Aracaju, 28 de março de 2024

Mamma Mia! Saiba como comer pizza de forma mais nutritiva

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
7 (2)

Um dos pratos mais saborosos e consumidos no mundo todo, a pizza, diferente do que acreditamos, surgiu entre os egípcios, mas foi na Itália que ela tomou a forma como a conhecemos. A deliciosa massa que leva recheios diversos, com ingredientes salgados e doces, se tornou tão popular no Brasil que ganhou um dia no calendário para ser comemorada, dia 10 de julho.

Quem conhece, sabe que é muito difícil se contentar com uma fatia, então, para não perder de vista a boa forma e a alimentação equilibrada, a nutricionista  Iraci Sabino, do Hapvida, explica que é necessário ficar atento com a quantidade, mas também com a qualidade do que é consumido. O ideal é optar pelas versões mais saudáveis, com redução da farinha branca, além de substituir o recheio mais pesado por ingredientes mais nutritivos para o organismo.

“Para deixar a pizza mais saudável, temos que nos preocupar com a quantidade e não exagerar. Se for consumir a pizza pronta ou de restaurante, o melhor é investir em uma integral, preparada com farinha de trigo integral, ou sem glúten. Pizza feita de massa de tapioca, de arroz, também são opções, além de fazer a mudança de recheio”, esclarece a nutricionista.

A variedade de itens para o recheio deve seguir uma linha mais nutritiva e menos calórica. A especialista sugere acrescentar queijo branco, ricota, rúcula, brócolis, sardinha, e retirar ingredientes como bacon e similares. “Precisa-se investir também nos grãos que vão melhorar os nutrientes da pizza, como aveia, chia, gergelim”, ressalta Iraci Sabino.

Quando se trata de pizza doce, a melhor alternativa é substituir a farinha de trigo pela de castanha, amêndoas ou de coco. Em relação ao recheio, o recomendado é optar por ingredientes de baixo índice glicêmico. “Podemos utilizar, por exemplo, morango, manga, ameixa. Além disso, não se deve consumir grandes pedaços de pizza, é preciso ficar atento ao horário de consumo, uma orientação é comer, no máximo, até 21h, assim como mastigar bem”, orienta a nutricionista.

Fonte DComunicação Estratégica

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também