Aracaju, 6 de maio de 2024
Search

EDVALDO FALA DE CHAPINHA

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), disse ontem que não pretendia se envolver em discussão sobre a formação de chapinhas e chapões, na disputa proporcional para a Assembleia Legislativa e Câmara Federal. Mas acha que se deve respeita interesses de cada partido e evitar “passar o rolo compressor em alguns deles”.

Edvaldo defende a tese de que os partidos que disputam mandatos majoritários, como o de governador e Senado, devem formar um chapão, admitindo que os nanicos não têm nenhuma condição de eleger qualquer representante, caso não seja criada a chapinha e aceita por todos. Acha que os partidos pequenos só vão para o cadafalso e só servem para alicerçar os grandes.

Para consolidar a defesa, Edvaldo Nogueira lembrou que em 2016, quando foi candidato a prefeito de Aracaju, o seu partido [PCdoB] participou de um chapão para disputar a Câmara Municipal, sem que houvesse qualquer problema, exatamente em razão de ter o majoritário.

Lembrou ainda que nas eleições de 2014, quando Jackson Barreto (MDB) disputou a reeleição para o Governo, também foram formadas chapinhas e chapões, tudo dentro da tese de que os partidos que tentam o majoritário teriam maior condição de eleger parlamentares.

Demonstrando que a sua legenda seguirá o caminho que realmente seja melhor para os pequenos, Edvaldo Nogueira sugere que não se faça dessa polêmica um motivo capaz de enfraquecer a chapa majoritária, em uma eleição que demonstra ausência de absoluto favoritismo. Aconselha que se demonstre tranquilidade e que se aja de “cabeça fria”, a fim de fixar a unidade na base de apoio a Belivaldo Chagas e a Eliane Aquino.

NÃO VAI USAR NOME DE DÉDA

Eliane Aquino (PT) rejeita o sobrenome “Deda”, principalmente a partir de agora, para não vincular à política: “O Déda eu carrego no coração”, disse.

– Eu sou Eliane Aquino, como sempre fui tratada.

O “DEDA” SERÁ PRESERVADO

Sábado passado, diante dos boatos de que ela já havia aceitado ser a vice, postaram uma foto de Eliane Aquino ao lado do governador Belivaldo Chagas.

Abaixo a legenda: “Belivaldo e Eliane Déda”. Ela não gostou.

PRIMEIRA APARIÇÃO PÚBLICA

Hoje à noite, em Simão Dias, será a primeira vez que Belivaldo e Eliane vão aparecer como pré-candidatos a governador e a vice.

Será na procissão de Nossa Senhora Sant’Ana, padroeira da cidade.

Belivaldo já disse que “Senhora Sant’Ana vai abençoá-los”.

PESQUISA MAIS RECENTE

Pesquisa para consumo interno, feita na semana passada pelo bloco ligado a Belivaldo Chagas, continua mostrando um cenário de empate técnico.

Valadares Filho 17%, Eduardo Amorim 15% e Belivaldo Chagas 14%.

PPS MANDA RECADO FORTE

O presidente regional do PPS, Clóvis Silveira, manda, através do grupo Universo, um “aviso aos navegantes: o PPS tem uma direção democrática, porém firme”.

Mira os pré-candidatos a estadual do PPS que votam em Federal de outros partidos.

VALADARES CONVERSA MUITO

O pré-candidato ao Governo pelo PSB, Valadares Filho, confirma que está conversando “animadamente com Fábio Henrique (PDT) e deve haver composição”.

– Mas tudo depende da decisão da direção nacional, disse.

FÁBIO SERÁ O FEDERAL

A composição com o PSD – segundo fonte da legenda – consolidará a candidatura de Fábio Henrique a deputado federal, com a mulher Silvia Fontes podendo ser a vice.

Sobre à vice não há confirmação, mas a deputada tem a melhor possibilidade.

CONVENÇÃO DIA 03 DE AGOSTO

O PSB vai realizar a sua convenção dia 03 de agosto e espera fechar toda composição nos dois primeiros dias do mês. Ainda há muito que resolver.

A antecipação é porque dia 05 o PSB realiza sua convenção nacional.

LIMINAR SOBRE FICHA SUJA

– Acho que uma das coisas que deveria mudar na legislação é essa possibilidade de liminar conceder que um ficha suja possa participar das eleições.
Sugere o pré-candidato ao Senado, Henri Clay, durante entrevista em Estância.

SOBRE JANIER SER A VICE

Na segunda-feira, Rogério Monteiro, assessor da vice-prefeita Janier Mota (PR), disse em entrevista que “Janier não aceitou disputar a vice de Eduardo Amorim”.

A vice-prefeita seria candidata a deputada estadual.

NOITE DE MUITA CONVERSA

Ontem teria sido noite de muita conversa do grupo com Janier Mota. Até 21:30 horas ela não havia decidido participar da chapa majoritária como vice.

Um seu aliado disse que Janier não estava mais tão resistente.

JAIRO TAMBÉM NÃO SABIA

O deputado Jairo de Glória (PRB) também disse, por volta das 21h10, que não estava sabendo da reunião com Janier em Itabaianinha.

Em seguida recebeu informação que a conversa seria longa.

FECHAMENTO DA COLUNA

Até o fechamento da coluna, às 23:30 horas, não havia informação concreta sobre a decisão da vice-prefeita Janier Mota de disputar a vice.

O jornalista Cláudio Nunes publicou no twitter que ela teria aceitado.

ZEZINHO TORCE PELA VICE

Segundo ainda uma fonte ligada à Janier Mota, o deputado Zezinho Guimarães (MDB) era quem mais torcia para a vice-prefeita disputar a vice.

Zezinho tem base eleitoral em Itabaianinha e pode dividi-la com Janier.

UM DETALHE SOBRE MULHER

A vontade da maioria dos candidatos ao Governo de ter uma mulher ao seu lado como vice, é também porque a chapa terá 30% a mais dos recursos oficiais de campanha.

Assim como pela importância de ter uma mulher na chapa.

REDE VAI ELEGER GEORGEO

Georgeo Passos (Rede) é o candidato à reeleição que tem mais chance de vitória, como avalia um dos membros do PV que pediu off.

– O PV tinha razão quando deixou a composição, disse.

AINDA A QUESTÃO DA CHAPINHA

Base aliada ao Governo está dividida em relação à formação de chapinha para deputado estadual. Podemos, MDB e PCdoB não se entendem sobre isso.

O governador Belivaldo Chagas terá que acalmar os ânimos.

CHAPINHA OU CHAPÃO ESQUENTA

A questão da chapinha e do chapão esquenta na base aliada do Governo. Pode haver uma reação forte dos pré-candidatos a deputado estadual.

Zezinho Guimarães é o mais resistente à chapinha.

PCDOB ESTÁ FIRME NA CHAPINHA

O PCdoB não abre mão da formação de uma chapinha. Também o Podemos de Zezinho Sobral. Até as convenções isso deve estar resolvido.

O prefeito Edvaldo Nogueira entra na discussão.

Notas

Lindbergh e Garotinho – Anthony Garotinho (PRP) novamente pré-candidato ao governo do Rio, declarou ao Globo: “Fechei com o PPL, PROS, Patriotas e o PRB. O senador Lindbergh (Farias) me ligou hoje (ontem) e disse que o diretório do PT do Rio prefere lançar Marcia Tiburi.” No diretório nacional, há controvérsias.

0x0

Podemos e Rede no Rio – Miro Teixeira, em O Globo, confirmou a aliança entre Rede e Podemos no Rio, com Romário disputando o governo e provavelmente ele próprio, como candidato ao Senado. A negociação no Rio não prevê que Miro vá a eventos de campanha de Álvaro Dias nem que Marina e Romário dividam o palanque.

0x0

Moro se diz transparente – Segundo o Uol, o juiz federal Sergio Moro afirmou ontem que sempre foi transparente. “Podem me acusar de muita coisa, mas sempre agi com transparência”, disse ele em sua primeira manifestação pública desde o embate no TRF-4 sobre o pedido de deputados petistas para libertar Lula (PT).

0x0

Sem consenso sobre vice – Marcos Pereira, presidente do PRB, disse à Folha que não há consenso entre os partidos do Centrão sobre quem assumiria a vice de Geraldo Alckmin caso Josué Alencar não aceite. Pereira conversou com o tucano, em Brasília, e disse ter esperanças de que o empresário ainda dê uma resposta positiva.

0x0

Dodge pede julgamento – A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que julgue recurso contra o ex-deputado federal Anthony Garotinho antes da eleição deste ano. Antony Garotinho é pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro pelo PRP.

0x0

Voto de cabresto existe – Levantamento feito pelo Estadão com base em relatórios da PF, obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação, mostrou que alguns Estados do Norte e Nordeste lideram, proporcionalmente, o ranking de crimes eleitorais cometidos entre 2006 e 2016, década que compreende as seis últimas eleições realizadas no País.

Conversando

Apesar dos fatos – Muita especulação tanto nas redes sociais, quanto nos portais e demais veículos de comunicação, apesar de fatos já registrados e ocorridos.

Oposição anuncia – Amanhã a oposição anuncia oficialmente os seus candidatos, inclusive a toda a chapa majoritária, sem problemas.

Redes sociais – A discussão do ‘achismo’ é grande nas redes sociais. Cada um emite opinião de acordo com suas conveniências e paixões políticas.

Blocos nas redes – As redes sociais não conquistam eleitores para algum candidato facilmente. Tem entre elas os blocos dos ‘elogios’ e dos escrachos.

Melhor chance – Os pré-candidatos do PT a deputado federal soltaram fogos com a candidatura de Eliane Aquino à vice-governadora. Agora disputam com melhor chance.

Ainda depende – O ex-prefeito Fábio Henrique (PDT) insiste que a composição que fará em Sergipe ainda depende de uma posição da direção nacional do PDT.

Disputa federal – Entretanto, a sua conversa com o PSB está bem aprofundada, mais ainda indefinida. Ele disputará vaga na Câmara Federal.

Trabalho intenso – Cúpula dos partidos vem trabalhando intensamente na organização das convenções, cujo prazo termina dia 06 de agosto.

Trabalho discreto – Como sempre acontece, o deputado Adelson Barreto (PR) trabalha discretamente sua reeleição. Sempre foi um dos mais votados nos pleitos que disputou.

Leia também