Aracaju, 28 de março de 2024

Aviso aos navegantes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Quem estiver pensando em burlar a lei na campanha eleitoral é bom ir tirando o cavalinho da chuva, pois a Justiça promete jogar duro contra os infratores. O Judiciário tem alertado que não será cúmplice dos transgressores da legislação. É preciso ficar atento, por exemplo, às punições previstas para quem divulgar fake News. Em caso de comprovação de que houve propagação de notícias falsas, o candidato eleito pode até perder o mandato. Os partidos também devem respeitar as novas regras sobre financiamento das campanhas, pois a Justiça vai atuar com o mais absoluto rigor na análise da prestação de contas. Decididamente, não vale a pena correr o risco de se submeter às punições previstas para os infratores das regras. Portanto, o político que estiver pensando em fazer falcatruas, é bom ficar sabendo que pode dar com os burros n´água. Quem avisa, amigo é!

Troca de nomes

A avenida que liga o Distrito Industrial de Aracaju aos bairros da zona sul e à orla da capital não se chama mais Heráclito Rollemberg. Ontem, o prefeito Edvaldo Nogueira PCdoB) sancionou o projeto rebatizando aquela via de José Carlos Silva. Sogro do comunista, o empresário da construção civil homenageado faleceu em 2015. Segundo o autor da proposta, vereador Nitinho Vitale (PSD), a mudança visou cumprir a legislação, que proíbe colocar nomes de pessoas vivas em empreendimentos públicos. Então, tá!

Velha política

E o pré-candidato a governador Valadares Filho (PSB) não se cansa de fustigar os governistas. Segundo ele, “o governo Belivaldo/Jackson ainda usa as práticas da velha política, mentindo para a população e deixando claro que não tem vocação para cuidar de gente”. Vavazinho afirma que Belivaldo “deveria se preocupar em fechar as contas e apagar as luzes deste governo, que já acabou”. Misericórdia!

Receitando defunto

O governo de Sergipe já tem pronto o estudo sobre a viabilidade da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), em Laranjeiras. O calhamaço será encaminhado à bancada federal, encarregada de pressionará este governo temerário na tentativa de impedir o fechamento da unidade fabril. Só falta combinar com a Petrobras, que já decidiu lacrar a fábrica ainda este ano. Marminino!

Minoria reage

A pré-candidatura de Eliane Aquino (PT) à vice-governadoria não é uma unanimidade entre os petistas. Disposto a concorrer ao governo de Sergipe, o professor “Dudu” (PT) defende a realização de um plebiscito interno para decidir se o partido apoia a reeleição do governador Belivaldo Chagas (PSD) ou se lança candidatura própria. Quer apostar uma mariola como, mais uma vez, a cúpula do PT vai deixar o professor “Dudu” falando quase sozinho? Santa Virgem!

Maioria feminina

Quase todos os pré-candidatos ao governo de Sergipe preferem uma mulher como parceira de chapa. Belivaldo Chagas (PSD) já definiu Eliane Aquino (PT) como candidata a vice, enquanto Eduardo Amorim (PSDB) tenta atrair para sua chapa Janier Mota (PR), vice-prefeira de Itabaianinha. Um dos motivos para esta preferência é o perfil dos eleitores. Segundo a Justiça Eleitoral, as mulheres representam 52,81% do eleitorado sergipano. Elas são 832.878. Os homens são 47,19% ou 744.182 votantes.

Quase definido

O PPS reúne o seu diretório estadual sábado próximo, quando definirá com quem fará aliança para as eleições deste ano outubro. O partido, que no início do ano nutria simpatia pela pré-candidatura a governador de Valadares Filho (PSB), hoje pretende apoiar o tucano Eduardo Amorim. A convenção do PPS está marcada para o próximo dia 2. Esta informação é do blog Primeira Mão.

Som alto

As pessoas que costumam promover eventos em residências com uso de som, devem ficar atentas à legislação. Segundo a Prefeitura de Aracaju, para evitar problemas é preciso ter uma Autorização Ambiental e respeitar o limite de emissão de sons. De 7h às 22h, o limite permitido é de 60 decibéis. De 22h às 7h, o som não pode ultrapassar os 50 decibéis. Do contrário, o equipamento pode ser apreendido pela Polícia Ambiental. Aff, Maria!

Sentiu o golpe

Enquanto a situação aplaudiu a escolha de Eliane Aquino (PT) como candidata a vice na chapa do governador Belivaldo Chagas (PSD), a oposição não esconde ter sentido o golpe. Segundo o senador Antônio Carlos Valadares (PSB), na procissão de Senhora Sant’Ana, hoje em Simão Dias, haverá “um desfile exibicionista, organizado por um candidato a governador para apresentar sua companheira de chapa”. Crendeuspai!

Sem respeito

Até os políticos concordam que entre eles tem muita gente imprestável. De acordo com o deputado estadual Gilmar Carvalho (PSC), a classe política perdeu o respeito por si mesma. “Antes, o pessoal brigava para ser vice. Hoje, ninguém quer ter o nome ligado a escândalos”, atesta. Para o parlamentar cristão, muito por conta disso, a eleição deste ano será atípica. É vero!

Recorte de jornal

Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 20 de dezembro de 1908.

Resumo dos Jornais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também