iremos liberar as obras à medida que esta discussão for realizada. A Deso e a Emurb chegarão a estas soluções. Estou muito feliz, pois está é uma parceria importante. Chegamos a bom termo. A cidade vai ganhar com isso. A convivência harmônica e essa discussão muito concreta sobre cada obra que cada ente está fazendo em Aracaju serão benéficas para a população”, disse.

O prefeito agradeceu a disponibilidade do governador Belivaldo Chagas na busca de resolução deste problema. “Sou o prefeito da cidade e disse isso ao governador e ao presidente da Deso que, acima de qualquer coisa, está Aracaju. Eu não abro mão de ser o prefeito, de zelar pela cidade. É por isso que ando nas obras, estou atento a tudo. As obras e serviços da Deso são importantes, mas as pessoas precisam estar felizes. Minha voz foi ouvida. O governador teve sensibilidade. Belivaldo tem muita sensibilidade. Os desdobramentos desta primeira reunião vão trazer uma eficiência maior no trabalho de esgotamento sanitário em Aracaju”, ressaltou.

Belivaldo: estamos em sintonia

O governador reconheceu as dificuldades geradas pela Deso nas obras e serviços que desenvolve na cidade, mas reforçou que o entendimento com a Prefeitura abrirá um novo momento de benefícios para Aracaju. Ele também expôs que, em breves dias, anunciará uma obra que resultará na melhoria da qualidade de vida da capital sergipana.

“Queremos acabar com aquela historia de que Deso vem, abre a rua e não devolve a via como encontrou. Como o prefeito está investindo muito em asfaltamento de ruas e avenidas de Aracaju, a gente quer ter esta preocupação com a cidade. As obras de esgotamento serão ajustadas entre Emurb e Deso. Mesmo sem ser prefeito, também me preocupo com os transtornos. Não dá para realizar obra atrapalhando a vida do município. Se a gente senta, discute, faz cronograma, a cidade ganha. A Deso não pode decidir que vai começar por aqui ou por ali e sair abrindo tudo”, afirmou.

Belivaldo destacou que “qualquer ação do governo dentro do município deve ser realizada para deixar a população satisfeita”. “A gente quer cumprir o nosso papel e agradar a população. Às vezes, fazemos a obra, mas a população fica irritada devido aos transtornos. Isto vai mudar. Vamos anunciar, em breve, um investimento em obra de esgotamento sanitário em Aracaju. E esta sintonia entre governo e prefeitura tem que existir sempre, pois nos dará a certeza de que iniciaremos a obra e concluiremos, e ninguém vai ter do que reclamar”, completou.

O presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, e o presidente da Deso, Gabriel Campos, também participaram da reunião na sede do Poder Executivo Municipal, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.

Foto Marco Vieira

Por Valter Lima