Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

AS COMPOSIÇÕES SE DEFINEM

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Este é um momento difícil do pleito: a formação das composições no afunilamento para as convenções cria certa expectativa. Apenas uma chapa majoritária está definida: a do pré-candidato a governador, Belivaldo Chagas (PSD), com a participação de Eliane Aquino (PT) como vice. Ontem se bateu o martelo e amanhã o PT vai discuti-la para aprovar. Lógico que podem haver senões, mas a maioria aceita tudo numa boa.

Eliane Aquino conversou com Belivaldo Chagas e “disse-lhe sim”. Foi comemorado por todo o bloco, mas na militância existem tendências que são contra, como a Articulação de Esquerda, mas não supera as demais que se revelam favoráveis. Na conversa com Belivaldo, Eliane revelou que gostaria de participação na concepção de gestão, com focos na área social, na violência, na cultura e na educação.

Nada a contrapor e o Governo passará a ter uma gestão a quatro mãos.

Nas redes sociais algumas opiniões contrárias. Natural, porque ninguém tem unanimidade absoluta no ‘abstratismo político’. Mas os candidatos a deputado federal pelo PT vibraram aos quatro cantos, porque acomoda a disputa e facilita a eleição dos que tentam espaço na Câmara Federal. Apenas não resolve o imbróglio das chapinhas e chapões, que mantém divergências entre legendas, principalmente com aquelas que têm menor chance percentual no bolo. Isso tem que ser resolvido já…

A oposição está concluindo o seu bloco. Deve anunciar sexta-feira quem estará na chapa majoritária. Tudo pode ser fechado amanhã até o final da tarde para anúncio oficial e sem problemas que intercedam na disputa de mandatos majoritários e proporcionais. Não há informação exata sobre a vice, mas tende a ser uma mulher, de preferência a vice-prefeita de Itabaianinha, Janier Mota (PR). Nada definido, mas pode acontecer a qualquer momento.

Quanto ao PSB ainda tenta formar uma aliança mais ampla e praticamente está aliado ao PDT, faltando apenas uma confirmação da legenda trabalhista. Até 06 de agosto tudo estará definido, apesar do registro acontecer dez dias depois. Período em que geralmente ‘alguma coisa se mexe’.

ENFIM, ELIANE ACEITA SER VICE

Se realmente depender do PT para confirmação da candidatura de Eliane Aquino à vice de Belivaldo Chagas (PSD) não haverá qualquer alteração nesse quadro de agora.

A maioria petista sempre quis Eliane para vice.

DECISÃO DE ELIANE ACALMA

A decisão de Eliane Aquino por ser à vice ao lado de Belivaldo tranquiliza candidatos a deputado federal na disputa à Câmara.

O partido faz as contas de que elege Márcio Macedo e reelege João Daniel.

ELIANE SOBRE SERGIPE

Eliane Aquino resolveu ficar em Sergipe no momento da morte do ex-governador Marcelo Déda, “aqui é o lugar que meus filhos amam”, disse.

– Gosto de Brasília, lá tenho minha família, mas é em Sergipe que quero ficar.

BELIVALDO COMEMOROU

O governador Belivaldo Chagas (PSD) também comemorou a decisão de Eliane em aceitar ser a vice. Admitiu que foi “boa demais”.

Lembrou que sempre foi amigo de Eliane e agora vamos trabalhar por Sergipe.

VIAJA PARA SIMÃO DIAS

Belivaldo Chagas participa amanhã, ao lado de Eliane Aquino, da festa da padroeira de Simão Dias, Nossa Senhora Sant’Ana, uma das mais concorridas da região.

– Estaremos sob as bênçãos de Sant’Ana e vamos à luta, disse.

JACKSON FALA SOBRE POSIÇÃO

Pré-candidato ao Senado, Jackson Barreto (MDB) disse ontem que não está defendendo a formação de chapinhas ou chapões para a disputa de mandatos proporcionais..

– Estou defendendo o projeto do governador Belivaldo Chagas, decidiu.

UMA MELHORA JUNTO AO ELEITOR

Jackson Barreto, que tem feito campanha em todo o interior, informou que Belivaldo Chagas melhorou muita a sua popularidade junto ao eleitorado.

– Esse crescimento vem sendo percebido através de pesquisas internas.

SOBRE LUIZ MITIDIERI

O deputado Fábio Mitidieri (PSD) disse que não procedia a informação de que seu pai, Luiz Mitidieri, seria o primeiro suplente ao Senado de Jackson Barreto.

– Meu pai já contribuiu bastante para a política e se retira da vida pública, disse.

TEMPERO QUE FALTAVA

Márcio Macedo (PT) comemorou a decisão de Eliane em aceitar ser a vice de Belivaldo e acha que será aprovada pelo encontro estadual do PT.

– É o tempero que faltava para colocar o time em campo e ganhar as eleições-2018.

AINDA ESPERA EXECUTIVA

O presidente regional do PDT, Fábio Henrique, voltou a informar que por determinação da Executiva Nacional, “estamos aguardando as definições de apoio a Ciro”.

Estamos aguardando a posição do partido, que deve decidir na segunda-feira.

TRABALHA ATRÁS DE APOIOS

Sobre uma composição com o PSB, Fábio disse que tudo vai depender das decisões nacionais, “mas tudo é possível”, acrescentou.

O partido continua trabalhando atrás de apoios…

UM DETALHE IMPORTANTE

Segundo informação de liderança política, o PSB na abre mão de Fábio Henrique na composição, como candidato a deputado federal.

– As conversas estão se afunilando, disse a fonte.

JAIRO DE GLÓRIA NO AGUARDO

Jairo de Glória (PRB) ainda não definiu apoio. Diz que está no aguardo daquilo que acha mais valioso nesta eleição, que são “amigos e eleitores, sobretudo de sua região”.

– Então, até às convenções tudo pode acontecer, admite.

PROBLEMA COM SUKITA

Os problemas com o ex-prefeito de Capela Manoel Messias Sukita podem levar a uma desistência da candidatura a deputado federal. A pressão é grande…

Embora Sukita admita que elas lhes dão força junto ao seu eleitorado.

CANDIDATURA DE JANIER

Segundo notícias de Itabaianinha, Janier Mota (PR) está animada para aceitar disputar a vice, na chapa de Eduardo Amorim (PSDB), pré-candidato a governador pelo PSDB.

Sua posição não é aprovada por todos os seus aliados.

OPOSIÇÃO FAZ ENCONTRO

Ontem à noite, em um hotel na orla, a oposição reuniu lideranças de todo o Estado para falar sobre a reta final das composições. Só prefeitos havia mais de quarenta.

Todos foram recebidos por Eduardo Amorim, André Moura e Heleno Silva.

CONVENÇÃO E CURSO

No encontro da oposição discutiu-se os preparativos das convenções dos partidos do bloco e de um curso de mídia de rede social.

Será ministrado pela equipe de marketing do presidenciável Geraldo Alckmin.

PPS CONVERSA COM AMORIM

O presidente do PPS, Clóvis Silveira, teve uma conversa ontem com Amorim. Achou que foi um bom encontro e que pode continuar no bloco liderado por ele.

Hoje volta a se reunir com Eduardo para provavelmente bater o martelo.

Notas

Manifestação no STF – Cerca de 20 manifestantes vestidos com cartolinas representando a Constituição e a Carteira de Trabalho realizaram ontem protesto no STF e derramaram tinta vermelha em uma das entradas da Corte, por onde os ministros costumam entrar para as sessões plenárias, área conhecida como Salão Branco.

0x0

Desenrolar do inventário – MPF em Curitiba está acompanhando o desenrolar do inventário de Marisa Letícia. Os procuradores ficaram particularmente desconfiados com o suposto erro dos advogados sobre a real quantidade de cotas – 500 e não 500 mil, como informado originalmente – que Marisa detinha de fundo imobiliário do Bradesco.

0x0

Carros novos para Tribunal – O Tribunal de Justiça da Bahia fez uma licitação para comprar 80 novos automóveis para o uso de seus desembargadores. O processo foi conduzido pela administração do presidente do Tribunal de Justiça baiano, Gesivaldo Nascimento Britto, e vai custar R$ 7,490 milhões.

0x0

Alckimin e Bolsonaro – Da colunista Eliane Catanhêde, do Estadão: “O candidato a presidente Bolsonaro tem voto, mas não apoio político para a governabilidade. Já o presidenciável Geraldo Alckmin tem apoio político e garante governabilidade, mas não tem voto. Ambos precisam correr”.

0x0

Questão da prisão domiciliar – Lula precisa da imprensa para fazer campanha. É por isso que Sepúlveda Pertence está barganhando sua prisão domiciliar. A advogada Karina Kufa disse para à Veja que “tudo dependeria dos contornos da decisão judicial, mas, em casa, o ex-presidente poderia conceder entrevistas a veículos de comunicação”.

0x0

Lula criará “Dia do Volto” – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), condenado e preso pela Operação Lava Jato, afirmou ontem que vai criar o ‘Dia do Volto’. A expressão foi usada em alusão ao Dia do Fico, quando em 1822 Dom Pedro 1º decidiu não ir à Portugal, e ficar no Brasil, contrariando a corte portuguesa.

Conversando

Ficar velho – Clóvis Silveira escreve: Não paramos de nos divertir por ficarmos velhos. Envelhecemos porque paramos de nos divertir!

Pode acontecer – Muita coisa ainda pode acontecer, até as convenções partidárias, para confirmação de candidatura a vice-governadora de Eliane Aquino.

Ficou satisfeito – Edvaldo Nogueira (PCdoB) ficou muito satisfeito com a presença de Manuela D’Avila em Aracaju. Ela fez bons comentários sobre sua administração.

É natural – Nesse momento é natural que haja muitas informações desencontradas nos grupos e na mídia em geral, por algumas incertezas ainda existentes.

Quadro de apoio – Começa a se desenhar bem o quadro de apoio de setores da mídia em relação à disputa das eleições de outubro.

Sem alarde – O pré-candidato ao Senado, Jackson Barreto (MDB), tem viajado pelo interior sem dar alarde aos contatos. Questão de estratégia.

Sem confirmação – Também ainda não está confirmada a participação de Janier Mota na chapa majoritária da oposição, como vice de Eduardo Amorim.

A um passo – Persiste a informação de que o presidente regional do PDT, Fábio Henrique, esteja a um passo para uma composição com o PSB.

Abandono da orla – Atenta, a senadora Maria do Carmo Alves (DEM) lamentou o estado de abandono em que se encontra a Orla de Aracaju.

 

Leia também