Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

DEFESA SOCIAL INDICA MEDIDAS DE SEGURANÇA AO ESTACIONAR

6

De acordo com o 11º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, um carro é roubado a cada minuto no Brasil. Apenas em Sergipe, no ano de 2017, 1.753 carros foram furtados/roubados, segundo dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg).

Um dos locais com maior número de ocorrências de furto de veículos na capital tem sido o estacionamento do mercado Maria Virgínia Leite Franco no Centro comercial. São várias as modalidades de crime registradas na região, entre elas a utilização de bloqueadores de sinal. Com estes equipamentos, os bandidos inibem o acionamento das travas e do alarme dos automóveis, aproveitando para roubar o que está no interior do veículo. A Prefeitura de Aracaju através da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) tem reforçado o patrulhamento preventivo da Guarda Municipal na região, além do policiamento que e realizado pela Polícia Militar.

Porém, além do trabalho das forças de segurança pública, os condutores desempenham um papel essencial para a redução desses crimes contra o patrimônio. De acordo com o coordenador da Ronda dos Mercados (Rondam) da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), supervisor Jorge Barbosa, cuidado e atenção são essenciais para não se tornar mais uma vítima dos criminosos. “Ao acionar o alarme, sempre verifique se os vidros das janelas estão totalmente fechados e se as portas estão realmente trancadas, mesmo se o carro emitir som e luzes. Às vezes, por falta de atenção, o motorista sequer olha para o carro quando aciona o alarme, dando margem para os bandidos utilizarem bloqueadores e ter total acesso ao interior do veículo”, explica.

O supervisor destaca outras dicas importantes. “Evite deixar objetos de valor como tablets, smartphones ou bolsas no interior do veículo. Isso pode atrair a atenção dos criminosos”. Jorge alerta ainda sobre o perigo de entregar a chave do carro a pessoas desconhecidas, como flanelinhas, por exemplo. “Nunca entregue a chave do seu carro para pessoas desconhecidas, mesmo que por alguns minutos. Nunca se sabe qual a intenção delas. Estacione em local adequado e leve a chave com você”.

“Caso precise afastar-se do veículo, mesmo que por alguns instantes, tenha o cuidado de fechar os vidros e trancar o veículo, pois, alguns criminosos estão utilizando uma tática nova. Quando o condutor entra no veículo, são abordados por um desconhecido informando sobre algum dano no carro, geralmente um pneu furado ou um arranhão. Ao descer para constatar o fato, um terceiro elemento abre uma das portas e de forma sorrateira subtrai o que encontra de valor no carro. Essa modalidade criminosa tem sido constatada com certa frequência”, afirma.

O trabalho desenvolvido pela GMA na região vem surtindo resultados positivos, diversas vezes ao longo do dia as viaturas da Rondam circulam pela região inibindo a ação dos criminosos, suspeitos de cometerem esse tipo de crimes têm sido conduzidos às Delegacias e bloqueadores de alarme vem sendo apreendidos.

Denúncias

A GMA dispõe, além do contato direto com os guardas, de dois canais de comunicação para denúncias: o telefone 153 (ligação gratuita) e o contato por meio do aplicativo WhatsApp Messenger, através do número 98166-7790.

Fonte e foto ascom GMA

Leia também