26/07/18 - 05:57:19

KITTY COBRA SEGUNDA ETAPA DO CADASTRO DE CARROCEIROS

A vereadora Kitty Lima (Rede) esteve reunida com o diretor-presidente da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT), Aristóteles Fernandes, nesta quarta-feira, 25, para tratar sobre a instalação de redutores de velocidade nas proximidades do Parque dos Cajueiros e cobrar a realização da segunda etapa do cadastro dos carroceiros e emplacamento das carroças que atuam na capital sergipana.

Considerado um dos cartões postais de Aracaju, o Parque dos Cajueiros é o destino escolhido por diversas famílias que buscam por uma ampla área de lazer e por praticantes de esportes ao ar livre. O local conserva ainda uma grande extensão de área verde, e por conta disso, se tornou também abrigo de uma colônia de felinos devido à facilidade deles em encontrar comida e esconderijo contra predadores.

Porém, a proximidade do parque a uma das avenidas mais movimentadas da capital, a Beira Mar, tem preocupado Kitty, que tem recebido denúncias da população sobre o grande número de gatos atropelados na região.

“Recebo inúmeros relatos de atropelamentos de gatos que ocorrem naquela área, e isso mostra que precisamos pensar em uma forma de reduzir esses acidentes a fim de preservar a vida tanto desses animais, quanto das pessoas que transitam por lá. Minha ida à SMTT foi para cobrar a instalação de redutores de velocidade na avenida, uma vez que já protocolei uma indicação na Câmara Municipal de Aracaju solicitando à SMTT a instalação de um quebra-molas com o intuito de obrigar os motoristas que não respeitam o limite da via a reduzir a velocidade dos seus veículos nas proximidades do Parque dos Cajueiros”, explicou Kitty.

Sobre o pedido, Aristóteles se comprometeu em conversar com o diretor-presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto, para avaliar as melhores opções de intervenção que podem ser feitas no local.

“Precisamos preservar a vida desses animais e de muitas crianças que circulam por aquela região, já que é comum a presença delas por lá. Não podemos esperar que aconteça uma tragédia maior para que a prefeitura tome uma postura, prevenir é sempre melhor do que remediar”, reforçou Kitty.

Durante o encontro a parlamentar cobrou ainda explicações da SMTT sobre o motivo do cronograma do cadastro dos carroceiros e emplacamento das carroças não estar sendo colocado em prática. O processo foi retomado em maio deste ano após oito anos suspenso, e só tornou-se realidade devido a insistência da vereadora que denunciou o descumprimento da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) à lei municipal nº 3.502/2007, que determina que ela promova o cadastro dos carroceiros, emplacamento e fiscalização às carroças no município.

“Sobre isso Aristóteles disse que vai ter uma reunião com todos os órgãos envolvidos nessa atividade, os mesmos que eu já vinha alinhando desde o início da cobrança para a retomada desse processo, assim como o fim gradativo das carroças, no ano passado, que é a Emsurb, Sema [Secretaria Municipal do Meio Ambiente] e Semasc [Secretaria Municipal da Assistência Social]. Na próxima semana ele nos dará um retorno para informar quando e onde irá acontecer a segunda etapa desse cadastro, e da mesma forma como ocorreu na primeira etapa, estarei acompanhando de perto cada detalhe desse processo”, garantiu Kitty.

Foto Linhares produções

Por Felipe Maceió